Bem-Estar

Obesidade canina: como identificar se seu pet está acima do peso

Os cachorros sabem nos conquistar. Com seu jeito divertido e sua famosa carinha de pidão, fica difícil resistir quando nosso filho de quatro patas pede nossa comida, e é normal ceder um petisco ou um pouco mais de ração em um momento de fraqueza — mesmo sabendo da existência da obesidade canina.

Porém, quando o assunto é saúde, é necessário muita atenção! Apesar de todo mundo achar cachorros gordinhos muito fofos, a obesidade canina é um problema sério que pode trazer diversas complicações para seu pet.

Por isso, saiba como identificar a obesidade canina, quais seus principais sinais e algumas dicas para garantir uma rotina saudável a seu amigo.

Como diagnosticar a obesidade canina?

Notar se seu cachorro está obeso é uma tarefa mais difícil do que parece. Segundo a Dra. Camila Canno Garcia, médica-veterinária da Petz, o parâmetro mais utilizado para diagnosticar a obesidade canina é o chamado ECC: Escore de Condição Corporal. “É um método onde se avaliam características corporais, baseando-se na inspeção e palpação da camada de gordura corporal, empregando escalas numéricas de 1 a 9”. Para isso, é necessário tocar o pet e perceber alguns fatores.  

  • 1 a 3 – o cachorro está magro. Apresenta os ossos da costela e dos quadris bem aparentes. Além disso, o reentrância abdominal, aquele espaço entre o peito e as patas traseiras, está bem notável.
  • 4  a 6 – peso adequado.  As costelas não estão aparentes ou aparecem muito pouco, mas é bem fácil percebê-las ao tocar o cachorro. A reentrância abdominal não é tão grande.
  • 7 a 10 – cachorro obeso. As costelas não só não aparecem, como são difíceis de sentir com o toque. Não há reentrância abdominal.

Lendo assim parece fácil, não é? Mas, visto que as raças apresentam características muito diferentes, somente um profissional pode diagnosticar se seu cão sofre de obesidade canina.

Sinais que seu pet está acima do peso

Mas, se somente os veterinários podem diagnosticar a obesidade canina, como o tutor pode  notar se o cachorro está acima do peso? Segundo a Dra. Camila, há alguns sinais que a saúde de seu pet precisa de atenção.

  • Cansaço fácil ao tentar andar ou correr;
  • Dificuldade para se levantar e se locomover;
  • Dificuldade respiratória,
  • Sedentarismo.

Se o cachorro apresentar os sintomas acima, é a hora de levá-lo a um veterinário. Mesmo que os sinais de obesidade canina não sejam evidentes, é necessário cuidar da saúde de seu amigo.

Problemas da obesidade

A obesidade canina pode trazer muitos problemas para a saúde do cachorro. De acordo com a Dra. Camila, um cão acima do peso pode apresentar “problemas articulares e locomotores, aumento do triglicérides e colesterol no sangue, além de dificuldade respiratória”.

Cachorros são pets muito ativos e brincalhões por natureza, por isso o sedentarismo também pode trazer consequências psicológicas: “A obesidade pode resultar na redução da qualidade e na expectativa de vida do pet”, completa a especialista.

Obesidade canina: como tratar e prevenir

Para evitar a obesidade canina, não há segredo. Uma alimentação equilibrada acompanhada de exercícios rotineiros para cachorro obeso devem ser o suficientes para manter o pet no peso ideal. Mas, se seu amigo foi diagnosticado com obesidade canina, é hora de tomar algumas atitudes.

Para isso, um acompanhamento com veterinário é fundamental para estabelecer uma rotina adequada e saudável.

Segundo a Dra. Camilla, geralmente, o tratamento consiste em  “uma dieta adequada e exercícios físicos leves, sendo que em alguns casos é recomendada a fisioterapia também”.

Além do tratamento especializado, alguns brinquedos são desenvolvidos especialmente para cachorros com problemas de peso. É o caso dos comedouros funcionais, que propõem uma alimentação mais lenta e divertida!

A Petz conta com rações equilibradas além de diversos brinquedos para deixar a rotina de seu pet ainda mais saudável e divertida! Procure a unidade mais próxima e venha nos fazer uma visita!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Rãs venenosas: fique longe delas

Os anuros são animais pertencentes à ordem dos anfíbios. Os representantes principais são os sapos…

11 horas ago

Ferret: guia completo de cuidados com esse pet curioso

Do corpo magro ao pelo sedoso e personalidade curiosa, o ferret é um pet irresistível.…

3 dias ago

Vacina de coronavirose: o que é a doença e como proteger seu cachorro

Você sabia que existe uma coronavirose canina? Apesar do nome, a doença é bem diferente…

4 dias ago

Calopsita: guia completo de cuidados com esse pet carismático

O topete é inconfundível. O jeito brincalhão também. Por isso, a calopsita é uma das…

1 semana ago

Conheça os tipos de carrapatos que podem afetar seu animal de estimação

São muitos os tipos de carrapatos que podem atingir os animais. Ainda que algumas pessoas…

2 semanas ago

Animais da Amazônia: você sabe quais são?

A Amazônia é reconhecida globalmente como a floresta com a maior biodiversidade do planeta. Portanto,…

2 semanas ago