Gatos Nutrição

Gato pode comer manga? Saiba aqui!

Publicado em 10 de abril de 2021

Tempo de leitura: 5min

De acordo com algumas correntes budistas, a manga é um símbolo de paz e felicidade. Pensando bem, é fácil entender os motivos: suculenta e muito saborosa, a manga sempre traz muita alegria. Mas será que o alimento está liberado para os bichanos? Gato pode comer manga?

gato preto e branco

Médicos e nutricionistas afirmam que essa fruta é repleta de nutrientes e, por isso, é recomendada em diferentes dietas. Entretanto, alguns alimentos comuns para nós, humanos, podem causar intoxicação em nossos amigos de quatro patas. Quer saber mais sobre a alimentação dos bichanos? Continue lendo e aprenda se gato pode comer manga! 

A alimentação dos felinos

A melhor forma de pensar no cardápio dos peludos é conhecendo seus hábitos e necessidades. É o que explica a Dra. Luiza da Silva, médica-veterinária da Petz. De acordo com a especialista, os gatos são carnívoros. Na natureza, sobrevivem da caça de pequenos animais. 

Isso explica porque os bigodudos são tão ágeis e silenciosos. Mesmo fofinhos, nossos amigos são grandes predadores. Por isso, a dieta dos felinos deve conter sempre muita proteína e gordura. Esses são os nutrientes mais importantes para o bom funcionamento do seu organismo. 

Criando um cardápio balanceado

Respeitar os hábitos e necessidades dos pets é a melhor forma de fornecer saúde e bem-estar para nossos amigos. Entretanto, os tutores de bichanos têm um grande desafio: adaptar a dieta de um pet carnívoro para o ambiente doméstico. 

A Dra. Luiza, porém, explica que essa é uma tarefa muito simples, basta oferecer uma ração de qualidade para o felino. “A ração atende a todas as exigências nutricionais dos gatos”, comenta a veterinária. 

Como é elaborada por especialistas, ela contém todos os nutrientes que os pets precisam na medida certa. Por isso, antes de se perguntar se gato pode comer manga, dê uma conferida no estoque de ração do seu amigo! 

Afinal, gato pode comer manga?

Mesmo sabendo que a ração deve ser a base da alimentação dos peludos, alguns petiscos ocasionais são sempre bem-vindos. Além de saborosos, eles podem ser uma ótima forma de agradar seu bichano. 

Entretanto, é importante conhecer os alimentos permitidos. Será que gatos podem comer manga? Se você está pensando em variar no cardápio do seu filho de quatro patas, saiba que esse alimento está liberado.

Apesar de não ser o alimento mais recomendado, essa fruta não contém elementos tóxicos para os felinos. Porém, antes de oferecer manga para o gato, é necessário seguir alguns cuidados com o preparo.

Como preparar manga para gato

Quando preparamos alimentos para nossos amigos de quatro patas, é necessário cuidado. Apesar de as mangas estarem entre as frutas que os gatos podem comer, isso não significa que o alimento deve ser oferecido levianamente. Para servir o petisco com mais segurança, siga as recomendações abaixo. 

Remova a casca

A casca da manga é grossa e amarga. Além disso, a parte externa pode conter agrotóxicos e outras substâncias prejudiciais para a saúde do seu pet. Portanto, o ideal é sempre retirá-la. 

Retire o caroço

Além de indigesto, o caroço pode causar engasgos. Por isso, deve ser removido por completo. Assim, o gato pode comer a fruta sem precisar passar por nenhum problema. 

gato deitado

Corte em pedaços pequenos

O formato da manga pode ser um pouco desconfortável para os bichanos. Portanto, você pode dar manga para o gato em pedaços de até 2 centímetros. E assim o bichano se alimenta com mais facilidade.

Controle a quantidade

Apesar da manga não ser tóxica, ela não é o alimento mais seguro para os gatos. Por conter muita frutose, seu consumo em excesso pode trazer complicações para a saúde do pet. 

A Dra. Luiza explica que um pedaço de aproximadamente 10 centímetros é uma porção adequada para um gato adulto, contanto que seja oferecido, no máximo, uma vez por semana. 

Seguindo as recomendações acima, seu gato pode comer manga de forma segura. Entretanto, vale lembrar que esses animaizinhos são carnívoros. Sendo assim, o aconselhável é variar a dieta com petiscos que sejam mais apropriados para os hábitos dos bichanos.

Petiscos saudáveis

Como os gatos são pets carnívoros, as frutas e legumes não estão entre os alimentos mais recomendados. “De fato, as fibras encontradas nos vegetais auxiliam no trânsito intestinal”, comenta a Dra. Luiza. Entretanto, não há muitos nutrientes que podem ser aproveitados pelos bichanos. 

Pensando nisso, veterinários e especialistas desenvolveram petiscos específicos para os peludos. Estes produtos, que são facilmente encontrados na Petz, contém vitaminas e minerais que são importantes para o organismo dos felinos.

mangas

Então, sim, seu gato pode comer manga. Porém, agora você já sabe que existe uma grande variedade de petiscos ainda mais apropriados para os bichanos. Aqui no Pet-Shop online da Petz você encontra muitos deles, além de todos os artigos que você precisa para os cuidados com o peludo! 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog