Nutrição de peixes: a dieta certa para pets aquáticos

Postado por PETZ, em Atualizado em Jun 12, 2017

Aquário
Nutrição de peixes: a dieta certa para pets aquáticos
Tempo de leitura: 3 minutos

Assim como acontece com qualquer outro ser vivo, uma boa alimentação é o principal ingrediente para manter o seu peixe saudável e feliz, e manter a nutrição de peixes em dia é essencial para a saúde dos pets que vivem na água.

Seja você tutor de um único peixe ou de um aquário cheio das mais diversas espécies, entender um pouco sobre a nutrição de peixes poderá garantir peixinhos mais brilhantes, coloridos e interessantes de serem assistidos – além de saudáveis, é claro, aumentando consideravelmente a sua longevidade.

Nutrição de peixes 

Dicas para a alimentação dos peixes

A nutrição de peixes ideal possui como princípios básicos a quantidade certa (nem muito, nem pouco), a qualidade dos alimentos e a periodicidade com a qual o peixe será alimentado. Veja algumas dicas valiosas para uma manter seus peixes sempre saudáveis:

Horário das refeições

Mesmo que seja melhor para a sua rotina alimentar seu peixe apenas durante a manhã ou à noite, os peixes são melhor acostumados a se alimentar de pequenas porções no decorrer de todo o dia. Se possível, evite alimentá-lo apenas uma vez ao dia com uma grande quantidade e separe a porção em duas ou três refeições menores – já que, na natureza, eles se alimentam durante o dia todo.

Regra dos dois minutos

Quanto colocar de comida dentro do aquário? Como uma orientação geral, alimente o seu aquário com a quantidade de comida que for consumida entre um ou dois minutos. Para determinar esta quantidade, derrube uma pequena porção da comida de peixe no aquário e comece a contagem; ao final de dois minutos, veja se tudo foi consumido ou se ainda há restos, e retire do aquário o que estiver sobrando.

Nutrição de peixes – Importante!

Caso estiver alimentando um aquário com várias espécies, não se esqueça de observar se os peixes que vivem mais ao fundo do aquário também puderam comer os grãos que chegaram a eles. Na dúvida, pergunte aos profissionais com quem você adquiriu seu aquário e seus peixes! Eles certamente poderão te orientar precisamente sobre isso.

Nutrição e alimentação certa para peixes

Atenção com a quantidade e não deixe sobras no aquário

Peixes podem comer demais e, sim, ficarem obesos, o que causa sérios problemas de saúde e pode reduzir bastante sua longevidade. Algumas espécies são especialmente suscetíveis ao sobrepeso. Tanto para evitar que seu peixe coma demais quanto para que o aquário não fique excessivamente sujo ao entupir o filtro, remova a quantidade de comida para peixes que não foi consumida.

Organize a agenda de alimentação dos peixes

Caso mais de uma pessoa da casa seja responsável pela alimentação do aquário, procurem organizar e anotar quem deu ou dará comida em cada horário, evitando que a alimentação aconteça duas vezes ou nenhuma vez e proporcionando a melhor nutrição de peixes que for possível.

Conte com alimentadores automáticos

Para períodos de viagem ou férias, a opção de alimentadores automáticos para peixes pode ser bastante interessante. Alguns alimentadores funcionam a bateria e liberam comida no aquário de acordo com a frequência que for programada por você, enquanto outros funcionam em cápsulas que se dissolvem a cada determinado intervalo de tempo.

Se atente às diferentes preferências de cada espécie

Especialmente para aquários que abriguem mais de uma espécie, pergunte a um profissional sobre como alimentar um peixe para que a nutrição ideal seja oferecida para todos. Certifique-se de adquirir apenas alimentos de qualidade e varie entre marcas também, garantindo uma alimentação mais rica e completa aos seus peixes.

Para conversar com profissionais de confiança e adquirir os melhores produtos para peixes no mercado, encontre a loja Petz mais próxima a você e nos faça uma visita!

 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *