Cachorros

Como saber que a cachorra está no cio: sintomas e quanto tempo dura

Publicado em 11 de abril de 2024

Tempo de leitura: 4min

Ter uma cachorrinha em casa envolve muitas dúvidas, principalmente em relação ao período reprodutivo. Tem como saber que a cachorra está no cio, e conhecer mais sobre o ciclo estral ajuda o tutor nesse processo. Vamos aprender mais sobre o assunto?

Cachorro deitado no chão.

Com qual idade a cachorrinha entra no cio? Quanto tempo dura e quantas vezes isso ocorre? Venha descobrir as respostas desses questionamentos hoje! Continue acompanhando!

Quando ocorre o primeiro cio da cachorra?

O cio é o ápice da maturação sexual dos animais. É quando a fêmea já está pronta para iniciar o processo reprodutivo. O primeiro cio de cadela acontece a partir dos 6 meses de idade. Porém, algumas cadelas podem demorar um pouco mais, outras não. Vai depender de cada uma.Nessa fase, a cachorrinha apresenta o famoso sangramento.

Fases do cio da cachorra

Para aprender como saber que a cachorra está no cio, vamos falar sobre o ciclo reprodutivo, que se divide em quatro fases: proestro, estro, diestro e anestro. Cada uma promove uma alteração corporal diferente.

O proestro é a fase inicial do cio, quando ocorrem algumas mudanças no corpo da fêmea, como o aumento da vulva e discreto corrimento seroso e um pouco róseo, pela pouca presença de sangue. Ela também fica um pouco agitada.

Nessa fase, a liberação dos feromônios começa a atrair os machos. Apesar disso, a fêmea ainda não aceita a monta do macho e pode até mesmo agredi-lo para impedir isso.

O cio propriamente dito

Essa fase é chamada de estro. É o período fértil dela, quando ela está receptiva ao macho. E quanto tempo dura cio de cachorro? Esse período dura de três a dez dias, mas o sangramento pode acabar antes.

A cachorra no cio pode ficar apática, agressiva, possessiva e choramingar. Outras ficam mais carentes e exigem mais a atenção do tutor. É uma fase delicada e cheia de surpresas, pois cada cachorrinha pode agir de um jeito.

Diestro e anestro

Depois do estro começa o diestro. Nessa fase do cio da cadela, ocorre o estímulo hormonal para a manutenção de uma possível gravidez, e muitas peludinhas podem “achar” que estão grávidas e desenvolver a gravidez psicológica.

A gravidez psicológica ocorre quando o corpo da cachorrinha se prepara para uma gestação que não existe. Todos os sintomas de prenhez ocorrem: ela fica com as tetinhas cheias de leite e com o abdômen maior. Além disso, ela escolhe “filhotes”, por exemplo, adota brinquedos e cuida deles como cuidaria de uma ninhada.

Essa também é uma fase delicada que exige bastante paciência do tutor, pois dura de 56 a 90 dias. O final do ciclo é marcado pelo anestro, que é um descanso do corpo entre os cios e costuma durar de três a dez meses.

Cachorro sentado na grama.

O que fazer quando a cachorra entra no cio?

Agora que você aprendeu como saber que a cachorra está no cio e como identificar cada fase do ciclo reprodutivo dela, já está preparado para aprender de que forma ajudar a peludinha durante esse momento tão delicado.

Então, o que fazer quando a cachorra entra no cio? O ideal é tentar diminuir o estresse dela o máximo possível. Evite levá-la para parques ou praças em que há machos circulando, pois o cheiro dela pode atraí-los.

Além disso, algumas cachorras podem ficar muito irritadas por estarem constantemente “sujas” por conta do sangramento. Por isso, mantenha a genitália limpa e, se necessário, coloque uma calcinha higiênica.

Deixe água fresca à disposição da fêmea. O sangramento não é tão intenso como na mulher, mas, mesmo assim, ela pode sentir necessidade de beber mais água. Frutas e legumes frescos também auxiliam nesse momento.

Castração

A castração é uma decisão importante para a saúde da cachorrinha, uma vez que ajuda a prevenir muitas doenças, principalmente o câncer de mama, e diminui o estresse da fêmea no cio.

No entanto, não é possível fazer a cirurgia enquanto a cachorra está no cio porque a vulva e todo o trato genital dela estão inchados e edemaciados. Por isso, o ideal é ela ser castrada cerca de dois meses após o sangramento.

É possível cortar o cio da cachorra?

Muitas pessoas tentam cortar o cio da cachorra usando injeções de hormônios. No entanto, elas não são recomendadas, e recentemente foi proibida a venda desse tipo de medicamento sem a prescrição do médico-veterinário.

Os efeitos colaterais desse medicamento são muito ruins e envolvem o surgimento do câncer de mama e o desenvolvimento de uma grave infecção uterina chamada de piometra, que só é resolvida com a cirurgia de castração de emergência.

Cachorro sorrindo enquanto está deitado na grama.

Enfim, como saber que a cachorra está no cio já não é mais um mistério para você! Conte com os veterinários das lojas da Petz para fazer a castração e melhorar o bem-estar da sua peludinha!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog