Bem-Estar

Gatofilia: conheça tudo sobre os clubes mundiais dos felinos

Publicado em 12 de agosto de 2019

Tempo de leitura: 4min

Se você é tutor de um fofo bichano, com certeza, já deve ter se perguntado sobre a história e origem dos gatos. Para conhecer a fundo como esses amigos felpudos surgiram, os clubes de felinos e para reconhecê-los temos a gatofilia!

Confira, a seguir, saiba o que é gatofilia e conheça os principais clubes de estudos e reconhecimento dos felinos!

gatofilia felinos

O que é e a gatofilia?

A gatofilia nada mais é do que o reconhecimento de incontáveis clubes de gatos. Eles são responsáveis por identificar as regiões onde surgem os bichanos, além da descoberta de raças de gatos e unirem organizações preocupadas em garantir o melhor para esses pets.

Entre os clubes mais famosos, nove integram a World Cat Congress. A confederação internacional reúne as maiores federações e associações de gatos de raça espalhadas pelo mundo inteiro.

Fundada em 1994, a confederação realiza, anualmente, exposições e reuniões com chefes de clubes. O objetivo é debater sobre propostas relacionadas a assuntos veterinários, apresentação de raças, bem-estar animal e muito mais!

Os primeiros registros de gatofilia

O primeiro registro que se tem da gatofilia, aconteceu ainda em 1868, no Crystal Palace, em Londres. Foi organizada por Fred Wilson, o superintendente do departamento de história natural no centro de exposição.

Na época, apenas 65 espécies de gatos participaram da reunião.

Porém, com o passar dos anos, o evento ganhou fama. Em 1871, o inglês Harrison William Weir organizou uma bem sucedida exposição de gatos que recebeu mais de 150 apresentações de diferentes criadores e raças.

Não à toa, o artista ficou conhecido como “o Pai da Gatofilia”. Isso, porque Weir não só promoveu a gatofilia como também escreveu um dos livros mais famosos sobre felinos, intitulado Nossos gatos e tudo sobre eles.

gatofilia

Associações de gato em todo o mundo!

As exposições do Crystal Palace tornaram-se populares e chamaram a atenção de outros lugares fora da Inglaterra. P, o evento acabou por tomar conta também da Europa Ocidental.

Em seguida, já era possível encontrar clubes de gatos e exposições em diferentes cantos do mundo. Na França, por exemplo, a primeira exposição aconteceu em 1869, já as terras belgas receberam o evento pela primeira vez em 1891. Enquanto a grande Alemanha sediou a exposição em 1870.

Gatofilia: principais organizações

Como já citado, a World Cat Congress é a maior confederação de clubes de gatos do mundo. Por essa razão, possui um seleto grupo de integrantes. Ao todo, são apenas nove organizações membros e entre eles estão:

Cat Fanciers’ Association

Essa organização para gatos foi criada em 1906, nos Estados Unidos. Atualmente,  é a maior do mundo quando se trata de felinos de pedigree.

The International Cat Association

Outra associação com base nos Estados Unidos, a TICA, como é conhecida, foi fundada em 1979. Hoje em dia, é considerada como o maior registro genético de gatos do mundo.

Fédération Internationale Féline

Conhecida como FIFe, a Federação Internacional Felina surgiu em 1949 na Europa. A associação possui cerca de 43 organizações membros espalhadas em países da Europa, América do Sul e Ásia.

World Cat Federation

Fundada no Rio de Janeiro, em 1988, a associação possui forte influência na América Latina e Europa Ocidental. Atualmente, sua base concentra-se na Alemanha.

Governing Council of the Cat Fancy

Considerada a maior organização de registro de gatos com pedigree do Reino Unido, a GCCF foi fundada na Inglaterra, em 1910.

Australian Cat Federation

Com base na Austrália, a federação foi criada em 1972 e tem como foco reconhecer novas raças de felinos.

Co-ordinating Cat Council of Australia

As primeiras reuniões desse conselho ocorreram por volta de 1979. A partir de então, a organização tem se dedicado aos felinos.

Southern African Cat Council

Especializada em registros de gatos na África do Sul, a organização foi criada em 1945 como General Council of The Associated Cat Clubs. Apenas em 1966 recebeu o nome atual, após ser reestruturada.

New Zealand Cat Fancy

Fundada na década de 1970, a NZCF é a principal organização de registro de gatos e clubs na Nova Zelândia. Sendo responsável pela exibição de felinos domésticos de pedigree.

gatofilia pets

Agora que você já conhece melhor o que é a gatofilia e quais os serviços realizados pelos clubes dessas exposições, pode aproveitar para adotar um felino de acordo com raça e especificações.

Não é o máximo saber tudo sobre gatos? Em nosso blog você acompanha esse e outros conteúdos fantásticos sobre o mundo dos bichanos!

Aproveite também que no Pet Shop da Petz é possível encontrar produtos como arranhadores, caminhas, rações e brinquedos para seu felino! Procure a unidade mais próxima de você e venha nos fazer uma visita!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog