Gatos

Saiba se gato pode comer farinha de mandioca

Publicado em 11 de novembro de 2023

Tempo de leitura: 5min

A farinha de mandioca é um alimento muito comum e usado no Brasil para o preparo de diversos pratos. Há quem defenda que a farinha é vilã das dietas, pois favorece o aumento de peso. Por outro lado, é bastante nutritiva. Então, será que o gato pode comer farinha de mandioca?

gato pode comer farinha de mandioca

Alguns tutores podem querer variar o cardápio do pet de vez em quando, buscando alternativas que complementam a alimentação. Porém, nem tudo que os seres humanos consomem pode ser oferecido aos animais, mesmo que contenha nutrientes.

Para compreender melhor o que os gatos podem comer além da ração, é necessário entender como é possível alimentar os bichanos de forma saudável e até divertida, sem prejudicar a saúde. Confira as dicas.

O gato pode comer farinha?

Os gatos são animais carnívoros obrigatórios, o que quer dizer que, quando estão na natureza, sem a intervenção humana, se alimentam principalmente de proteína animal, caçando as presas. Portanto, o organismo e o sistema digestivo não estão preparados para absorver e aproveitar boa parte dos alimentos humanos.

Sendo assim, surge a dúvida se gato pode comer farinha de mandioca. A recomendação é que esse alimento não faça parte da dieta do bichano, ao menos, não dessa forma. A farinha de mandioca não apresenta boa digestão para os pets, podendo causar constipação.

Outro alimento que deve ser evitado, mas é bastante comum no dia a dia é a farinha de trigo, principal ingrediente de pães e bolos. Por ser rica em carboidratos, pode contribuir para o ganho de peso, além de não apresentar valores nutritivos para a saúde do pet.

Como alimentar adequadamente o gato?

O que pode dar para gato comer com toda tranquilidade é a ração destinada para o bichano. Nela, estão os nutrientes necessários e balanceados para garantir que o gato se desenvolva e mantenha a saúde de forma eficiente.

Oferecer a ração de acordo com a faixa etária e as particularidades individuais de cada gatinho é a melhor maneira de alimentar adequadamente o pet. Como a ração é elaborada por profissionais especializados em nutrição, atende todas as necessidades do bichano.

Além da ração, o que mais é possível dar para o gato?

Muitos tutores querem saber se gato pode comer farinha de mandioca para variar o cardápio do pet. Porém, há muitas opções mais seguras de alimento que agradam ao bichano, como a própria mandioca.

O gato pode comer mandioca e se beneficiar dos nutrientes contidos nela sem maiores problemas, desde que o tutor sirva porções pequenas, apenas como petiscos, nunca substituindo a ração, principal refeição.

gato pode comer farinha de mandioca

Além da mandioca, o gato pode comer outras fontes de carboidrato, como batata-doce, inhame e batata baroa. Para ele não enjoar de determinado alimento, vale intercalar as opções no dia a dia.

Não esqueça que frutas, legumes e outros vegetais também são excelentes opções de petiscos e podem ser substituídos por recompensas artificiais, como bifinhos e biscoitos. Maçã, banana, melão, cenoura, pepino e abóbora são seguros para o bichano.

Quais são os benefícios da mandioca?

Agora que você sabe que o gato pode comer farinha de mandioca e se prejudicar, que tal oferecer a própria mandioca como petisco para agradar ao pet de uma forma deliciosa e nutritiva? Confira os benefícios:

  • efeito anti-inflamatório;
  • auxílio na reconstrução muscular;
  • auxílio na síntese de proteína;
  • ação antioxidante;
  • auxílio no processo digestivo;
  • ajuda na visão;
  • atuação no crescimento e no desenvolvimento ósseo;
  • atuação na sustentação de ossos e dentes.

Como preparar e oferecer a mandioca para o gato?

O gato pode comer macaxeira (como a mandioca é conhecida em algumas regiões do Brasil), mas somente cozida, nunca crua. O cozimento elimina uma toxina presente na casca, que pode intoxicar o bichano se for ingerida em grande quantidade.

Portanto, sempre retire a casca e as folhas da mandioca. Evite dar a mandioca frita, por conter muita gordura e só trazer malefícios para a saúde. Não utilize temperos, como sal, cebola e alho, porque eles também são tóxicos para os pets.

Mais uma vez, é importante ressaltar que nada substitui a ração ou a comida caseira elaborada por um médico-veterinário especialista em nutrição. Porém, pode ser divertido e saudável oferecer a mandioca ou outro petisco em quantidade ideal, que não seja tóxico para os animais.

A farinha de mandioca e a caixa de areia

A farinha de mandioca está entre os alimentos que o gato não pode comer, mas ela pode ser utilizada na caixa de areia, com o intuito de diminuir o odor das fezes e da urina. Basta colocar uma pequena quantidade misturada à areia para gato e deixar o bichano utilizar a caixinha normalmente.

gato pode comer farinha de mandioca

Agora, você já sabe se gato pode comer farinha de mandioca, aprendeu que existem muitos petiscos que podem ser oferecidos em vez desse alimento. Você encontra tudo para o seu bichano no site da Petz. Não deixe de acessar!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog