Cães

Saiba se filhote de cachorro pode comer tomate

Publicado em 08 de março de 2024

Tempo de leitura: 5min

Para muitos tutores de primeira viagem, saber o que o cãozinho pode ou não comer é um grande desafio, principalmente na fase inicial da vida dos amigos peludos. Nesse cenário, é possível surgir a dúvida: filhote de cachorro pode comer tomate?

filhote de cachorro pode comer tomate

Afinal, esse alimento saboroso é saudável e cheio de bons nutrientes para os humanos. Porém, será que você pode dar tomate para cachorro? A resposta para essa pergunta está aqui, neste conteúdo do blog da Petz. Vamos contar tudo sobre a alimentação do cão filhote. Confira!

Alimentação do filhote de cachorro

Antes de responder se filhote de cachorro pode comer tomate, é importante dar um passo atrás para compreender como funciona a alimentação de um cãozinho na fase inicial da vida.

Ao nascer, o filhote de cachorro deve se alimentar exclusivamente de leite materno. Isso porque é nele que o cãozinho encontra os nutrientes essenciais para o desenvolvimento, como o colostro, rico em anticorpos que fortalecem a imunidade dos animais nas primeiras semanas de vida.

Com o passar do tempo, o filhote deve passar por uma fase de desmame, em que gradativamente para de se alimentar apenas do leite materno e passa a consumir alimentos um pouco mais consistentes, como papinhas e sachês para cães.

Após o fim dessa transição, o pet pode comer alimentos sólidos, como a ração. Aqui, vale lembrar que essa comida própria para a faixa etária, o porte e a raça do pet deve sempre ser a base da dieta do bichinho, já que ela contém a proporção ideal de nutrientes para mantê-lo saudável.

Ainda, é possível oferecer aos cãezinhos alguns vegetais, em quantidade moderada, para complementar a alimentação e fazer um agrado aos amigos peludos. Contudo, será que o tomate está liberado? Essa resposta você descobre nos próximos parágrafos.

Filhote de cachorro pode comer tomate?

Quando o assunto é se filhote de cachorro pode comer tomate, a resposta mais simples é “sim”. No entanto, esse é um alimento que apresenta alguns riscos para a saúde animal, seja para os pequenos, seja para os cães adultos.

Oferecer tomate para cachorro pode ser um pouco perigoso devido à acidez natural desse fruto. Quando consumido em excesso, ele pode lesionar o estômago do pet, se o animal já tiver gastrite.

Além disso, uma ressalva que precisa ser considerada antes de dar tomate para o filhote de cachorro é uma substância chamada solanina, presente no alimento. Isso porque ela é tóxica para os cães e pode causar sintomas de intoxicação, como desconfortos gastrointestinais, fraqueza e alterações cardíacas.

Embora os casos de intoxicação alimentar canina por tomate sejam raros, o mais recomendado é apostar em frutas diferentes ou legumes mais seguros, como os que citamos mais adiante.

Contudo, caso você opte por oferecer esse alimento ao seu amigo, fique atento a algumas dicas. Por exemplo, sempre retire a casca. Além disso, prefira os tipos mais vermelhinhos, pois eles possuem menor concentração de solanina, a substância nociva para os cães.

filhote de cachorro pode comer tomate

Lista de alimentos liberados na dieta dos filhotes

Ainda que a resposta para a dúvida se filhote de cachorro pode comer tomate seja negativa, existem muitos outros alimentos no reino vegetal que podem ser oferecidos aos cães de forma segura.

Frutas, verduras e legumes são riquíssimos em nutrientes, vitaminas e fibras, trazendo benefícios, como melhora do trato intestinal, prevenção de doenças cardiovasculares e aumentos da ingestão de água, mantendo os bichinhos sempre hidratados.

A seguir, você confere uma lista de alimentos que costumam ser liberados para a dieta canina. Lembre-se de sempre oferecê-los em pequenas porções, sem ultrapassar mais de 10% das calorias diárias. Caso o pet tenha alguma doença ou condição específica, converse com o veterinário para tirar as dúvidas.

Frutas

Banana, maçã, mamão, manga, melão, melancia, tangerina, morango, mirtilo, pêssego, pera, kiwi, goiaba e jabuticaba estão entre as frutas permitidas no cardápio dos cãezinhos.

Verduras

Quando se trata de verduras, existem algumas opções deliciosas que os amigos peludos podem comer em segurança. Entre elas, é possível citar alface, couve, espinafre, salsa, aipo, manjericão e repolho.

Legumes

Muito presentes nas dietas, os legumes são opções nutritivas, cheias de água e livres de excesso de calorias. Para os pets, experimente dar brócolis, couve-flor, vagem, abóbora, abobrinha e cenoura.

O que filhote de cachorro não pode comer?

Quando a dúvida é se cachorro pode comer tomate, você já sabe que é melhor evitar. Contudo, além do tomate, sabia que outros alimentos não devem ser oferecidos para os amigos caninos? A seguir, confira uma lista do que não dar para o seu cão:

  • alho;
  • cebola;
  • abacate;
  • uva e uva-passa;
  • chocolate;
  • café;
  • carambola;
  • açúcar e doces em geral;
  • sal;
  • alimentos processados e/ou industrializados;
  • alimentos fritos e/ou muito gordurosos;
  • carne e ovo cru;
  • leite;
  • castanhas e nozes.

filhote de cachorro pode comer tomate

Agora que chegou ao fim da leitura, você já sabe se filhote de cachorro pode comer tomate. Em caso de dúvidas, não deixe de consultar um médico-veterinário de confiança. Para garantir uma alimentação equilibrada ao seu pet, acesse o site da Petz e confira nossa seleção de rações, suplementos, vitaminas e muito mais.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog