Cães

Dirofilariose canina: saiba mais sobre o temido verme do coração

Publicado em 18 de outubro de 2018

Tempo de leitura: 5min

O termo médico dirofilariose canina pode até não ser muito conhecido. Mas, se você tem cachorro, é bem possível que já tenha ouvido falar no verme do coração em algum momento.

Considerada uma doença parasitária cardiopulmonar, ela afeta principalmente os cães, sejam eles domésticos ou silvestres. E sua transmissão costuma ser maior nas estações mais quentes, quando muitos tutores levam seus pets para a praia. A seguir, saiba mais sobre essa doença séria e silenciosa que é a dirofilariose canina.

Causa e transmissão da dirofilariose canina

Dirofilariose canina. causa e transmissão

O agente causador da dirofilariose canina é o Dirofilaria immitis, um parasita nematoide semelhante à lombriga, mas que se aloja no coração dos cães quando atinge a fase adulta.

Sua transmissão ocorre por meio da picada de mosquitos, como o Aedes, Anopheles e Culex, que tenham picado outro hospedeiro infectado previamente. A partir daí, tem início um novo ciclo da doença, que se dá conforme abaixo:

  1. Um mosquito pica um hospedeiro infectado, ingerindo as microfilárias (larvas em primeiro estágio) de D. immitis presentes na corrente sanguínea do animal;
  2. Com o mosquito servindo de hospedeiro intermediário (aproximadamente 2 semanas), as larvas irão se desenvolver e migrar do tórax para o aparelho picador, onde passam a ser liberadas nas picadas;
  3. Já na corrente sanguínea do cão saudável, as larvas vão para o tecido subcutâneo e muscular, onde se tornam jovens adultas em entre 3 a 4 dias;
  4. Após aproximadamente 100 dias, as larvas chegam ao coração, alojando-se no ventrículo direito e nas artérias pulmonares do hospedeiro. Ali, elas atingem a maturidade sexual, acasalam e liberam novas microfilárias na corrente sanguínea do hospedeiro, começando um novo ciclo.

Nathália Anjos, médica-veterinária da Petz, explica que essas larvas só chegam na corrente sanguínea periférica entre 6 a 8 meses após a infecção. Isso significa que, antes desse período, não é possível detectar a doença por meio de análises de sangue.

Sintomas de verme em cachorro

Segundo Nathália, “a gravidade da doença está relacionada diretamente com a quantidade de vermes que o portador possui, com a duração da infecção e com a resposta individual do hospedeiro”. Por isso mesmo, é difícil saber quando o cão está com dirofilariose, já que os recém-infectados quase sempre são assintomáticos.

Conforme a doença progride, no entanto, estes são os sintomas de verme em cachorro mais comuns:

  •        Tosse crônica;
  •        Intolerância ao exercício;
  •        Fraqueza;
  •        Taquipneia (respiração acelerada);
  •        Dispneia (respiração rápida e curta);
  •        Perda de peso.

De acordo com Nathália, os sintomas mais graves estão relacionados à maior presença de vermes adultos nas artérias pulmonares. “Ela resulta em hipertensão pulmonar crônica, e leva à insuficiência cardíaca congestiva direita”, explica. “Isso pode, inclusive, causar a morte do pet”, completa.

Diagnóstico e tratamento da dirofilariose

dirofilariose canina tratamento

Como sempre, quanto antes for diagnosticada a doença, mais rápido, fácil e eficaz será o tratamento. No caso do verme do coração, diversos exames podem ser feitos para identificar o parasita. Entre eles, o ecocardiograma e análises de amostras sanguíneas no microscópio, como o teste Elisa e o método de Knott.

Outros exames, como hemograma, bioquímica sérica, urinálise e radiografias torácicas também podem ser solicitados pelo veterinário a fim de verificar a gravidade das alterações causadas pela dirofilariose no pet. “Se diagnosticada cedo, a dirofilariose poderá ser tratada com sucesso, obtendo-se a cura sem sequelas”, diz Nathália.

A veterinária explica que há como tratar verme de cachorro, e o tratamento geralmente é feito com adulticidas e microfilaricidas. Enquanto os primeiros matam as larvas já adultas, os segundos, como o nome sugere, se encarregam das microfilárias.

Por ter muitos efeitos adversos, incluindo o risco de embolia pelos vermes mortos, o tratamento adulticida só deve ser feito em cães com condições físicas adequadas. Já a cirurgia para a remoção dos vermes adultos é indicada quando ocorre a Síndrome Caval. Isto é, quando há bloqueio da veia Cava, sendo necessário restabelecer imediatamente o fluxo sanguíneo.

Prevenção da dirofilariose canina

dirofilariose canina. prevenção

Para qualquer doença, o melhor remédio ainda é a prevenção. E com o verme do coração não é diferente!

Assim como com outras patologias transmitidas por mosquitos, a veterinária explica que o verme no coração do cachorro tem cura, e a melhor solução seria o controle dos hospedeiros intermediários. “Como isso é bastante complicado, o ideal é prevenir que o cão seja picado pelo vetor”, alerta. Hoje em dia, também já existem injeções que podem proteger o pet por até 12 meses.

Outra boa notícia é que as lojas como a Petz já contam com diversos produtos repelentes que são seguros para os peludos. Entre as opções estão coleiras à base de deltametrina, pipetas para ser usadas sobre a pele, repelentes para a casa, entre outros.

Outra opção é conversar com o veterinário a respeito de comprimidos ou de produtos injetáveis que afastam os mosquitos. Procure as unidades Petz com atendimento veterinário!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog