Para muitos tutores de primeira viagem, saber o que o cãozinho pode ou não comer é um grande desafio, principalmente na fase inicial da vida dos amigos peludos. Nesse cenário, é possível surgir a dúvida: filhote de cachorro pode comer tomate?
Afinal, esse alimento saboroso é saudável e cheio de bons nutrientes para os humanos. Porém, será que você pode dar tomate para cachorro? A resposta para essa pergunta está aqui, neste conteúdo do blog da Petz. Vamos contar tudo sobre a alimentação do cão filhote. Confira!
Antes de responder se filhote de cachorro pode comer tomate, é importante dar um passo atrás para compreender como funciona a alimentação de um cãozinho na fase inicial da vida.
Ao nascer, o filhote de cachorro deve se alimentar exclusivamente de leite materno. Isso porque é nele que o cãozinho encontra os nutrientes essenciais para o desenvolvimento, como o colostro, rico em anticorpos que fortalecem a imunidade dos animais nas primeiras semanas de vida.
Com o passar do tempo, o filhote deve passar por uma fase de desmame, em que gradativamente para de se alimentar apenas do leite materno e passa a consumir alimentos um pouco mais consistentes, como papinhas e sachês para cães.
Após o fim dessa transição, o pet pode comer alimentos sólidos, como a ração. Aqui, vale lembrar que essa comida própria para a faixa etária, o porte e a raça do pet deve sempre ser a base da dieta do bichinho, já que ela contém a proporção ideal de nutrientes para mantê-lo saudável.
Ainda, é possível oferecer aos cãezinhos alguns vegetais, em quantidade moderada, para complementar a alimentação e fazer um agrado aos amigos peludos. Contudo, será que o tomate está liberado? Essa resposta você descobre nos próximos parágrafos.
Quando o assunto é se filhote de cachorro pode comer tomate, a resposta mais simples é “sim”. No entanto, esse é um alimento que apresenta alguns riscos para a saúde animal, seja para os pequenos, seja para os cães adultos.
Oferecer tomate para cachorro pode ser um pouco perigoso devido à acidez natural desse fruto. Quando consumido em excesso, ele pode lesionar o estômago do pet, se o animal já tiver gastrite.
Além disso, uma ressalva que precisa ser considerada antes de dar tomate para o filhote de cachorro é uma substância chamada solanina, presente no alimento. Isso porque ela é tóxica para os cães e pode causar sintomas de intoxicação, como desconfortos gastrointestinais, fraqueza e alterações cardíacas.
Embora os casos de intoxicação alimentar canina por tomate sejam raros, o mais recomendado é apostar em frutas diferentes ou legumes mais seguros, como os que citamos mais adiante.
Contudo, caso você opte por oferecer esse alimento ao seu amigo, fique atento a algumas dicas. Por exemplo, sempre retire a casca. Além disso, prefira os tipos mais vermelhinhos, pois eles possuem menor concentração de solanina, a substância nociva para os cães.
Ainda que a resposta para a dúvida se filhote de cachorro pode comer tomate seja negativa, existem muitos outros alimentos no reino vegetal que podem ser oferecidos aos cães de forma segura.
Frutas, verduras e legumes são riquíssimos em nutrientes, vitaminas e fibras, trazendo benefícios, como melhora do trato intestinal, prevenção de doenças cardiovasculares e aumentos da ingestão de água, mantendo os bichinhos sempre hidratados.
A seguir, você confere uma lista de alimentos que costumam ser liberados para a dieta canina. Lembre-se de sempre oferecê-los em pequenas porções, sem ultrapassar mais de 10% das calorias diárias. Caso o pet tenha alguma doença ou condição específica, converse com o veterinário para tirar as dúvidas.
Banana, maçã, mamão, manga, melão, melancia, tangerina, morango, mirtilo, pêssego, pera, kiwi, goiaba e jabuticaba estão entre as frutas permitidas no cardápio dos cãezinhos.
Quando se trata de verduras, existem algumas opções deliciosas que os amigos peludos podem comer em segurança. Entre elas, é possível citar alface, couve, espinafre, salsa, aipo, manjericão e repolho.
Muito presentes nas dietas, os legumes são opções nutritivas, cheias de água e livres de excesso de calorias. Para os pets, experimente dar brócolis, couve-flor, vagem, abóbora, abobrinha e cenoura.
Quando a dúvida é se cachorro pode comer tomate, você já sabe que é melhor evitar. Contudo, além do tomate, sabia que outros alimentos não devem ser oferecidos para os amigos caninos? A seguir, confira uma lista do que não dar para o seu cão:
Agora que chegou ao fim da leitura, você já sabe se filhote de cachorro pode comer tomate. Em caso de dúvidas, não deixe de consultar um médico-veterinário de confiança. Para garantir uma alimentação equilibrada ao seu pet, acesse o site da Petz e confira nossa seleção de rações, suplementos, vitaminas e muito mais.
Se está pensando em adotar ou já adotou esse pequeno roedor, chegou a hora de…
Decidiu adotar um felino? Pode ser difícil definir como batizar o pet, não é? Há…
Os gatos são animais incríveis, que conquistaram os corações de muitos tutores. Quem ama os…
Você é o mais novo tutor de um passarinho, mas ainda não sabe qual nome…
A cor preta natural em flores não é algo que se vê todo dia! De…
O leite fermentado é um complemento à alimentação muitas vezes usado como auxiliar em diversos…