Curiosidades

Pets atores: 10 cachorros e gatos que roubaram a cena na TV e no cinema

Publicado em 09 de novembro de 2025

Tempo de leitura: 4min

Cachorro sentado numa cadeira para ator de cinema.

Alguns pets “atores” conquistaram o público com talento e atuações que marcaram gerações. Seja em produções clássicas ou em sucessos mais recentes, esses cachorros e gatos se tornaram verdadeiros ícones da cultura pop, estrelando cenas inesquecíveis ao lado de grandes nomes do cinema e da TV.

A seguir, relembre os papéis mais famosos e descubra curiosidades sobre os animais que deram vida a esses personagens amados.

1. Amendoim em “Caramelo”

O longa original da Netflix é uma homenagem ao vira-lata caramelo. No enredo, um chef de cozinha é diagnosticado com uma doença terminal e redescobre a alegria de viver ao lado de seu novo cachorro. Amendoim foi responsável por interpretar Caramelo na maior parte do filme, com cenas de corrida e brincadeiras muito bem coordenadas.

2. Messi em “Anatomia de uma Queda”

O filme “Anatomia de uma Queda” foi um dos grandes destaques do Oscar, mas quem realmente conquistou o público foi Messi — o Border Collie do elenco. No longa, ele interpreta Snoop, o cachorro de uma família envolvida em uma misteriosa morte. Em uma das cenas, o animal precisa permanecer imóvel, o que fez muitos acreditarem se tratar de um robô. No entanto, era apenas uma demonstração do talento de Messi.

3. Ozzy e Suri em “Ainda Estou Aqui”

A dupla de cães da raça Jack Russell Terrier fizeram sucesso em “Ainda Estou Aqui”, dando vida ao pet Pimpão. Os “atores” até ganharam o prêmio Fido Awards, considerado o Oscar dos cachorros. No enredo, o cão é descoberto andando sozinho na praia e acaba sendo resgatado pela família de Rubens Paiva.

4. Crackerjack em “Harry Potter”

Na saga de Harry Potter, Hermione é frequentemente acompanhada pelo seu gato, Bichento. Nos filmes, o animal é interpretado por Crackerjack, um felino persa treinado para atuar. Para intensificar a aparência peluda, o gato era escovado de maneira específica pelos treinadores, a fim de destacar seus fios “rebeldes”.

Gato ao lado de claquete de cinema.

5. Indy em “Bom Menino”

“Bom Menino” inovou no gênero de terror, contando a história sob a perspectiva de um cachorro, chamado Indy. O animal realmente tem esse nome e pertence ao diretor e à produtora do longa, que são casados na vida real. Ben Leonberg e Kari Fischer repararam no potencial do pet em atuar e resolveram testar o cão, que é da raça Retriever da Nova Escócia, no papel.

6. Uggie em “O Artista”

Uggie é o nome real do cachorro que interpretou Queenie em “O Artista”. Da raça Jack Russell Terrier, ele é um grande amigo do protagonista e chamou muito atenção com o papel. O pet levou o prêmio Palm Dog, em Cannes, além de ganhar uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood.

7. Clyde em “Marley & Eu”

“Marley & Eu” é um clássico filme para amantes de cachorro. Nas gravações, vários Labradores fizeram o papel do protagonista, tanto para dividir a carga horária de trabalho quanto para mostrar o animal em diferentes fases. Entretanto, Clyde foi um dos que mais chamou atenção no set, pelo comportamento espontâneo, exatamente como o de Marley.

8. Rin tin tin em “As Aventuras de Rin tin tin”

Em “As Aventuras de Rin Tin Tin”, um Pastor-Alemão divide a cena com o menino Rusty em diversas aventuras. A série, sucesso nos anos 1950, marcou gerações de crianças que sonhavam em ter um cachorro. O primeiro cão da produção recebeu o nome Rin Tin Tin em homenagem ao personagem original, e, ao longo dos anos, outros pastores-alemães assumiram o papel.

9. Stimpy em “Abracadabra”

No filme de terror infantil “Abracadabra”, Tchackery Binx é um gato preto falante. Na verdade, trata-se de um jovem que foi amaldiçoado, forçado a viver no corpo do animal. O personagem marcou os fãs do longa, sendo interpretado por diferentes gatos, como Stimpy e Felix. Cada um dos animais foi treinado para cenas específicas, facilitando as gravações.

10. Leo em remake de “Cemitério Maldito”

“Cemitério Maldito” é um clássico do terror, que ganhou remake em 2019. No novo filme, também inspirado na história de Stephen King, o gato Church é interpretado por Leo. No enredo, ele é enterrado no cemitério e retorna à vida. Porém, o felino, da raça Maine Coon, não pode aproveitar a fama na vida real, já que faleceu um pouco antes da estreia.

Para ficar por dentro de mais curiosidades do mundo pet, seja em filmes ou nos cuidados do dia a dia, é só acompanhar o blog da Petz. Temos artigos todos os dias para te ajudar na rotina com cães, gatos e animais de diferentes espécies.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog