Adoção

8 dicas de como resgatar animais abandonados

Publicado em 27 de abril de 2020

Tempo de leitura: 4min

Uma cena muito triste e, infelizmente, comum, é se deparar com animais abandonados nas ruas.De acordo com dados divulgados pela OMS (Organização Mundial de Saúde), existem mais de 30 milhões de cães e gatos deixados à própria sorte no Brasil.

cachorro cego de um olho sentado em tapete

Se você deseja resgatar cães e gatos abandonados nas ruas, confira a seguir oito dicas de como fazê-lo da maneira correta, mantendo a sua segurança e, também, a do pet. 

1. Aproxime-se com cuidado

Embora muitos pets abandonados sejam dóceis, eles ainda assim podem estranhar quando alguém decide segurá-los e colocá-los dentro do carro, por exemplo. Lembre-se que muitos deles já passaram por maus tratos e, por isso, não é de se estranhar que sejam um pouco ariscos.

Sendo assim, para fazer o resgate do animal, mantenha uma postura tranquila e tente atraí-lo para perto de você com a ajuda de algo apetitoso. Assim, você vai ganhando a confiança dele. Se perceber que ele já está mais à vontade, tente fazer carinho, mas fique sempre atento aos sinais que o pet dá para evitar mordidas ou arranhões.

2. Verifique se o animal realmente não tem dono

Uma característica muito comum entre alguns tutores de cães e gatos é que eles deixem seus pets livres durante o dia. Ou seja, esses animais vagam pelas ruas próximas à casa como se estivessem sozinhos.

Por isso, antes de levar o pet para sua casa, é importante certificar-se de que ele realmente não pertence a ninguém, ainda mais quando aparenta estar saudável. Já se ele tem dono, mas parece sofrer maus-tratos, denuncie.

3. Procure uma clínica veterinária

Ao fazer o resgate do animal, procure uma clínica veterinária de confiança. Na maior parte das vezes, animais abandonados estão repletos de pulgas, carrapatos e outros parasitas. Portanto, passar pela vermifugação e receber medicamentos antiparasitas é essencial. 

O veterinário poderá fazer uma análise clínica e solicitar alguns exames. Com a autorização do especialista, você também pode aproveitar para levar o pet para tomar banho, cortar as unhas e receber uma tosa.

4. Converse com o veterinário sobre castração

Uma posse responsável de animais envolve levá-los para fazer a castração. Independentemente da idade do pet que você resgatou, a castração ajuda a prevenir uma série de doenças graves, como até mesmo alguns tipos de câncer. Por isso, ainda que o veterinário não libere o pet para o procedimento naquele momento, é importante buscar informações e se programar.

5. Mantenha o pet relativamente isolado

Outro ponto importante que envolve a adoção responsável, especialmente nos primeiros dias e se tiver outros animais em casa, é manter o bichinho resgatado em um local isolado. Isso porque os exames solicitados pelo veterinário podem demorar um pouco para sair. Lembre-se que algumas doenças, como a felv felina, são contagiosas e bastante graves.

cachorro filhote deitado em banco

6. Garanta um lar aconchegante, mesmo que temporário

Nem todo mundo que recolhe animais abandonados tem a intenção de ficar para sempre com eles. E não tem problema, o mais importante é retirá-los de situações de risco e proporcionar os primeiros cuidados veterinários. Contudo, enquanto estiver com você, ele é sua responsabilidade.

Então, proporcione a ele um lar acolhedor, com caminha, água fresca e ração de qualidade. Faça passeios, ensine a usar o tapete higiênico e dê muito amor e carinho! Além de ser muito bom para o pet, tudo isso facilita o processo de adoção, à medida em que ele se torna mais comportado e sociável.

7. Não tenha vergonha de pedir ajuda

Mesmo que temporários, os custos com veterinário, medicações, exames, caminha, ração e demais acessórios necessários para o conforto do pet são consideráveis, e nem sempre as pessoas possuem esse valor de última hora. Por isso, não tenha vergonha de pedir ajuda a amigos e familiares. 

A doação não precisa ser em valor. Uma caminha sobrando ou alguns brinquedos são de grande ajuda. Para quem está passando por dificuldades financeiras, é possível procurar em seu município a disponibilidade de alguns serviços gratuitos, como castração e vacinação contra raiva.

8. Seja responsável também na doação

Muitos animais abandonados só estão ali porque, em algum momento, tutores irresponsáveis decidiram abandoná-los. Não contribua para que isso aconteça! Se não puder ficar com o pet resgatado, antes de doá-lo, procure conhecer melhor os interessados em levá-lo para casa.

A Petz está à disposição!

Aqui, na Petz, nós temos parcerias com diversas ONGs que utilizam nosso espaço para fazer feirinhas de adoção. Nelas, você também pode ajudar fazendo a doação de rações, brinquedos e outros acessórios. 

três cachorros na rua

E se você decidiu ficar com o bichinho, acesse o site da Petz e encontre tudo o que for necessário para manter o conforto e bem-estar de seu novo amigo! 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog