Cães

Festa para cachorro: veja como fazer uma festança inesquecível!

Publicado em 10 de janeiro de 2024

Tempo de leitura: 5min

O grande dia está chegando e você ainda não preparou a festa para cachorro dos seus sonhos? Então, não perca nossas superdicas de como fazer uma comemoração incrível e com a cara do peludo!

festa para cachorro

De acordo com Karina Mussolino, médica-veterinária e gerente técnica da Petz, a festa de aniversário para cachorro tem muitos benefícios. “Do meu ponto de vista, o principal é a sociabilização entre os pets e entre pets e humanos, além da troca de experiências e amizades”, diz. Quer motivo melhor para comemorar um aniversário?

Escolhendo o local da festa

Como ocorre com toda festa, um dos primeiros passos na hora de planejar uma festinha para pets é pensar no número de convidados e partir para a escolha do local. Locais amplos e a céu aberto, com bastante espaço para eles correrem sem obstáculos, são as melhores opções.

Isso, é claro, desde que sejam protegidos, evitando o risco de um dos convidados — ou mesmo do aniversariante — fugir para a rua. De qualquer forma, o ambiente sempre deve ser fresco e ventilado, para que a festa para cachorro não tenha nenhum acidente, principalmente com os braquicefálicos.

Capriche no convite!

Já que se trata de uma festa de aniversário de pet, nada mais justo do que convidar os amiguinhos dele! Nesse sentido, você pode chamar amigos seus que tenham pets, mas também algum conhecido, daqueles que a gente sempre encontra passeando com o cão. Vai que vocês começam uma amizade?

Na hora de fazer o convite, seja ele formal ou informal, vale mencionar, sempre com jeitinho, sobre os cães estarem saudáveis, vacinados e vermifugados. Além disso, peça para que os tutores levem a guia. Ela pode ser importante na hora de controlar a “molecada”!

Pensando na decoração

A decoração para festa de cachorro simples ou sofisticada serve mais para alegrar e para ambientar o local, além de deixar os registros fotográficos dos tutores ainda mais bonitos, principalmente quando é temática.

Já para os cães, o mais importante é que a decoração fique fora de alcance e que não tenha nada que possa ser facilmente ingerido pelos convidados de quatro patas. “Desaconselho bexigas e balões, pois cães que não estejam acostumados podem se assustar com eles”, completa a Dra. Karina.

Além disso, esses itens podem estourar. Se um peludo mais esfomeado comer os pedaços, ele pode ter uma obstrução intestinal, que é um caso grave e necessita de intervenção emergencial. Não é isso que queremos de lembrança de uma festa de aniversário pet, não é?

Não esqueça a fantasia!

Já imaginou que fofo vestir seu companheiro com fantasias confortáveis e superestilosas? Pois é! Colocar roupinhas divertidas e encantadoras no aniversariante pode ser uma excelente alternativa para deixar a festa para cachorro inesquecível.

Para facilitar, atualmente, é possível encontrar diferentes opções de modelos e tamanhos disponíveis. Portanto, basta escolher o tema de aniversário pet e combinar a vestimenta do seu amigão. Aproveite e estimule os convidados a virem fantasiados também!

festa para cachorro

Monte um cardápio seguro e apropriado

Para pets ou não, a festa é boa quando tem comida! No caso do buffet para cachorro, o cardápio também pode contar com guloseimas. A diferença é que elas devem ser específicas para eles: nada de brigadeiro tradicional, coxinha, refrigerante, etc.

Toda a comida deve ser desenvolvida sem ingredientes tóxicos para os cães e com aprovação veterinária. Vá com calma! “Tudo que é em excesso, mesmo que seja para a espécie, pode causar distúrbios, como diarreia, mal-estar, vômitos, dor de barriga, etc.”, alerta a veterinária.

Além disso, é fundamental fornecer água em abundância para a hidratação dos pets. Coloque vários potes espalhados pelo ambiente e troque a água com frequência.

Na festa não pode faltar bolo!

Festa de aniversário precisa ter parabéns com bolo e velinhas! E não ache que é algo de outro mundo: fazer um bolo de aniversário para cachorro é mais fácil do que você imagina!

Você vai precisar de ração úmida para cães no sabor preferido do aniversariante, chocolate para cães e biscoitos caninos para decorar. Veja a receita aqui. Não esqueça de perguntar aos papais de pet se existe alguma restrição alimentar!

Fique atento ao horário e à duração da festa

Para festas ao ar livre, o melhor é que o local escolhido tenha sempre alguns espaços com sombra. No entanto, também é recomendado evitar os horários mais quentes do dia (entre 10h e 16h), preferindo fazer a festa no final da tarde.

Quanto à duração, a Dra. Karina Mussolino diz que não existe uma regra: “O ideal é o tutor conhecer muito bem seu pet e seu limite de exaustão”. Em média, porém, elas devem durar no máximo três horas, para evitar estresse.

Não se empolgue com a música!

Assim como a decoração da festa para cachorro, a música é um item opcional que não faz muita falta para o aniversariante e seus convidados peludos. Contudo, nada impede que você prepare uma playlist de músicas especiais para cães.

Afinal, a festa também acaba sendo um encontro para o tutor e seus amigos. O importante é ficar atento ao volume, já que os cães ouvem quatro vezes mais que o ser humano e podem ficar incomodados e mesmo estressados com o som alto.

festa para cachorro

Para aqueles tutores que, de quebra, quiserem coroar a festa para cachorro com um presente, é possível encontrar opções de brinquedos e acessórios para todos os gostos e ocasiões nas lojas da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog