Gatos

Como saber que o gato está com verme sem exame?

Publicado em 17 de abril de 2024

Tempo de leitura: 5min

Mesmo aquele gatinho que nunca sai de casa está sujeito a ter parasitas internos e externos. Então, tem como saber que o gato está com verme sem fazer exame? Venha desvendar esse mistério!

gato pode comer uva passa2

Um tutor mais experiente já pode ter percebido que, quando o bichano está parasitado, é comum ele apresentar ao menos um episódio de diarreia. No entanto, isso não é uma regra. Se você está se perguntando se tem como saber que o gato está com verme, continue acompanhando para descobrir!

Vermes que infectam o intestino dos gatos

Entre os parasitas intestinais que podem infectar os gatos, existem dois grandes grupos de vermes: os redondos e os chatos. Dos que afetam os animais de estimação, eles são os mais comuns.

Eles receberam esses nomes devido ao formato do corpo. Os redondos são cilíndricos, enquanto os chatos são, literalmente, achatados, como uma fita. Veja, a seguir, alguns exemplos de infecções com esses vermes e os sintomas mais evidentes.

Vermes redondos do gato

Existem muitos vermes redondos que podem parasitar os gatos. Os mais comuns são o Ancylostoma sp. e o Toxocara sp. Eles ficam alojados no intestino do animal. Os sintomas da infecção podem ser confundidos com os de outras doenças, portanto, é necessário ficar atento.

Como saber que o gato está com verme redondo? Os sinais incluem vômito, diarreia, flatulência, perda de peso, cólica abdominal, falta ou aumento de apetite e pelos eriçados e sem brilho.

Nos casos mais graves, os parasitas podem provocar anemia com palidez das mucosas, fezes com sangue, edema (inchaço) e acúmulo de líquido na barriga, principalmente em filhotes ou animais debilitados.

Ancylostoma sp.

Esse é um parasita pequeno e fino como um fio de cabelo, de coloração cinza, que se alimenta do sangue da mucosa do intestino. Uma grande quantidade desse verme em gato pode causar uma infecção grave com sangramento intestinal.

A transmissão ocorre por meio de água ou alimentos contaminados, da mãe para o filhote (pela amamentação) e pela penetração ativa das larvas pela pele. Esta última forma, quando ocorre em humanos, causa o bicho geográfico.

Quando a larva do Ancylostoma sp. é ingerida (pelo gato ou pelo humano), ela passa ilesa pelo estômago e se aloja no intestino delgado, onde cresce até virar adulta. O verme possui pequenos dentes para se fixar na mucosa e sugar o sangue do hospedeiro.

gato deitado de lado com barriga pra cima

Toxocara sp.

Dentro do gênero do Toxocara, existem dois parasitas mais comuns: o Toxocara cati e o Toxocara leonina. Eles fazem parte da família Ascaridae. Esse nome lembra alguma coisa? Pois é, eles são parentes da Ascaris lumbricoides, a lombriga que acomete os humanos!

Esses parasitas longos se parecem com um macarrão espaguete. Quando infectam o pet, é comum ver as fezes de gato com verme. Em casos de infestação intensa, eles podem aparecer no vômito do bichano também.

A infecção é mais vista nos filhotes, principalmente os que estão em situação de rua. Às vezes, toda a ninhada é acometida, e os bebês ficam com a barriga muito aumentada. Então, tem como saber que o gato está com verme desse tipo. Fique atento a todos esses sintomas!

Vermes chatos dos gatos

Os vermes intestinais mais representativos dessa categoria de parasitas são as tênias. Elas têm o corpo muito comprido, todo segmentado. Quando esses filamentos estão maduros, são liberados pelas fezes no meio ambiente com dezenas a centenas de ovos.

Um sinal característico dessa infecção é a presença desses filamentos nas fezes do gatinho com verme, ou saindo ativamente pelo ânus do animal. Eles podem cair nas cobertas, na cama e por onde o felino passa, ou mesmo ficar presos nos pelos.

Dipylidium caninum

Esse é um dos vermes que surpreendem os tutores: “estão saindo vermes do meu gato”! A tênia Dipylidium caninum é o parasita mais comum entre caninos e felinos e é transmitida por uma pulga infectada.

Porém, não é a picada da pulga que transmite a doença. Quando o pet sente a presença dela no corpo e se coça com a boca, pode engoli-la e se infectar. A larva da tênia, presente no corpo do inseto ingerido, vai direto para o intestino do gato.

Lá, cresce e desenvolve os filamentos. O ciclo se completa quando estes são liberados no ambiente e ingeridos pelas larvas da pulga. Esse é um parasita que também acomete o homem.

Tratamento das verminoses dos gatos

O tratamento das verminoses é feito pela administração de um vermífugo para gatos. Os medicamentos de largo espectro, ou seja, que exterminam mais de um tipo de parasita, são os mais indicados quando o tutor não sabe qual verme está infectando o animal.

Porém, melhor que tratar de uma infestação de vermes no seu bichano, o ideal é preveni-la. Por isso, evite oferecer alimentos para ele sem a devida higienização e só forneça água filtrada ou fervida. Além disso, para evitar a tênia, seu gato precisa estar livre das pulgas!

gato tem medo de fogos3

Então, você viu que tem como saber que o gato está com verme. É possível ver os parasitas nas fezes ou nos vômitos do bichano. Não se esqueça que somente o veterinário pode dar o diagnóstico correto da verminose. Por isso, agende uma consulta com um especialista para manter a saúde do seu felino em dia!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog