Dicas

Gato pode comer mamão?

Publicado em 13 de abril de 2021

Tempo de leitura: 4min

O mamão é um alimento saboroso, saudável e repleto de nutrientes. Por esses motivos, é muito recomendado por médicos e nutricionistas! Mas será que a fruta também faz bem para os pets? Gato pode comer mamão

gato filhote olhando para cima

Apesar de essa fruta ser muito nutritiva, é importante lembrar que o organismo dos peludos é muito diferente. Conhecer os petiscos seguros para os bichanos é uma forma de proteger seu filho de quatro patas! Por isso, continue lendo e aprenda aqui se gato pode comer mamão! 

Respeitando os hábitos dos bichanos

Antes de responder se pode dar mamão para gato, é importante conhecer melhor os hábitos dos felinos. De acordo com especialistas, a melhor forma de oferecer saúde e bem-estar para nossos amigos é respeitando sua natureza. 

Dessa forma, poderemos atender às suas necessidades de forma mais eficiente. Conforme lembra a Dra. Luiza da Silva, médica-veterinária da Petz, os gatos são exclusivamente carnívoros. 

Na natureza, se alimentam de pequenas presas que caçam utilizando suas incríveis habilidades de predador! Por isso, a dieta dos gatos deve incluir sempre muita proteína e gordura. Estes são os nutrientes mais importantes para o organismo dos felinos. 

A melhor dieta para pets

Adaptar os hábitos dos bichanos para o ambiente doméstico pode ser um desafio. Afinal, como os gatos são exclusivamente carnívoros, como criar um cardápio adequado? 

A Dra. Luiza explica que a resposta para essa pergunta é bem simples: a melhor dieta para os pets é a ração. Como é elaborado por especialistas, esse produto passa por um rígido controle de segurança, que garante a saúde do seu peludo. 

gato branco com heterocromia olhando para cima

“A ração atende todas as exigências nutricionais dos gatos”, comenta a veterinária. Além disso, é um alimento de armazenamento fácil e com uma durabilidade longa, trazendo muita praticidade para os tutores! Por isso, tenha sempre um bom estoque de ração em sua casa! Assim, seu amigo estará bem-nutrido, mais saudável e contente! 

Gato pode comer mamão? 

Sabendo que os bichanos são exclusivamente carnívoros, oferecer frutas para os bigodudos parece um pouco estranho, não é mesmo? Será que gatos podem comer mamão? Se seu amigo gosta de uma fruta como petisco, saiba que o mamão está permitido! 

A Dra. Luiza explica que apesar das necessidades nutricionais dos felinos, os vegetais são, sim, bem-vindos. “As fibras encontradas nos legumes e frutas auxiliam no processo de digestão e trânsito intestinal”, comenta. Sendo assim, gato pode comer fruta se ela não for prejudicial para o seu organismo.

Nesse caso, verifique as frutas que gatos podem comer e saiba que os vegetais e outros alimentos permitidos são apenas petiscos. Lembre-se também que a base da alimentação do pet deve ser sempre a ração. O excesso de frutas pode causar mal-estar intestinal e diarreia. 

Como servir mamão para gatos

Como vimos, os gatos são pets carnívoros. Por isso, as frutas não fazem parte de sua dieta natural. Entretanto, alguns alimentos estão permitidos, contanto que sejam seguidas algumas recomendações. 

Se seu peludo gosta de um petisco diferente, siga as instruções abaixo. Assim, seu gato come fruta da maneira mais segura possível! 

  • Remova a casca: a casca do mamão não é agradável, pode causar engasgos e indigestões. Como os bichanos não conseguem descascar frutas, esse trabalho cabe aos tutores; 
  • Remova as sementes: as sementes do mamão podem causar diarreia. Para evitar problemas, remova todas as bolinhas; 
  • Corte em cubos pequenos: o formato de “cuia” do mamão não ajuda em nada os bichanos. Para que a refeição seja mais confortável, corte a fruta em pedacinhos; 
  • Controle a quantidade: essa é a recomendação mais importante! Apesar de o mamão não conter componentes tóxicos para os pets, as frutas não devem ser consumidas em excesso. Uma porção de cerca de um oitavo de um mamão pequeno é mais que suficiente para agradar seu peludo. 

Como tutores, é nosso dever preservar a saúde de nossos amigos de quatro patas. Seguindo as recomendações acima, seu pet poderá se alimentar de forma mais segura! 

Petiscos mais saudáveis

Apesar de ser verdade que gato pode comer mamão, este não é o petisco mais indicado para os bichanos. Além de possuir poucos nutrientes que os felinos possam aproveitar, quando consumidas em excesso, as frutas podem causar desconfortos intestinais

mamão cortado

Para evitar problemas, o melhor é buscar um petisco próprio para pets. Desenvolvidos por especialistas, esses produtos contêm tudo que os peludos precisam e ainda agradam o paladar dos bichanos. 

Gato pode comer mamão, mas há frutas que prejudicam a saúde dos amigos de quatro patas. Quer saber quais? Confira o blog da Petz e saiba tudo sobre a alimentação dos bichanos!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog