Cães

Brinquedos para pets: aprenda a escolher as melhores opções

Publicado em 27 de setembro de 2018

Tempo de leitura: 5min

Embora existam exceções que acabam por confirmar a regra, a verdade é que, hoje em dia, boa parte dos pets passa o dia todo dentro de casa, sem muito o que fazer e sem ter com quem interagir.

Pensando nisso, fica fácil entender a importância dos brinquedos na vida dos animais de estimação. Afinal, além de estimular o movimento e um maior gasto de energia, os brinquedos para pets também são ótimos para entreter e desestressar nossos amigos. Mas, para isso, é importante caprichar na escolha e na forma de utilização desses brinquedos para pets.

Como escolher brinquedos para pets

brinquedos para pet - como escolher

Quando o assunto são brinquedos pet, a gente logo pensa em diversão. E isso não está errado! No entanto, assim como acontece na escolha de brinquedos para crianças, também é muito importante pensar na segurança. Senão, o que era para ser divertimento pode, rapidamente, se transformar em um problema de saúde. Veja dicas para fazer a escolha certa de brinquedos para pet:

  • Ofereça somente brinquedos desenvolvidos exclusivamente para a espécie do seu pet. Só assim você tem certeza de que os materiais usados serão seguros e atóxicos para ele;
  • A idade e o porte do animal de estimação também devem ser levados em consideração. Brinquedos pequenos demais podem ter suas partes ingeridas pelo pet, já um brinquedo muito grande pode fazer com que ele perca o interesse na brincadeira;
  •  Lembre-se que, apesar de mais caros, brinquedos mais resistentes, como as cordas e os mordedores, duram mais, são mais seguros e precisam ser trocados com menos frequência;
  •  Dê prioridade à variedade e não à quantidade;
  •  Embora novas brincadeiras possam ser estimuladas, procure descobrir as preferências do pet e adquira brinquedos que vão de encontro a elas!

Por fim, como recomendação geral, a Dra. Michele Claviço, médica-veterinária da Petz, alerta que “o brinquedo deve ser resistente para que não solte nenhuma parte que o pet corra o risco de ingerir e acabar com um corpo estranho no trato intestinal”. Fique atento!

Brinquedo para cachorro: um tipo para cada ocasião

brinquedos para pet - opções

Seja seu pet cachorro, gato, ave ou roedor, os melhores brinquedos sempre são aqueles que estimulam instintos naturais e a inteligência dos animais de estimação.

Mas, da mesma forma que a gente costuma preferir um tipo de atividade quando estamos sozinhos e outro quando estamos com amigos, os brinquedos mais recomendados para os cães também podem variar de acordo com a ocasião. Confira algumas delas:

Quando o pet está sozinho: os mais recomendados são os brinquedos interativos para cachorro ou ocupacionais. É o caso de bolinhas nas quais é possível colocar pasta ou ração, e mesmo jogos. Isso porque esse tipo de brinquedo estimula e recompensa o pet, mantendo-o distraído e interessado por mais tempo. Além de serem muito seguros e resistentes.

Para estimular a interação entre dois pets: proporcionar bons momentos entre dois cachorros é uma das melhores formas de fortalecer o vínculo entre eles. Entre os brinquedos interativos disponíveis para que eles brinquem juntos estão cordas, discos e brinquedos com duas pontas.

Para fortalecer o vínculo entre cão e tutor: brinquedos não são importantes só para quando cães estão sozinhos. Eles também são uma ótima maneira de interagir e de se divertir com nossos amigos. Para isso, também vale apostar em brinquedos com duas pontas, como cabos de guerra, assim como em discos, bolinhas e outros que possamos arremessar.

Para gastar bastante energia: de maneira geral, todos os brinquedos proporcionam bem-estar ao pet, mas, se o objetivo é gastar energia, as melhores opções são aquelas que o colocam para correr, como arremesso de discos e de bolinhas.

Menos é mais ou quanto mais melhor?

Existe um mito de que oferecer muitos brinquedos pode acabar deixando o cão mimado. Na verdade, de acordo com a Dra. Michele, a quantidade de brinquedos não tem tanta relevância. Isso porque, embora seja recomendado ter tipos variados de brinquedo a fim de estimular diferentes aspectos e de distrair o pet por mais tempo, o melhor é não deixar todos eles disponíveis ao mesmo tempo, sendo recomendado fazer um revezamento.

Ainda de acordo com a veterinária da Petz, os brinquedos também não devem ficar à disposição o tempo todo, devendo ser retirados na hora de dormir. “Se o pet ficar com o brinquedo sempre à disposição, pode perder o interesse nele”, diz.

Meu cachorro destrói todos os brinquedos

brinquedos para pet - meu pet destrói

Na embalagem, geralmente, todos são brinquedos inteligentes para cachorro, interativos e bastante resistentes. Mas, na prática, parece que tudo o que seu pet faz é destruí-lo e despedaçá-lo?

“Na verdade, se o animal apenas destruir os brinquedos, mas não fizer a ingestão dos mesmos, não tem problema. Mas a grande maioria destrói e come”, explica a Dra. Michele.

Por isso, ela recomenda procurar oferecer brinquedos com materiais ainda mais resistentes e sempre supervisionar a brincadeira.

Ao perceber que seu amigo ingeriu alguma coisa, leve-o imediatamente ao veterinário para ser examinado e passar por exames de imagens, já que, em alguns casos, pode ser necessário fazer a remoção cirúrgica do objeto.

Quer um jeito prático de garantir brinquedos de qualidade para o seu amigo? Na Petz você encontra uma enorme variedade, como os mordedores, ossinhos, cordas e bichinhos de pelúcia para cachorro. Procure a unidade mais próxima a você!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog