Cachorros

Fralda de cachorro: tire suas dúvidas sobre o assunto

Dentre os acessórios que mais despertam curiosidade em um pet shop, certamente a fralda de cachorro está na lista. Bastante parecida com as fraldas usadas por bebês, ela tem uma aparência divertida e nos faz pensar em diversas possibilidades de uso. 

Mas, afinal, quando é recomendado colocá-la em seu filho de quatro patas? E qual é o jeito certo de fazer isso? Para que você saiba tudo sobre esse acessório inusitado, tiramos essas e outras dúvidas a seguir! É só continuar a leitura!

Filhotes de cachorro podem usar fralda?

Muitas pessoas se perguntam se cachorro pode usar fralda e como ela funciona. A verdade é que, assim como bebês não conseguem usar o banheiro sozinhos até determinada idade, filhotes de cachorro também não nascem sabendo onde devem fazer suas necessidades. 

Mas saiba que a fralda de cachorro não é indicada para os jovens pequeninos. “Diferentemente do que acontece com os bebês, as fraldas não devem ser utilizadas diariamente nos filhotes”, diz a médica-veterinária da Petz, Dra. Renata Alvez. 

Além de expor o filhote a doenças do trato urinário, o uso contínuo das fraldas inibe o instinto natural dele, o que é ruim para sua saúde mental. Sem contar que, dessa forma, ele nunca aprenderá onde fazer xixi. Por isso, o ideal é ter paciência e apostar no adestramento com reforço positivo.

Quando é recomendado usar fralda para cachorro?

De acordo com a Dra. Renata, “as fraldas são necessárias para pets que, por algum motivo, não conseguem controlar sua necessidade de urinar ou defecar, e não porque as fazem no lugar errado”. É o caso, por exemplo, de cachorros deficientes ou idosos.

Outras situações em que a fralda para cachorro pode ser usada é em cadelinhas não castradas que estão no cio ou em casos pós-cirúrgicos, que necessitam de atenção especial.

A fralda para cadelas no cio evita cruzamentos indesejados?

Esta é outra dúvida muito frequente entre os tutores. A resposta é não, as fraldas para cadelas no cio não impedem cruzamentos. 

Elas servem apenas para evitar que o pet suje a casa e acessórios, como caminha, tapetes, sofás, etc. A única forma de evitar cruzamentos indesejados é manter os machos afastados ou fazer a castração.

Como escolher a melhor fralda para o cachorro?

Existem diferentes marcas e tamanhos de fraldas para cachorro, mas os preços costumam ser parecidos. Por isso, a escolha vai depender de com qual seu filho de quatro patas se adapta melhor. 

Na hora de comprar, fique atento se a fralda é para macho ou para fêmea. “Por conta das diferenças anatômicas, a localização da abertura na fralda muda de uma para outra”, explica a Dra. Renata. 

Qual é o jeito certo de colocar a fralda no cachorro?

Após escolher a fralda de cachorro, o primeiro passo para colocá-la é identificar o orifício por onde vai passar a cauda. “Isso evita incômodo ou que a cauda fique presa do lado de dentro”, diz a Dra. Renata. 

A partir daí, é só posicionar a fralda pet no corpo. “A parte com desenhos sempre deve ficar voltada para o dorso do pet”, completa a veterinária. Vale lembrar que a fralda deve ficar justa, ou seja, nem apertada, nem frouxa, evitando desconfortos e vazamentos.

De quanto em quanto tempo é recomendado trocar a fralda de cachorro?

Segundo a Dra. Renata, vai depender da condição de cada pet. Apesar disso, é possível traçar um paralelo com o uso da fralda em humanos. Nenhum bebê gosta de ficar com a fralda suja ou encharcada, não é mesmo? O mesmo vale para os cães! 

Por isso, o ideal é trocar a fralda para cães várias vezes ao dia. No caso de cadelas no cio, tenha em mente que a pet não deve — e muitas vezes não consegue — fazer suas necessidades na fralda. 

Logo, o acessório não poderá ser usado o dia todo, devendo ser retirado e trocado após as refeições, brincadeiras e sempre que for necessário.

Quais são os outros cuidados com o uso da fralda?

Para a veterinária, um fator fundamental para o uso da fralda é manter a higiene. Além de fazer diversas trocas de acordo com a necessidade, ela diz que é importante levar o pet para tosas higiênicas regulares. Assim, a região fica mais limpinha e é mais fácil posicionar o item.

Por fim, a especialista diz que o uso da fralda de cachorro em pets saudáveis, sem indicação veterinária, é perigoso. “Eles podem apresentar graves problemas urinários por uso indevido”, alerta. Por isso, é importante ter a indicação de um médico-veterinário para o uso do acessório.

Se você gostou de saber mais sobre esse cuidado com os nossos amigos de quatro patas, vai adorar os outros conteúdos que publicamos aqui, no blog da Petz! Aproveite a visita e navegue por nossas categorias!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Quando seu pet para de andar: o papel da eletroterapia na recuperação

Muitos responsáveis sabem o medo e o desespero que é quando seu pet para de…

15 horas ago

Fisioterapia para gatos idosos: entenda como funciona a técnica

Com o passar dos anos, os gatos podem mostrar os sinais da idade. Pulos hesitantes,…

2 dias ago

3 doenças crônicas comuns em cães e gatos — e como a fisiatria pode ajudar

As doenças crônicas em cães e gatos são mais frequentes do que se imagina e…

2 dias ago

Cuidado: carrapato de cachorro pega em humano

Sim, o carrapato de cachorro pega em humano. Ao picar uma pessoa, o parasita pode…

3 dias ago

Estudando o inimigo: qual a diferença entre pulgas e carrapatos?

É muito importante falar sobre a diferença entre pulgas e carrapatos. Afinal, saber identificá-los é…

3 dias ago

Veja como alimentar um gato recém-nascido

A alimentação de filhotes felinos é um processo importante para o seu pleno desenvolvimento. Assim,…

3 dias ago