Alimentação

Receita de bolo para cachorro: comemore em grande estilo

Publicado em 23 de maio de 2022

Tempo de leitura: 6min

Não é novidade que o cão já faz parte da família. Por isso, quando chega o dia da comemoração do nascimento dele, é natural que muitos tutores queiram celebrar em grande estilo. Isso inclui uma boa receita de bolo para cachorro!

cachorro lambendo os beiços

Para o pet não contrair problemas devido à ingestão de alimentos tóxicos, vamos mostrar como fazer um bolo para cachorro para o aniversário do peludo. Pode ser muito divertido, além de estreitar os laços com seu amigo.

Bolos e aniversários: uma tradição antiga

O hábito de celebrar o aniversário do cão com receita de bolo de aniversário para cachorro é recente e vem ganhando cada vez mais popularidade entre os tutores. Porém, você conhece a origem da tradição de comemorar a data de nascimento com uma festa e um bolo?

De acordo com os antropólogos americanos Ralph e Adelin Linton, o costume de festejar aniversários existe há mais de 5 mil anos, desde o Egito Antigo. Acredita-se que, a princípio, essas celebrações eram restritas aos deuses e aos faraós. Ainda bem que isso mudou, não é mesmo?

Momento de celebração foi popularizado

Hoje em dia, comemora-se o aniversário praticamente no mundo todo, com exceção de alguns países, como o Tajiquistão, que proíbe a celebração em público. Afinal, o mundo é vasto, e as culturas são diversas.

Já a tradição do bolo teria surgido na Grécia Antiga, graças às homenagens a Artemis, a deusa da caça. Os historiadores dizem que, todo dia 6, ela era festejada com uma grande torta, repleta de velas para simbolizar a lua cheia. Realmente, uma linda lua é uma fonte de inspiração e tanto!

Mais tarde, na Idade Média, os alemães teriam retomado o costume ao servir um bolo com velas no aniversário das crianças, dando início a uma tradição que dura até hoje em diversas partes do mundo. 

A hora de soprar a velinha e fazer um desejo é a mais animada, não é? Por isso, confira um passo a passo simples para arrasar na sua receita de bolo para cachorro!

Passo a passo da receita de bolo para cachorro

Veja como fazer bolo para cachorro sem colocar em risco a saúde do peludo. Continue a leitura e fique por dentro do que não pode estar entre os ingredientes do bolinho do seu pet.

Ainda que se trate de uma data especial, o bolo precisa ter ingredientes próprios para o cão, sem alimentos proibidos ao pet. Do contrário, o amigo pode chegar ao fim da festa com sérios problemas gastrointestinais ou intoxicação alimentar. Além disso, você quer ver o seu cachorrinho muito bem sempre. 

Lembre-se que o excesso de açúcar e gordura presente nos ingredientes comuns para humanos pode estragar a receita de bolo simples para cachorro. Ele deixará de ser um bolo singelo e pode se tornar uma fonte de muita dor de cabeça.

O leite condensado e o chocolate não devem estar na receita de bolo para cachorro. Esses ingredientes podem levar a quadros de vômitos, diarreias, convulsões e, em casos mais graves, até óbito.  A seguir, veja algumas receitas permitidas para o animal.

cachorro claro deitado em uma plataforma de madeira

Ingredientes

  • 360 g de ração úmida para cachorro;
  • 30 ml de água morna;
  • 195 g de patê de frango;
  • 225 g de chocolate próprio para cachorro;
  • Alguns biscoitinhos caninos para decorar.

Modo de fazer

Em uma tigela, misture a ração úmida para cachorro com a água morna e reserve. Com a ajuda de uma forma redonda para servir de molde, faça camadas alternadas de patê de frango e da mistura com a ração. Em seguida, leve a forma à geladeira por, pelo menos, uma hora.

Em um recipiente separado, coloque o chocolate para cachorro e leve ao micro-ondas para derreter. Ele servirá para decorar e finalizar o bolo de ração para cachorro

Retire o bolo da forma e passe um dos lados do biscoito no chocolate próprio para cachorro para dar liga. Depois, é só ir colocando na lateral do bolo até completar a volta toda e decorar essa receita de bolo para cachorro! Muito fácil, não é mesmo?

Use o restante do chocolate para cobrir o topo do bolo, adicionando biscoitinhos. O próximo passo é a parte mais animada de todas: cantar parabéns e servir o bolo ao peludo.

Outros tipos de bolos para cachorro

Agora que você conhece a melhor receita de bolo de aniversário para cachorro, é hora de saber como introduzir esse prato em outras ocasiões. Pode ser uma festa de família ou qualquer data especial, na qual você não quer seu pet com vontade. 

Nesse caso, as frutas são ótimas aliadas para tornar a receita mais saborosa. Elas dão um toque especial tanto no sabor, quanto no aroma e na textura. Confira algumas opções de receita de bolo para cachorro a seguir.

Bolo de maçã e banana

Esta receita é bem simples, assim como a que ensinamos anteriormente. Nesse caso, você não vai usar ração, mas outros tipos de alimentos permitidos na dieta do pet. São eles: 

  • 200 g de farinha de arroz;
  • 2 colheres de sopa de mel;
  • 2 ovos;
  • 2 maçãs;
  • 1 banana;
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã;
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva.

O modo de preparo é simples. Basta usar todas as frutas sem cascas nem sementes e juntar todos os ingredientes até formar uma pasta homogênea, deixando o bicarbonato para o fim.

Asse em um forno pré-aquecido até a massa não estar mais úmida. Quando estiver pronto, é só deixar esfriar e servir para seu cãozinho. A receita também pode ser feita com verduras, legumes e frutas que o pet pode comer. Ele vai amar! 

Bolo de sorvete para cachorro

Quem disse que cachorro não pode comer bolos legais? Embora a receita de bolo de ração para cachorro seja mais famosa, a versão de sorvete vai muito bem nas festas de Natal e Réveillon, quando faz bastante calor. O preparo é bem simples:

  • 1 banana amassada;
  • 900 g de iogurte natural;
  • 2 colheres de sopa de mel;
  • 2 colheres de sopa de pasta de amendoim.

Para preparar esta receita de bolo para cachorro, basta bater todos os ingredientes no liquidificador. Em seguida, coloque a mistura em uma forma e leve ao freezer por alguns minutos. Quando estiver congelada, mas em ponto de corte, pode servir!

Vale lembrar que, nesta receita, indicamos a banana amassada, mas é possível misturar basicamente quaisquer frutas que o cão pode comer. Elas só não podem conter cascas nem sementes, ok?

cachorro com bolo de aniversário

Gostou de descobrir mais sobre receita de bolo para cachorro? O alimento é uma ótima opção para as festas, evitando que o pet coma apenas receitas feitas para humanos. Por falar em aniversário, não esqueça de garantir o presente na Petz. Temos de tudo para alegrar a vida dos animais!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog