Aquário

Por que peixe Betta faz bolhas na superfície da água?

Publicado em 16 de maio de 2023

Tempo de leitura: 5min

Já imaginou se, de repente, aparecesse uma espuma flutuante no aquário do seu peixinho? Bem intrigante, né? Hoje, vamos explicar por que o peixe Betta faz bolhas e se isso é prejudicial para ele.

peixe betta nadando.

Para acalmar o tutor, já adiantamos que, apesar de estranho, esse comportamento é normal para a espécie. Quando atinge a maturidade sexual, o peixe Betta macho faz essas bolhas no intuito de criar os filhotes.

As bolhas funcionam como um ninho

As bolhas no aquário do peixe Betta formam um ninho. Os alevinos saem dos ovos e ficam por um tempo protegidos ali até começarem a nadar.

Quem cuida dos filhotes é o papai Betta

Os filhotes são criados e protegidos pelo macho, em vez da fêmea. Se ela ficar perto dos bebês, pode comê-los. Já o macho não faz mal a eles.

Reprodução do Betta splendens

A reprodução do peixe Betta é muito interessante e cheia de mistérios… a começar por essas bolhas estranhas que ele faz na água. À primeira vista, parece que o aquário está cheio de sabão! O ninho é criado mesmo na ausência da fêmea.

Apesar de curiosa, a reprodução do peixe Betta no aquário é bem simples. Vamos ensinar o passo a passo para criar bebezinhos Bettas saudáveis, desde a escolha do casal até os cuidados com os alevinos. Continue nos acompanhando.

A escolha do papai e da mamãe Betta

Compre um macho ativo e briguento. Isso pode parecer estranho, mas significa que ele está saudável. Ele também deve ser maior que a fêmea para que o abraço nupcial seja bem-sucedido.

A fêmea deve nadar bem, estar com a pele vistosa e brilhante, abdômen levemente arredondado, com listras escuras na vertical, principalmente no ventre, e pontinho branco, como um ovo bem pequenininho, no orifício anal. É o órgão ovopositor prontinho para realizar a postura dos ovos.

peixe betta amarelo.

Dieta antes do acasalamento

É muito importante que, antes do acasalamento, os peixinhos recebam uma dieta mais rica em proteína. Isso ajuda a fêmea a ter ovos mais férteis. Para o macho, será a fonte de energia para a cruza e o cuidado com os alevinos, uma vez que ele não come durante todo o processo até o nascimento dos alevinos.

Esse aumento calórico deve começar duas semanas antes do encontro do casal. Forneça petiscos vivos a cada três ou quatro horas, removendo o que ele não comer Pode parecer exagero, mas o tutor já vai entender que a reprodução dessa espécie é bem estressante.

Preparo do aquário para o acasalamento e a manutenção dos bebês

O aquário de reprodução precisa ter pelo menos a capacidade de 20 litros, um aquecedor com termostato adequado para a litragem do aquário, uma lâmpada de 15 a 20 w de potência e um aerador com regulagem para a saída de ar não turbilhonar a água.

Deixe o aquário em um lugar tranquilo, sem a incidência direta da luz do sol. A temperatura deve ser ajustada para 25ºC a 28ºC. Prenda o aquecedor na lateral para ele não destruir o ninho de bolhas. Coloque o macho no aquário e a fêmea fora dele, em outro aquário.

Produção das bolhas

Continuando as curiosidades por trás da pergunta “por que peixe Betta faz bolhas?”, saiba que elas são produzidas quando o  muco produzido pelo órgão faringeano entra em contato com o ar que o pet respira. É por isso que elas não estouram. Ele as deposita na superfície da água à espera dos ovos.

A explicação do por que peixe Betta faz bolhas não termina aqui! Cada uma dessas bolhas vai receber um ovinho fecundado e abrigar um futuro filhotinho de Betta, que será cuidadosamente zelado pelo macho.

Caso as bolhas se desmanchem um pouco durante o processo de acasalamento, não se preocupe porque peixe Betta faz bolhas o tempo todo até que o ninho fique perfeito.

Encontro do casal

Só coloque o casal junto depois que o macho fizer o ninho de bolhas. Antes disso, ele irá atacar a fêmea, pois o comportamento do peixe Betta é agressivo com outro da mesma espécie.

Juntos, eles se conhecem. Depois, a fêmea fica de barriga para cima e o macho a abraça, forçando a liberação dos ovos. O macho libera os gametas para a fecundação dos ovos, que vão para o fundo do aquário. Esse processo dura quase três horas. Cerca de 300 a 1.000 ovos são soltos pela fêmea.

Nesse momento, a fêmea fica parada, boiando. É a hora de retirá-la do aquário. Caso ela permaneça ali, o  macho pode se estressar e atacá-la.

Cuidados do papai

O macho pega cada ovinho do fundo do aquário e coloca em uma bolha. Se um escapar, ele pega e coloca de novo. Entre um e dois dias, eles irão eclodir. Os alevinos vão continuar pendurados na bolha por mais dois dias e, se caírem, o papai os recoloca no lugar.

Quando os alevinos começarem a nadar, retire o macho imediatamente. Lembre-se que ele está com muita fome e pode comer os filhotes, que se parecerão com comida para ele. Alimente os bebês inicialmente com água verde e, posteriormente, com artêmias.

peixe betta vermelho.

Desvendado o mistério, agora você já sabe a resposta para a pergunta “por que peixe Betta faz bolhas?”. Se quer ter bebezinhos Bettas em casa, visite uma das lojas da Petz e prepare o aquário. Nosso setor de aquarismo é completo. Venha conhecer!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog