Gato pode comer uva? Conheça os perigos desse alimento!

Postado por PETZ, em Atualizado em Apr 6, 2021

Gatos
Gato pode comer uva? Conheça os perigos desse alimento!
Tempo de leitura: 3 minutos

Alguns bichanos gostam de diversificar o cardápio. E, apesar de algumas frutas e legumes serem seguras para os peludos, devemos ficar de olho nos alimentos proibidos. Será que gato pode comer uva? 

gato preto

Seja em natura, na forma de suco ou mesmo em sobremesas, esta fruta costuma ser saudável e muito recomendada por nutricionistas! Mas, será que o mesmo vale para os pets? Se você deseja saber mais sobre a alimentação do seu amigo, continue lendo. Aprenda aqui se gatos podem comer uva

Uva para gato faz mal?

Geralmente, os felinos são bem seletivos em sua alimentação. Entretanto, alguns bigodudos gostam de abocanhar um petisco diferente de vez em quando. E, realmente algumas frutas e vegetais costumam ser alimentos seguros para pets. 

Mas, se você está se perguntando se gato pode comer uva, fique atento! Este é um alimento extremamente perigoso para  os peludos. A Dra. Valéria Correa, médica-veterinária da Petz, explica que a ciência ainda não compreendeu por completo qual a substância da uva que faz tão mal para os pets. 

Porém, veterinários reforçam que a ingestão deste alimento pode levar a sérias consequências médicas. Por isso, se você está se perguntando se gato pode comer uva, saiba que a resposta é não! Este é um alimento perigoso para os bichanos.

Os perigos da uva

Para os fãs de frutas e vegetais, a uva é sempre uma ótima pedida! Há uma grande variedade de opções, todas saborosas e saudáveis. Porém, esta pequena fruta representa um grande perigo para os peludos. A Dra. Valéria destaca que a ingestão de uva, tanto frescas como passas, pode causar os seguintes sintomas:

  • Diarreias; 
  • Vômitos;
  • Anorexia; 
  • Dor abdominal; 
  • Fraqueza; 
  • Desidratação; 
  • Letargia; 
  • Tremores;
  • Insuficiência renal.

gato laranja

O bichano pode apresentar os sintomas acima de forma separada ou em conjunto. De qualquer forma, este é um quadro muito perigoso. Em alguns casos, a ingestão de uvas pode levar até mesmo à morte do pet. 

Uva sempre faz mal?

De maneira geral, podemos dizer que quanto mais toxinas o pet ingere, mais perigosa é a situação. E, como a uva é uma fruta bem pequena, muitos tutores acreditam que não há perigo em oferecer apenas uma porção da fruta. 

Porém, a Dra. Valéria ressalta que não existe porção segura de uva para pets. Mesmo a ingestão de uma única uva pode causar prejuízos à saúde do bichano. Por isso, nem pense em dar uva para gatos! Há diversas outras opções de alimentos seguros e saudáveis para seu amigo.

Meu gato comeu uva. E agora?

Mesmo sabendo que a uva é um dos alimentos proibidos para gatos, acidentes podem acontecer. Caso isso ocorra, graças a seu grande nível de toxidade, o veterinário deverá ser contatado o mais rapidamente o possível. 

Mesmo que seu bichano não apresente sintomas, é importante que o especialista faça os exames necessários e inicie um tratamento eficaz. Conforme explica a Dra. Valéria, o médico pode induzir o vômito do pet e realizar uma lavagem gástrica, para remover todas as toxinas do corpo do peludo.

Em alguns casos, pode ser necessária a administração de medicamentos. A uva representa um grande risco para a saúde dos bichanos! Por isso, a ajuda deve ser rápida e eficiente!

Petiscos seguros

Como vimos, gato não pode comer uva em hipótese nenhuma! Entretanto, se você está pesquisando formas de variar o cardápio, saiba quais frutas gatos podem comer

A Dra. Luiza da Silva explica que, como os felinos são exclusivamente carnívoros, a base de sua alimentação deve ser sempre a ração. “Ela atende a todas as exigências nutricionais dos gatos”, comenta. Porém, alguns vegetais podem ser oferecidos como um agrado ou para celebrar uma ocasião especial. 

“As fibras encontradas nos vegetais auxiliam no processo de digestão”, complementa a especialista. Se você está se perguntando se gato pode comer fruta, fique de olho na lista abaixo! 

  • Maçã;
  • Banana;
  • Cenoura;
  • Melão;
  • Melancia.

Os alimentos acima estão permitidos, desde que sejam oferecidos sem casca, sem tempero e sempre muito bem higienizados. A Dra. Luiza comenta ainda que, como os bichanos são carnívoros, as frutas para gatos devem ser petiscos ocasionais. 

cacho de uva

Uma porção pequena, uma vez por semana deve ser o suficiente para satisfazer seu bichano. Mas, se você estiver buscando petiscos certificados, procure a Petz mais próxima! Gostou de descobrir se gato pode comer uva? Em nosso blog, confira centenas de artigos que promovem a saúde e bem-estar do seu amigão!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *