Gatos

Descubra se gato pode comer casca de batata!

Publicado em 20 de agosto de 2023

Tempo de leitura: 5min

Muito consumida no dia a dia dos brasileiros, a batata é saborosa e pode ser preparada de inúmeras maneiras. Por fazer parte da rotina alimentar das pessoas, ela também é oferecida aos pets. Porém, será que o gato pode comer casca de batata sem nenhum prejuízo?

gato comendo em tigela

É difícil resistir quando aqueles olhinhos e miados pidonhos querem comer alguma coisa diferente. Os tutores também podem querer agradar e variar um pouco o cardápio do pet, ficando com dó de dar somente a ração todos os dias.

Ainda bem que o gato pode comer batata! Esse alimento pode ser incorporado na dieta do bichano, mas alguns cuidados são necessários para não colocar a saúde do bigodudo em risco, como retirar a casca. Continue a leitura para conferir mais detalhes!

Benefícios da batata

A batata é um tubérculo originário da América do Sul. Ela possui alguns nutrientes importantes para os pets, como vitaminas do complexo B, C e E, que auxiliam na produção de colágeno e no fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, ajuda na absorção de ferro e previne danos celulares.

É possível oferecer batata ao gato?

Mesmo que a batata seja nutritiva, não faz parte da dieta natural dos gatos. A principal composição é o carboidrato, que pode não ser indicado para animais acima do peso ou diabéticos.

Como o gato é um animal carnívoro, o mais importante é receber fonte de proteínas e gorduras para se desenvolver e continuar saudável. Pensando assim, não é necessário adicionar a batata na alimentação do bichano. Por outro lado, se o seu pet ama esse tubérculo, há maneiras seguras de oferecê-lo.

Como oferecer batatas para o gato sem riscos?

De um modo geral, você pode dar batata para gato, mas é necessário seguir algumas instruções. Primeiro, a casca deve ser retirada, pois pode estar contaminada com microrganismos patogênicos (que causam doenças) ou agrotóxicos.

gato em cobertor

Dependendo do tipo de contaminação, a lavagem e o cozimento podem diminuir os riscos, mas não eliminam as chances de acidente por engasgo. Sendo assim, para se livrar de qualquer possibilidade de comprometer a vida e a saúde do bigodudo, é melhor descascar.

Outra recomendação é que a batata não seja dada crua, pois contém uma substância chamada solanina, extremamente tóxica. Água em temperatura elevada elimina essa substância. Assim, o gato come comer batata cozida sem correr o risco de se intoxicar.

O gato pode comer batata-doce?

A batata-doce pode fazer parte de uma alimentação mais saudável para os seres humanos e servir como petisco para os pets, desde que o tutor siga os mesmos cuidados da batata-baroa, retirando a casca e cozinhando.

O gato pode comer batata-frita?

Qualquer tipo de fritura faz parte dos alimentos que gatos não podem comer. Opções gordurosas podem irritar o intestino e causar diarreia, gases e desconforto abdominal.

Preparo da batata

Como visto, o gato pode comer casca de batata e se contaminar ou engasgar. Então, siga as orientações de segurança para preparar esse petisco tão saboroso. Os primeiros passos são descascar e lavar o vegetal em água filtrada. A batata deve ser cozida até ficar bem molinha. Não use alho, cebola ou nenhum outro tipo de condimento, pois causam anemia e podem ser tóxicos.

Sirva a batata em pequenos pedaços para o gato mastigar bem os alimentos. Outra opção é fazer um purê, que pode ser misturado à ração ou oferecido puro.

Cuidado com a quantidade

Se for bem cozida, sem tempero e sem casca, a batata não está entre os alimentos tóxicos para gatos. Por outro lado, é um alimento bastante calórico! Pensando nisso, mesmo a batata-doce, só deve ser oferecida semanalmente.

Para os bigodudos acima do peso ou diabéticos, é melhor não dar a batata em nenhuma circunstância, pois o carboidrato se transforma em açúcar no sangue e pode agravar o quadro clínico. Sempre busque orientação do médico-veterinário antes de variar a dieta do pet, principalmente se há alguma doença concomitante.

Há opções de petiscos naturais com menor teor de calorias que podem ser mais benéficos que a batata. Algumas frutas e verduras, como maçã, banana, cenoura, abobrinha, são alguns exemplos.

Alimentos que gato não pode comer

Com a intenção de variar o cardápio alimentar, alguns tutores podem sair um pouco da rotina e oferecer comidas que os gatos não podem comer, mesmo que seja um pedaço pequeno.

Oriente toda a família e as pessoas que convivem com o bigodudo (principalmente as visitas) que o gato não pode comer casca de batata, chocolate, uva, uva-passa, abacate, café e comidas temperadas.

imagem de batatas

O gato pode comer casca de batata ou outro alimento tóxico acidentalmente. Então, sempre busque atendimento veterinário se observar qualquer alteração no comportamento do pet. Acesso o blog da Petz e confira quais alimentos são seguros para o seu amigo peludo!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog