Decoração de aquário: 5 passos para enfeitar seu espaço

Postado por PETZ, em Atualizado em Jul 26, 2019

Aquário
Decoração de aquário: 5 passos para enfeitar seu espaço
Tempo de leitura: 4 minutos

A decoração de aquário é um dos elementos mais divertidos deste hobby! Quem é apaixonado por peixes sabe que é possível passar horas escolhendo cuidadosamente os elementos e pensando em composições criativas!

Porém, o assunto é complicado, visto que nem tudo pode ser utilizado como enfeite. Isso porque, são ambientes delicados e a decoração para aquário precisa ser feita com cuidado.

Pensando nisso, a Petz elaborou um guia com cinco passos um aquário saudável! Continue lendo para aprender mais sobre o tema!

1. Decoração de aquário: comece de baixo para cima

Quando o assunto é decoração de aquário, especialistas afirmam que o mais indicado é iniciar de baixo para cima. Ou seja, o primeiro passo é pensar no substrato!

Este item importante é o “fundo do aquário”, e é essencial para um ambiente saudável. No substrato se desenvolvem bactérias e microrganismos que auxiliam na limpeza da água.

Se você estiver buscando por substrato, irá perceber que é possível encontrar diversos estilos, para todos os gostos! Mas lembre-se: por mais que ele seja um item fundamental na decoração de aquário para peixe, a escolha do substrato deve ser feita com cuidado para não interferir no bem-estar de seus pets.

Algumas rochas podem influenciar na composição química da água, desregulando todo o ambiente. Para não errar, a dica é escolher um elemento neutro, como o quartzo. Ele pode ser em diferentes tamanhos e cores e, neste caso, cabe ao aquarista aliar seu gosto pessoal às necessidades do peixe.

2. Escolhendo as plantas ideais para seu aquário

Uma boa decoração de aquário pode vir de muitas formas. Mas, as plantas sempre adicionam um charme ao espaço. Afinal, quem não se impressiona com aquele pedaço de fundo do mar em plena sala de estar?

Porém, ter um aquário plantado pode ser um grande desafio, já que essas plantas precisam de um cuidado delicado.

Se você não tem experiência em plantas aquáticas, a dica é buscar uma alternativa!

  • Troncos: eles dão aquele ar de realismo sem adicionar elementos não-naturais. Retorcidos e angulosos, deixam o ambiente mais exótico, completando qualquer composição.
  • Porém, cuidado ao escolher um tronco. Nem todos podem ser utilizados, visto que podem trazer bactérias para dentro do aquário. Escolha modelos destinados especificamente para o aquarismo para evitar problemas.
  • Plantas artificiais: esta é outra boa opção! As plantas artificiais para aquário possuem muitos pontos positivos: são coloridas, não perdem as folhas e não precisam de cuidado nenhum. Porém, assim como os troncos, somente as plantas destinadas ao aquarismo são consideradas seguras para os peixes.

3. Adicione as pedras certas ao aquário!

Pedras são outros ótimos itens para decoração de aquário. Mas devemos ter cuidado! Afinal, uma pedra comum pode estar contaminada com microrganismos prejudiciais para o ambiente. Além disso, assim como o substrato, elas podem alterar a química da água, afetando a saúde dos peixes.

Por isso, a dica é sempre buscar pedras destinadas a aquários. Assim é possível ter a certeza de utilizar um elemento neutro, que não irá estragar o ambiente perfeito que você está construindo!

As pedras decorativas são preparadas por especialistas, que realizam uma limpeza detalhada para que nenhum microrganismo indesejado invada seu aquário!

4. Decoração de aquário: elementos artificiais estão permitidos

Quando estamos decorando um aquário queremos nos aproximar o máximo possível do ambiente natural do peixe. Afinal, uma composição natural não somente é linda: ela também auxilia os peixes a se sentirem em casa!

Mas, se você se interessa por elementos artificiais, saiba que eles estão liberados na hora de montar seu aquário! Os itens decorativos são preparados especialmente para estarem embaixo d’água por muito tempo.

Como são elaborados com materiais e tintas que não irão prejudicar a harmonia do ambiente de seus peixes, basta escolher os enfeites de aquário mais bonitos e botar a mão na massa!

5. Utilize a criatividade para decorar seu aquário!

Agora que você já sabe o que pode e o que não pode na hora de escolher a decoração do aquário, é só utilizar a imaginação!

Pense que o aquário é a casa de seus peixes, e quem não gosta de viver em uma casa linda, não é mesmo? Por isso, para auxiliar na hora da criação, aqui vão algumas dicas:

  • Tente reproduzir o ambiente do peixe: esta é a principal dica dada por especialistas. Além de linda, esta decoração é benéfica para seus amigos aquáticos!
  • Às vezes, menos é mais: claro, você quer deixar o aquário lindo! Mas isso não quer dizer sobrecarregado. Decoração em excesso pode prejudicar os peixes, que ficarão com pouco espaço para nadar.
  • Siga um tema específico: outra coisa que vai deixar seu aquário ainda mais charmoso é ter um tema específico, com elementos que dialogam entre si! Fundo do mar é um dos mais populares entre os aquaristas.
  • Considere um adesivo de fundo: os adesivos de fundo, além de adicionarem mais cores e elementos, ainda deixam o espaço do aquário livre para os peixes nadarem!

Ao respeitar o espaço de seus peixes e investir em produtos de qualidade, você terá um aquário bonito e saudável, que encherá sua casa de alegria!

 

Precisa de produtos para aquários? Na Petz você encontra todo o necessário para seus peixes! Aproveite!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *