Gatos

Gato pode comer melão? Saiba se a fruta está permitida

Publicado em 11 de abril de 2021

Tempo de leitura: 4min

O melão é uma fruta refrescante e saborosa, que vai muito bem em sucos, sobremesas ou mesmo como um lanchinho! Mas será que os pets também podem aproveitar essa delícia? Gato pode comer melão

gato de cabeça para baixo

Apesar de geralmente as frutas serem consideradas alimentos saudáveis, devemos lembrar que o organismo dos peludos é bem diferente. Alguns itens comuns em nossas dietas podem ser tóxicos para os bichanos! 

Se você deseja saber mais sobre a alimentação do seu filho de quatro patas, continue lendo. Aprenda aqui se gatos podem comer melão

Entendendo a nutrição dos bichanos

Todo tutor deseja oferecer saúde e bem-estar para seu filho de quatro patas. E conhecer sobre os hábitos e necessidades do seu pet é a melhor forma de atingir bons resultados! A Dra. Luiza da Silva, médica-veterinária da Petz, explica que os gatos são carnívoros, exclusivamente. 

Na natureza, os felinos sobrevivem da caça de pequenas presas. Por isso, a dieta dos bichanos deve conter altas doses de proteína e gordura. Esses são os nutrientes mais importantes para o bom funcionamento de seu organismo! 

Criando uma dieta saudável 

Quando elaboramos a rotina e o cardápio dos pets, precisamos pensar em como adaptar os hábitos dos peludos para o ambiente doméstico. E conforme explica a Dra. Luiza, essa não é uma tarefa difícil no quesito alimentação. 

Graças aos avanços da ciência e medicina veterinária, hoje é possível adaptar a dieta dos bichanos sem grandes dificuldades: basta oferecer uma boa ração. “Ela atende todas as exigências nutricionais dos gatos”, comenta a veterinária. 

gato recebendo carinho

Além disso, a ração possui armazenamento fácil e uma grande durabilidade, o que oferece mais praticidade para o tutor e segurança para o pet. Por isso, antes de se perguntar se gato pode comer melão, tenha a certeza de que o estoque de ração do seu bichano está bem carregado! 

Gato pode comer melão?

Mesmo sabendo que a ração deve ser a base da alimentação dos pets, muitos tutores desejam variar o cardápio de seus amigos. Os petiscos são muito bem-vindos, desde que sejam ocasionais. Mas será que gato pode comer fruta

Se você está se perguntando se gato pode comer melão, saiba que sim, a fruta está permitida! A Dra. Luiza explica que apesar de não ser o alimento mais indicado, o melão não tem substâncias tóxicas para os bigodudos. 

“As fibras que eles encontram nos vegetais e nas plantas auxiliam no processo de digestão e trânsito intestinal”, comenta. Porém, para que seu pet possa se alimentar com frutas para gatos, como o melão, é importante seguir algumas recomendações. 

Como servir melão para gato 

Apesar de ser verdade que gato pode comer melão, isso não significa que a fruta está completamente liberada! Como os gatos são carnívoros, as frutas não estão naturalmente presentes em sua dieta. 

Assim, precisamos tomar alguns cuidados ao servir vegetais como petisco. Abaixo, separamos as recomendações para quem deseja oferecer melão para gatos:

  • Remova a casca: a casca do melão é indigesta e pode causar engasgos. Por isso, a fruta deve ser servida sem casca; 
  • Remova as sementes: assim como a casca, as sementes podem causar problemas para os peludos. O melhor é remover todas antes de oferecer a fruta para seu amigo; 
  • Corte em pedaços pequenos: o formato natural do melão pode ser um tanto desajeitado para os bichanos se alimentarem. Para ajudar seu pet, o ideal é cortar a fruta em pequenos cubos de, no mínimo, dois centímetros; 
  • Controle a quantidade: essa é a recomendação mais importante! Apesar do melão não ser tóxico, ele não é um alimento natural da dieta dos felinos. Quando consumido em excesso, pode causar desconfortos intestinais. Por isso, sirva porções pequenas. Meia fatia de melão, servida uma vez por semana, deve ser o suficiente para um gato. 

Seguindo as recomendações acima, pode dar fruta para gato de forma mais segura! Lembre-se, porém, que é na ração que os bichanos encontram os nutrientes necessários para uma boa saúde! 

Petiscos mais saudáveis

Se você deseja variar na dieta do seu peludo, os petiscos são uma ótima opção! Além de serem uma boa forma de agradar seu peludo, eles também atuam como reforço positivo, ajudando em processos de adestramento. E conforme lembra a Dra. Luiza, os melhores petiscos para os pets são aqueles produzidos por especialistas! 

melão cortado

Desenvolvidos especificamente para os peludos, esses produtos contêm todos os nutrientes que eles precisam! Além disso, passam por um rígido controle de qualidade, o que garante a segurança do seu amigo.

Gostou de saber que gato pode comer melão? Veja outros alimentos que fazem bem para a saúde dos bichanos aqui, no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog