Aquário

Quer algumas ideias para decorar aquário? Confira!

Publicado em 23 de outubro de 2023

Tempo de leitura: 5min

Após escolher os peixinhos e providenciar os equipamentos necessários, chega a hora dos enfeites. Afinal, apesar de a beleza desses animais já chamar bastante atenção, a decoração faz toda a diferença. É o momento de usar a imaginação e pôr em prática as ideias para decorar aquário.

modelos de aquarios 2

Seja para quem está se arriscando pela primeira vez ou para quem já tem essa prática como um hobby, a etapa da montagem do aquário pode ser muito divertida! Existem tantos itens possíveis de serem colocados no aquário que facilmente gastamos horas escolhendo. Então, confira algumas sugestões de decoração de aquário.

Tipos de materiais

Antes de colocar em prática as ideias para decorar aquário e adquirir algum objeto decorativo, é importante verificar a composição do animal. Itens de baixa qualidade podem soltar tintas e outras substâncias, alterando o pH da água e prejudicando a saúde dos peixes.

Também é interessante evitar objetos pontiagudos que possam causar acidentes. De qualquer maneira, tanto os materiais naturais ou artificiais destinados a esse fim podem ser usados na decoração para aquário de água doce ou salgada.

Decoração de aquário com substrato

Quando o assunto é decoração de aquário, especialistas afirmam que o mais indicado é iniciar de baixo para cima. Ou seja, o primeiro passo é pensar no substrato!

O substrato é um item fundamental em qualquer aquário porque bactérias e outros microrganismos se desenvolvem ali, ajudando na limpeza. Sendo assim, já que é necessário colocar um substrato, por que não escolher um que vai incrementar a decoração?

Substrato de areia

Uma das ideias para decorar aquário de maneira mais rústica é colocar areia no fundo. Para não errar, é preciso conhecer a espécie de peixe e a granulometria ideal de areia. Alguns peixes gostam de nadar no fundo e acabam se machucando, já outros podem comer areia. De uma maneira geral, o resultado é incrível.

Substrato de pedras

O substrato mais usado e que dá mais ideias para decorar aquário são as pedrinhas. Elas podem ser encontradas de diversas cores e tamanhos, de acordo com o gosto de cada um! Para um aquário mais descontraído, é possível até misturar as cores, já as pedras em tons mais claros mimetizam a areia.

Decoração de aquário com plantas

Colocar planta natural como item decorativo no aquário é uma excelente ideia. Além do quesito decoração, as plantas naturais melhoram a qualidade da água. Por outro lado, elas também precisam de manutenção e podas frequentes. Se está disposto a esse pequeno trabalho, escolha uma espécie adaptada e mãos à obra!

Agora, se prefere mais praticidade, plantas artificiais também podem ser usadas. Hoje em dia, esses enfeites são muito realistas e se confundem com as plantas naturais, e ainda podem ser de diversas cores e tamanhos.

aquario sujo topo

Decoração de aquário com pedras

Não importa se você precisa decorar aquário pequeno ou grande, as pedras servem perfeitamente para ambos. Além de serem lindas, elas deixam o ambiente mais natural. O segredo é sempre estar de olho no material e se a pedra não vai alterar o pH da água.

Sendo assim, nada de colocar qualquer pedra que encontrar dentro do aquário. A decoração de aquário com pedras precisa ser feita com cuidado. Adquira o item em lojas especializadas, que garantem que o material não mudará o pH da água. Após isso, só escolher a cor, a quantidade e o tamanho.

Decoração de aquário com troncos

Uma das melhores ideias para decorar aquário é utilizar troncos. Assim como as pedras, podem ser adquiridos em lojas especializadas, mas também serem pegos na natureza.

A diferença é que o de lojas especializadas já vem tratado e oferece menor chance de contaminar a água, já o que é pego na natureza precisa ser fervido antes de ser colocado no aquário. Lembre-se de que algumas espécies de árvores não se dão bem em ambientes úmidos e podem apodrecer rapidamente, prejudicando os peixes.

Outros itens de decoração

Os enfeites clássicos de qualquer aquário são as pedras, plantas, troncos e substratos, porém, podemos ter ideias para decorar aquário mais criativas. É nessa hora que a criatividade toma conta!

Para dar um charme a mais no aquário, podem ser adicionados alguns objetos, como navios, barcos, mergulhadores, submarinos, vulcão, castelo, gruta, corais e até personagens de filmes e desenhos animados. Considere também colar um adesivo de fundo, que pode ser azul ou com imagem do fundo do mar ou rio.

Enfim, o que não falta são opções de enfeites para aquário. Confie no seu gosto e use sua criatividade, mas cuidado para não se apaixonar por todos tipos de decoração e criar um ambiente confuso.

Dicas para um boa decoração de aquário

Leve em consideração que o aquário é a casa do seu peixe e também um item decorativo da sua própria casa, então tudo deve estar em harmonia. Antes de adquirir os objetos de decoração escolha um tema de sua preferência, com elementos que combinem entre si.

Às vezes, menos é mais: claro, você quer deixar o aquário lindo! Mas isso não quer dizer sobrecarregado. Decoração em excesso pode prejudicar os peixes, que ficarão com pouco espaço para nadar.

tipos de pedra para aquario

Essas foram algumas ideias para decorar aquário. Aqui, no blog da Petz, você encontra todos esses itens e muitos outros para iniciar ou continuar o seu hobby. Acesse já!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog