Dicas

Dois gatos podem usar a mesma caixa de areia?

Publicado em 25 de julho de 2021

Tempo de leitura: 4min

Dificilmente, quem adota o primeiro bichano fica só com um. Os felinos são tão apaixonantes que, quando o tutor nota, já está com dois, três, quatro… Aí começam as dúvidas: será que dois gatos podem usar a mesma caixa de areia? Há algum problema em relação a isto?

dois gatos podem dividir caixa de areia

Independentemente de ter um ou mais gatos, é sempre importante lembrar de duas coisas: eles são territorialistas e gostam de tudo limpinho. Por isso, há alguns cuidados que você precisa ter quanto à caixinha de gato

Assim, se você tem vários bichanos em casa, siga a sua leitura para conferir dicas e descobrir se dois gatos podem usar a mesma caixa de areia ou não! 

Será que dois gatos podem usar a mesma caixa de areia?

Os gatos domesticados interagem o tempo todo e tornam-se grandes amigos, pelo menos, na maioria das vezes. Sendo assim, eles compartilham a cama do tutor, divertem-se no mesmo arranhador e até trocam os comedouros quando consomem a mesma ração. 

Seja como for, esses gatos costumam tornar-se grandes amigos, compartilhando a casa toda. Então, dois gatos podem usar a mesma caixa de areia, certo?

Desde que ambos sejam saudáveis e se sintam confortáveis, não há problema em, por vezes, compartilharem o mesmo espaço para fazer xixi e coco. Entretanto, isso não quer dizer que ter apenas uma caixa de areia basta. É preciso investir em mais caixinhas, mesmo que você só tenha um gatinho em casa! 

Quantas caixas de areia é preciso ter em casa?

Os gatos podem dividir caixa de areia, mas isso não quer dizer que eles sempre vão gostar disso. Algumas vezes, eles mesmos decidem compartilhá-la. Já em outras, cada um usa a sua com tranquilidade.

Mesmo porque o bichano não vai querer pisar ou defecar em um local que já está sujo. Se outro felino fez as necessidades e ainda não deu tempo do tutor limpar a caixinha, o pet não vai gostar.

Por isso, para garantir que eles terão um local adequado para defecar, não adianta apenas colocar uma caixa de areia para gatos grande. É preciso ter uma caixa por pet mais um.

dois gatos podem dividir caixa de areia

Mesmo sabendo que dois gatos podem usar a mesma caixa de areia, a regra também vale para a dupla. Então, se você tem 2 gatos, deverá comprar três caixas de areia. Já se tiver 8 gatos, adquira 9 caixas de areia e assim por diante.

Quantas vezes devo limpar a caixa de areia?

Agora que você sabe que dois gatos podem usar a mesma caixa de areia, mas é preciso oferecer mais caixas, fique atento à limpeza. Mesmo que você tenha dois pets e três caixas, a higienização deve continuar sendo bem realizada.

Limpe a caixa de areia, pelo menos, duas vezes ao dia. Para isso, você pode usar a pá apropriada. Não se esqueça de retirar não apenas o coco, mas também a areia com xixi. Nesse caso, os torrões serão formados.  

Além da limpeza, periodicamente, será preciso trocar toda a areia das caixas, lavando e secando o recipiente. Esse período varia muito de acordo com o produto usado, a quantidade de gatos e até o fato dos pets serem castrados ou não.

Se você tem um gato macho não castrado, por exemplo, provavelmente, ele vai espirrar xixi na beirada da caixa de areia. Assim, mesmo limpando, por vezes, acaba sendo preciso trocar tudo semanalmente, para lavar bem a bandeja e retirar o cheiro.

Também há muita diferença entre os tipos de areia. Enquanto algumas acabam não formando bons torrões de xixi e precisam ser completamente trocadas semanalmente, outras podem durar até 15 dias. Por isso, caberá ao tutor avaliar, visando sempre deixar tudo bem limpinho.

Qual é o melhor tipo de caixa de areia para gatos?

Atualmente, é possível encontrar diversas alternativas para colocar areia para gato, desde as tradicionais bandejas retangulares até os banheirinhos com direito à porta e tudo. A dica é ter mais de um tipo e observar o comportamento dos gatos.

Dois gatos podem usar a mesma caixa de areia por preferirem aquele objeto. Nesse caso, você já sabe que a próxima deverá ser daquele modelo. Assim, cada um deles terá uma caixinha para usar. 

Na hora de escolher, também leve em consideração o local no qual a caixa ficará. Os animais gostam de privacidade para defecar e urinar. Por isso, uma caixa no estilo bandeja deve ser colocada em um local com pouco movimento de pessoas, no qual os animais se sintam seguros.

dois gatos podem dividir caixa de areia

Embora também devam ficar em um local estratégico da casa, as caixas cobertas em cima e nas laterais acabam dando mais privacidade. Por isso, existem os pets que preferem esse tipo. Seja qual for a sua escolha, na Petz, você encontra!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog