Cães

Cachorro pode andar no banco da frente

Publicado em 05 de abril de 2024

Tempo de leitura: 4min

Aquele dilema de deixar ou não o cachorro no banco da frente é mais comum do que se imagina. Mas, antes de ceder ao olhar irresistível do seu pet no banco do carona, é preciso entender que, além de não ser seguro, existem especificações sobre o transporte correto de animais no veículo. Confira a seguir se o cachorro pode andar no banco da frente.

Tutora colocando os cachorros dentro do carro.

É permitido transportar pet no carro?

A legislação brasileira permite que os animais de estimação nos acompanhem nas viagens. Mas, é necessário seguir algumas regrinhas para garantir a segurança de todos. Em geral, a recomendação é que os pets viajem no banco de trás, em caixas de transporte adequadas, cintos de segurança específicos para animais. Vale conferir as normas do seu estado ou região, pois podem haver variações.

O que a lei diz sobre cachorro andar no Banco da Frente

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é claro: transportar animais soltos no veículo é considerado infração passível de multa e perda de pontos na carteira. A segurança de todos os ocupantes do carro, incluindo nossos pets, é levada a sério, e por isso a lei especifica que “o pet precisa estar confortável na cadeirinha de cachorro para carro, na caixa transportadora ou com cinto de segurança, de preferência no banco de trás. Jamais no colo do motorista, nos seus braços ou entre as pernas”. Além de ser uma questão legal, é uma medida que visa proteger a integridade do cachorro e a sua, proporcionando uma viagem tranquila e em conformidade com as normas de trânsito.

Cachorro no banco do carona.

Riscos de segurança: por que deixar seu cachorro no banco de trás é mais seguro

Agora que você já sabe que é preferível levar o pet no banco de trás, entenda que há também preocupações sérias em caso de acidentes. Infelizmente, os pets, mesmo pequenos, podem ser projetados com força considerável em uma colisão, representando um perigo tanto para eles quanto para os ocupantes humanos. No banco de trás, com as devidas medidas de segurança, as chances de lesões são significativamente reduzidas, proporcionando um trajeto mais seguro para todos a bordo. Afinal, a proteção do seu companheiro e a tranquilidade na estrada são prioridades que não podem ser deixadas em segundo plano.

Lesões em colisões: como o banco da frente pode aumentar o risco de ferimentos em cachorros

Pode parecer tentador deixar o pet no banco da frente durante algum trajeto, mas é crucial entender os riscos dessa ação. No banco da frente, em situações de frenagem brusca, pequenas batidas ou acidentes mais sérios, seu cachorro está suscetível a uma série de lesões, desde traumas na cabeça e coluna até ferimentos causados pelos airbags ativados. A força gerada nessas circunstâncias pode ser significativa e representar perigos reais para o bem-estar do pet. Acomodá-lo no banco de trás, com os dispositivos de segurança apropriados, é uma medida preventiva crucial para minimizar esses riscos, garantindo uma viagem mais segura e protegendo o cachorro.

Tutora segurando a coleira do cachorro, que está no porta-malas.

Alternativas seguras: como proporcionar conforto e segurança no banco de trás para seu cachorro

Investir em dispositivos de segurança, como cintos específicos para animais, é uma escolha inteligente para garantir que seu peludo esteja protegido durante a viagem. Além disso, considerar o uso de caixas de transporte ou assento cadeira pode proporcionar um espaço seguro e acolhedor. Para tornar a experiência mais agradável, leve consigo itens familiares, como cobertores ou brinquedos favoritos, criando um ambiente familiar. Lembre-se de fazer paradas regulares para que seu amigo possa esticar as pernas e fazer suas necessidades. Assim, o banco de trás se transforma em um lugar seguro, onde a alegria de viajar se combina com o conforto e a proteção que seu pet merece. Ah, e você encontra esses itens essenciais de segurança no site, app ou lojas físicas da Petz.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog