Asfalto quente: como proteger as patas do seu cão na hora do passeio?
Publicado em 31 de janeiro de 2026Tempo de leitura: 4min
O verão é o convite ideal para sair e viver do lado de fora. Quando falamos de cachorros, que demandam passeios diários, isso é ainda mais importante. Porém, esses dias trazem um desafio específico: as patas no asfalto quente.
No calor, o chão atinge temperaturas muito mais altas, podendo causar dor, queimaduras, lesões nos coxins… Mas não esquenta, a Petz resolve. Por aqui, fazemos de tudo para tornar o seu verão o mais simples possível. E com cuidados rápidos, é possível manter o passeio seguro, mesmo no calor. Confira como, a seguir.
Por que o asfalto quente é perigoso para os cães?
As patas dos cachorros possuem coxins (popularmente chamados de “almofadinhas”), que ajudam na proteção e na locomoção. Porém, elas são sensíveis ao calor extremo.
Superfícies duras e escuras aquecem mais rápido. Por isso, em dias de sol forte, o asfalto pode ultrapassar facilmente os 50 °C. Essa temperatura é suficiente para causar queimaduras nas patas, mesmo em segundos de contato.
Além da dor imediata, essas lesões podem ter queimaduras, infeccionar e dificultar a locomoção do animal, afetando diretamente seu bem-estar.
Qual é o melhor horário para passear com o cachorro?
Evitar os horários mais quentes do dia, entre 10h e 17h, é uma das principais formas de proteger as patas do seu cão. O ideal é optar por passeios no início da manhã ou no fim da tarde, quando o sol está mais baixo e o chão tende a estar mais fresco.
Outra dica prática é fazer o “teste da mão”: encoste a palma da mão no asfalto por cerca de 5 segundos. Se estiver quente demais para você, também estará para o seu pet.
Como proteger as patas do seu cão durante o passeio?
Alguns cuidados ajudam a reduzir os riscos do contato com o asfalto quente. Prefira caminhos com sombra, grama, areia ou terra sempre que possível. Afinal, o asfalto acumula mais calor, potencializando os riscos de queimaduras.
Além disso, manter os coxins hidratados com produtos específicos para cães evita o ressecamento e o surgimento de rachaduras, que aumentam a chance de ferimentos. Para isso, consulte o veterinário para saber o hidratante para cachorro mais indicado.
Uma opção é o Creme Hidratante Fresh Care. Indicado para cachorros, o produto auxilia na hidratação e na maciez dos coxins, diminuindo as rachaduras, o ressecamento e a sensação áspera na pele. Além disso, contém Vitamina E, potencializando a saúde da pele.
Em alguns casos específicos, sapatos próprios para pets podem ser utilizados como proteção extra. No entanto, é importante garantir que o cachorro esteja adaptado e confortável, para que o acessório não cause estresse ou altere sua forma de andar.

Sinais de que as patas do cachorro podem estar machucadas
Ficar atento ao comportamento do pet após o passeio é fundamental. Alguns dos principais sinais de alerta são:
- cachorro mancando;
- relutância em caminhar;
- lambedura excessiva das patas;
- coceira repentina na região;
- pata quente ao toque;
- sensibilidade nos coxins.
Esses sintomas podem indicar que algo não vai bem. Ao perceber qualquer um desses comportamentos, interrompa o passeio e leve-o a uma consulta com o médico-veterinário.
O que fazer em casos de queimaduras nas patas do cachorro?
Como dito, a consulta com o veterinário é o primeiro passo. Apenas o profissional poderá avaliar a gravidade do caso e propor um tratamento adequado. É possível que sejam indicadas pomadas e medicações para diminuir o incômodo.
Até ter a avaliação profissional, o responsável deve lavar a região com água fria corrente, suspender as caminhadas e evitar expor a pata do cachorro ao solo da rua.
Cuidados após passeio
É importante identificar as queimaduras o mais rápido possível, a fim de evitar infecções ou problemas maiores. Por isso, faça inspeções na pata do cachorro com frequência, principalmente após os passeios.
Observe se os coxins estão saudáveis, sem rachaduras ou vermelhidão. Também é um bom momento para avaliar se corpos estranhos entraram em contato com a pata. Cacos de vidros e pedras são algumas ameaças que podem machucar o animal.
Com atenção aos horários, escolha do trajeto adequado e cuidados preventivos, é possível manter o passeio prazeroso, mesmo nos dias quentes. Proteger as patas do seu cão é um gesto simples que faz toda a diferença para a saúde e a qualidade de vida do pet.
Nossos pets merecem viver o verão com a gente, com toda segurança. Organizar produtos e rotina de cuidado nessa época pode ser estressante, mas não esquenta, a Petz resolve. Aqui você encontra tudo que seu cachorro precisa, de hidratante a guias refrescantes para passeios no calor. Aproveite.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Deixe um comentário