Calopsita pode comer arroz? Como servir o alimento?

Postado por PETZ, em Atualizado em Mar 2, 2021

Dicas
Calopsita pode comer arroz? Como servir o alimento?
Tempo de leitura: 3 minutos

No passado, era comum o uso de mistura de sementes para alimentar as aves domésticas. Por isso, até os dias de hoje tutores de aves se perguntam coisas como “calopsita pode comer arroz?” ou outros alimentos do nosso dia a dia.

calopsita de perfil

Hoje em dia, sabe-se que a melhor opção para garantir uma alimentação balanceada são os alimentos extrusados específicos para cada espécie. Mesmo assim, às vezes por causa da dificuldade de encontrar ração para calopsita ou para usar como petisco, muitos ainda têm esse questionamento. 

Pensando nisso, respondemos aqui se calopsita pode comer arroz e qual é a melhor maneira de servir o alimento.

Como alimentar calopsita? Ela pode comer arroz?

O melhor para a alimentação da sua amiga com asas é sempre buscar uma ração ideal para ela. Dessa forma, você pode se assegurar de que ela estará com uma alimentação balanceada e todos os nutrientes em dia.

No entanto, desde que com moderação, calopsita pode comer arroz. Longe de ser um alimento tóxico para esses pets, o arroz é um dos ingredientes presentes em rações do tipo “seleção natural”, nas quais são utilizados também outros grãos, como alpiste, aveia, cevada, lentilha rosa, linhaça, painço, entre outros.

Porém, é importante destacar que esse tipo de alimento é desenvolvido com diversos ingredientes em quantidades adequadas. Além disso, é enriquecido com vitaminas e minerais, levando em conta as necessidades da espécie e sendo ideal para a alimentação de calopsita.

Isoladamente, o arroz é um alimento rico em carboidratos, mas relativamente pobre em nutrientes, em especial o do tipo branco, que usamos em nosso dia a dia. Por isso mesmo, calopsita pode comer arroz cru, mas ele nunca deve ser usado como base para alimentação da calopsita. 

Ao fazer isso, além de contribuir para o ganho de peso, o tutor acaba expondo o pet ao risco de deficiências nutricionais. Dê preferência aos alimentos extrusados ou a misturas próprias para calopsita!

Pode dar arroz para calopsita? Qual o melhor?

O arroz branco, que usamos no dia a dia para acompanhar o famoso feijãozinho, não é o mais recomendado para as calopsitas. Isso porque, apesar de muito saboroso quando temperado, trata-se de uma das variedades mais pobres em nutrientes. 

Nesse sentido, vale lembrar que o arroz do tipo parboilizado possui concentrações um pouco mais altas de minerais. Eles seriam melhores no quesito como alimentar calopsita do que o arroz branco.

calopsita nos galhos

Um dos tipos de arroz mais indicados para as calopsitas é o arroz-cateto. Proveniente da espécie Oryza sativa, ele é rico em carboidratos complexos, fibras e proteínas. Menos refinado, também retém micronutrientes importantes, como ferro e zinco. 

Não à toa, é justamente essa a variedade de arroz encontrada em misturas prontas para calopsita, como nas rações do tipo “seleção natural”. Lembrando que o arroz-cateto sozinho não é capaz de garantir uma nutrição completa e balanceada para as calopsitas.

Pode dar arroz cozido para calopsita? Como preparar?

Calopsita pode comer arroz, mas evite dar esse e outros alimentos complementares ao pet com regularidade. As rações desenvolvidas especificamente para calopsitas já garantem uma dieta balanceada para os indivíduos da espécie. 

Em caso de necessidades especiais, consulte um médico-veterinário, de preferência especializado em aves, a fim de obter mais orientações.

Se tiver que oferecer arroz à ave, lembre-se de que ele deve, preferencialmente, ser servido cru. Calopsita pode comer arroz cozido apenas em água, sem sal ou outros tipos de tempero. Após o cozimento, espere o alimento esfriar antes de servir. Alimentos muito quentes podem provocar queimaduras.

calopsita na gaiola

No final, a ração ainda é a melhor opção para garantir à calopsita uma alimentação balanceada. O problema é que essa comidinha nem sempre é acessível e pode ser difícil de encontrar.

A boa notícia é que no Pet-Shop online da Petz,você tem acesso a diversas opções de comida para sua calopsita. Aproveite nossos preços e condições para todo o Brasil!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *