Cães

Entenda como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo!

Publicado em 02 de agosto de 2021

Tempo de leitura: 5min

A disciplina é uma parte muito importante do cuidado com os pets. Durante a rotina, o tutor deve treinar o bichinho para aprender diversas coisas. Porém, ao montar um adestramento correto, surgem muitas dúvidas, principalmente sobre como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo.

cachorro fazendo xixi na parede

Por isso, a equipe do Blog da Petz preparou um conteúdo exclusivo com dicas para te ajudar a entender como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo. São informações que auxiliam a construção de uma relação de confiança com o bichinho e um dia a dia mais confortável para todos.

A importância do treinamento

Se quiser aprender como ensinar filhote de cachorro fazer necessidades no lugar certo, deve ter em mente que a constância é tudo. Fazer esse treinamento todo dia e desde cedo ajuda o bichinho a memorizar todas as informações. 

É importante ser muito paciente com o cachorro nesse momento de treinamento. Ele vai errar, e você também, mas ambos vão aprender juntos. Com o tempo, você vai conseguir entender melhor quais são os horários em que o animalzinho quer fazer as necessidades para montar a rotina a partir disso.

Como começar o treinamento?

O primeiro passo para ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo é escolher um local na casa como o “banheiro” dele. Então, você poderá forrar esse cantinho com um tapete higiênico. Existem vários modelos, com diferentes funções e composições. 

Sempre que perceber que está na hora do pet se aliviar, leve-o a esse canto e espere com que ele faça as necessidades. Com o tempo, você conseguirá aprender como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo sem acompanhamento, mas é importante estar perto nos primeiros dias.

cachorro com cara de pidão

No começo, é legal estabelecer os horários para que o bichinho consiga se orientar melhor. Tente levá-lo ao acordar, antes e depois de brincar, 10 ou 20 minutos após uma refeição e antes de dormir. Nos primeiros cinco meses, é importante que o filhote faça as necessidades durante a noite também. 

Tente sempre manter a rotina durante o treinamento. Como é uma fase de aprendizado, caso isso não seja feito, pode acabar confundindo o cachorro, que fará as necessidades em lugares errados.

Dicas para o começo do treinamento

Para te ajudar a entender como ensinar cachorro a fazer as necessidades no lugar certo, separamos algumas dicas sobre como montar a rotina do pet. A primeira delas é tentar não liberar comida o dia todo. Ao alimentar o bichinho nos horários certos, você ajuda o corpo dele a funcionar melhor.

Também é importante não fazer mudanças muito drásticas na casa nesse período, já que os filhotes tendem a se traumatizar com facilidade, levando esses medos até a vida adulta. Com um lar estável, você aprende como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo com muito mais leveza. 

Acessórios para ajudar no treinamento

Existem alguns produtos que podem auxiliar o tutor que quer aprender como ensinar cachorro a fazer xixi no lugar certo. Além de ajudar nesse treinamento, eles mantêm a casa limpa, sem causar reações alérgicas aos bichinhos. 

Tapetes higiênicos

Estes produtos são ótimos para ajudar os cachorros a entenderem bem onde é o local para fazer as necessidades. São dois tipos: o descartável, que é jogado fora depois do uso, e o lavável, que pode ser higienizado quando estiver sujo e recolocado para o bichinho.

Produtos de limpeza

Existem alguns produtos que te ajudam a limpar o ambiente. Além disso, eles podem eliminar odores indesejados e ajudar o bichinho a identificar o lugar correto para realizar as necessidades. Lembre-se de que é importante sempre criar essa relação entre o local e cachorro.

O que fazer se o treinamento não estiver surtindo efeito?

Mesmo com um aprendizado constante, alguns cachorros não conseguem entender como, quando e onde fazer as necessidades. Para ajudar nesses casos, o tutor pode adquirir adestradores ou educadores sanitários. Eles possuem uma composição que condiciona o filhote ao local que ele deve fazer as necessidades.

Também é importante que o tutor observe bem o comportamento do bichinho. Muitas vezes, a recusa para fazer as necessidades pode representar alguns problemas físicos e emocionais. Por isso, é importante sempre ter o acompanhamento do veterinário para ajudar em casos como:

  • infecções urinárias;
  • marcação de território;
  • ansiedade ou depressão;
  • problemas com submissão ou excitação excessiva.

Com paciência e muito amor, você vai conseguir entender como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo. Isso ajuda a construir ainda mais confiança entre vocês. Vale ressaltar que essas recomendações para filhotes também servem para os pets mais velhos.

filhote cheirando tapete higiênico
Agora que você já sabe como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo, que tal comprar os melhores produtos na Petz? Você pode acessar nosso pet shop on-line ou visitar uma das nossas lojas físicas e contar com a ajuda dos nossos especialistas para escolher a melhor opção para o seu bichinho!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

2 comentários em "Entenda como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo!"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog