como o gato se comunica felino
Qual o tutor que nunca se questionou sobre o que seu bichano está pensando ao se expressar por meio de algum som ou movimento? Agora, você pode entender melhor como o gato se comunica!
Para tentar desvendar esse mistério, cientistas fizeram um estudo que foi publicado pela New York Magazine, na sessão Science of Us. Acompanhe as informações e saiba o que seu gatinho está querendo dizer.
A primeira análise de comunicação dos gatos se concentrou no ronronar dos felinos. O estudo revela que o significado desse conhecido som quer dizer que o animal deseja continuar na companhia do tutor.
A crença de que um pet que ronrona está feliz é real. No entanto, o ruído também pode ter outros significados, indicando que o gatinho está machucado ou doente, por exemplo.
Portanto, ao ronronar, um gato pode dar a entender que está feliz ou que precisa de ajuda para se curar. Em qualquer um dos casos, ele deseja que você continue por perto!
O chiado dos gatos também foi analisado no estudo sobre como os gatos se comunicam, e revela que esse som específico é um péssimo sinal para quem ficar por perto.
Segundo a pesquisa, quando o felino chia alto, tenta avisar que algo o incomoda ou que está prestes a atacar. Afinal, ele não gosta de confrontos e prefere evitar o contato físico.
Por isso, se um felino te olhar e emitir um belo chiado, afaste-se, pare de fazer o que está fazendo e abra caminho para que ele também possa se afastar ou fugir.
Apesar de ser o som mais conhecido, o hábito de miar revelou as informações mais interessantes do estudo. Prova que, quando um tutor diz que é o único que conhece o significado do miado do gato que tem em casa, ele provavelmente está certo!
De acordo com a análise, os felinos raramente usam miados para se comunicar com outros da mesma espécie. O miar dos gatos serve como forma de comunicação com os seres humanos.
Dessa forma, o pet cria diferentes tipos de miado para indicar que está com fome, tédio ou até pedir ajuda. Até mesmo a sonoridade do barulho muda, com variações de acordo com os hábitos do tutor. Não é o máximo?
Os movimentos também são utilizados pelos gatos como forma de comunicação. Foi observado o ato de balançar rapidamente o rabo de um lado para o outro, além do hábito de se esfregar nas pernas das pessoas.
Segundo a pesquisa, o abano frenético da cauda indica que ele não se sente seguro e teme alguma ameaça. Por isso, fica em modo de ataque.
No caso dos gatos que se esfregam nas pernas de alguém, a ação indica que o pet sentiu falta da pessoa. Esse comportamento também é comum entre os felinos selvagens quando retornam ao habitat depois da caça.
Assista ao divertido vídeo desenvolvido pela Science of Us (em inglês) e fique por dentro do universo dos gatos!
Curtiu saber mais sobre como os gatos se comunicam com seu tutor? O blog da Petz tem os melhores conteúdos sobre a vida dos felinos. Aproveite e deixe nos comentários os barulhinhos e movimentos preferidos do bichano que tem em casa!
Ao ver a prescrição de um medicamento para o pet, vários responsáveis ficam ansiosos. Afinal,…
Entender qual a melhor ração para cachorro costuma ser um desafio para muitos responsáveis. Afinal,…
Quando um gato para de urinar ou demonstra dificuldade para realizar as necessidades fisiológicas é…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quem tem filhotes de pets em casa costuma ter…
O ato de limpar a pata de cachorro é fundamental para impedir que a sujeira…
Não é novidade que muitos felinos não gostam de tomar banho com água, o que…