Alimentação dos peixes: descubra 5 mitos e verdades sobre esse tema

Postado por PETZ, em Atualizado em Jul 8, 2019

Aquário
Alimentação dos peixes: descubra 5 mitos e verdades sobre esse tema
Tempo de leitura: 3 minutos

Além de manter os parâmetros da água, uma das principais preocupações dos aquaristas é a alimentação dos peixes. Quando adequada, ela garante a nutrição completa, deixando os peixes mais bonitos e fortalecendo sua resposta imunológica.

Por outro lado, são principalmente os erros relacionados à quantidade de ração para peixes as grandes causas da morte de peixinhos no aquário.

Veja a seguir alguns mitos e verdades sobre o tema. Desse forma, você nunca mais errar na alimentação dos peixes!

Alimentação dos peixes: eles são comilões?

Esse é um dos mitos mais difundidos sobre a alimentação dos peixes! Muitos acreditam que dosar a quantidade de alimentos para peixes é importante. Isso porque, segundo eles esses pets aquáticos comeriam sem parar, podendo até morrer.

Na verdade, quando colocamos mais comida do que o necessário, os peixes NÃO comem os alimentos. Em vez disso, os restos da ração se acumulam no fundo do aquário.

E permanecem por lá até serem decompostos e transformados em amônia. Aliás, é essa substância que torna a água tóxica e coloca em risco a criação de peixes.

A quantidade ideal de comida é a consumida em até 3 minutos

Verdade! Embora as instruções de especialistas possam te ajudar a determinar a quantidade de ração para peixes ornamentais, um dos truques mais certeiros é apostar na regra dos 3 minutos.

Funciona assim: com um relógio à mão, coloque uma quantidade de comida no aquário, espere 3 minutos e veja o que acontece!

Caso os peixes tenham comido tudo, é sinal de que você está no caminho certo! Já se sobrou comida, procure regular a quantidade da próxima vez para o alimento não acumular no fundo. Também vale a pena limpar o substrato.

Peixes cascudo se alimentam de restos de comida

Este é outro mito muito prejudicial para a alimentação saudável e saúde dos peixes. De fato, os peixes cascudo têm o hábito de se alimentar no fundo do aquário. Mas atenção: isso não significa que eles devam comer restos!

Para manter a nutrição deles, a recomendação é oferecer rações específicas para as necessidades da espécie. No caso dos cascudos, isso significa dar rações que afundam.

Aliás, a dica vale para todas as espécies. Portanto, na hora de comprar a melhor ração para peixes, fique atento à indicação na embalagem. Isso porque enquanto algumas se alimentam na superfície, outras comem no meio ou no fundo do aquário.

E é importante respeitar esse fator para que todos se alimentem de maneira adequada.

A dieta adequada varia de uma espécie para outra

Verdade! Existem peixes herbívoros, carnívoros, omnívoros, detritívoros e iliófagos (se alimentam do substrato). Para garantir a correta nutrição dos seus amigos nadadores, é importante ter essa informação ao adquirir os alimentos.

Atualmente, o mercado conta com rações específicas para atender às necessidades de cada um, e deve servir como base para uma boa alimentação.

Ainda, é possível complementar a dieta dos peixes com os chamados alimentos vivos, como vermes, larvas de inseto, pequenos crustáceos, entre outros.

Contudo, lembre-se de que essas rações devem ser adquiridas somente em lojas especializadas. Assim você garante que seu bichinho tenha a melhor ração para peixes ornamentais.

Isso porque, alimentos coletados diretamente da natureza têm grandes chances de contaminar o seu aquário com parasitas.

É importante criar uma rotina para a alimentação dos peixes

Verdade! Ter disciplina é uma das qualidades mais importantes de quem deseja ter um aquário de saudável. No que diz respeito à alimentação, na natureza, os peixes se alimentam de forma esporádica. Ao longo do dia todo. Isso conforme a disponibilidade de alimento.

Já em casa, o ideal é fracionar a comida em 2 ou 3 porções ao dia, de preferência nos mesmos horários. Assim, você consegue criar uma rotina, evitando esquecimentos ou a superalimentação dos peixes.

Agora que você já sabe tudo sobre peixes, aposte nos alimentos extrusados específicos para garantir a alimentação dos peixes!

Na Petz, você encontra diversas opções para todas as espécies. Explore nossa loja on-line ou visite a unidade mais próxima a você!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *