Aquário Nutrição

Conheça a forma correta de como criar peixe em aquário

Publicado em 30 de março de 2020

Tempo de leitura: 4min

Criar um aquário não é difícil. Muitos aquaristas optam pelo cuidado de peixes por fazerem parte da decoração da casa com suas cores vibrantes. Além disso, os pets proporcionam um ambiente sereno. Mas, afinal, como criar peixe em aquário da maneira correta?

peixes

A vantagem de criar peixes de aquário é a praticidade. Os pets comem menos do que outros animais, sujam menos e não preocupam seu tutor na hora de viajar. Veja agora a forma correta de cuidar de peixes!

A escolha do aquário

O primeiro passo é escolher que tipo de aquário você pretende ter: de água doce ou salgada. Os cuidados dos dois são muito diferentes e é necessário se atentar muito a isso.

Aquário de água doce

O aquário de água doce é a opção mais prática. Pode ser utilizado em qualquer tamanho e pode se encher com água de torneira. Porém, é preciso trocar a água com frequência. Além disso, ele atinge o equilíbrio de temperatura rapidamente e a decoração é barata.

Outro ponto importante é a escolha do filtro. Os filtros externos retêm a sujeira da água, sendo extremamente necessário estarem ligados 24 horas por dia. É importante limpá-los quinzenalmente e a troca de refil deve ser feita todo o mês.

Aquário de água salgada

O aquário de água salgada necessita de um cuidado maior. Sendo assim, ele precisa ser espaçoso, sendo o tamanho ideal para iniciantes de 60 cm x 35 cm. Aquários menores que isso dão mais trabalho.

É necessário existir um sistema de resfriamento, filtragem especial e circulação. Por isso, seus filtros são mais caros e de diferentes materiais. Sua decoração deve ter corais e rochas marinhas para adaptar os peixes ao ambiente natural.

peixe

Cuidados básicos dos dois tipos

Os cuidados básicos do ambiente aquático são iguais para o aquário de peixes de água salgada e água doce. Assim, as observações mais importantes são:

  • Limpe o fundo do aquário uma vez por semana para remover detritos que ali se acumulam;
  • A temperatura da água, doce ou salgada, deve estar entre 26º e 28ºC;
  • A troca dos filtros deve ser feita trimestralmente, e sua limpeza precisa ser realizada a cada quinze dias;
  • Confira sempre os parâmetros da água. O ph ideal é de 7,0;
  • Atente-se a luz do aquário. A iluminação incorreta prejudica as plantas do aquário, os peixes e bactérias necessárias para a alimentação,
  • É necessário higienizar o aquário para peixe com uma esponja. Enxágue com cuidado.

Alimentação dos peixes

Para proporcionar o bem-estar dos pets, temos que tomar alguns cuidados com peixe. Sendo assim, acostume seus amigos aquáticos com sinais na hora da comida. Dê batidinhas leves no aquário para que eles entendam sempre que aquele é o momento da refeição.

Além disso, atente-se a quantidade de comidinha. Ofereça de quatro a seis grãos de ração e espere os peixinhos se alimentarem de todos. Depois, jogue mais comidinha até a agitação dos pets diminuir.

Evite deixar o alimento sobrar ou se espalhar pelo aquário. Ela apodrece e diminui a qualidade da água, podendo causar doenças.

Escolha dos peixes

É importante lembrar que os peixes normalmente vivem em cardume. Sendo assim, ao comprar seu amiguinho nadador, adquira entre seis a oito peixes da mesma espécie. Busque começar com duas ou três espécies diferentes. Atente-se também aos tipos de peixes de aquário de água doce ou salgada.

Não se esqueça de que esses cuidados proporcionam na praticidade na hora da manutenção do seu aquário para peixes e ainda ajuda na preservação das espécies de peixinhos escolhidas.

peixe em aquario

Para saber mais sobre aquarismo ou tenha alguma dúvida sobre o como criar peixe em aquário, confira outros conteúdos do blog da Petz! Iremos te ajudar a proporcionar o bem-estar dos seus melhores amigos nadadores.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog