Gatos

Hábito felino: saiba por que os gatos enterram as fezes

Publicado em 22 de março de 2024

Tempo de leitura: 5min

Ter um gatinho em casa é se deparar com situações inusitadas, seja porque o bichano derrubou algo da prateleira, se escondeu dentro do armário ou só dormiu o dia todo! De qualquer forma, os felinos têm hábitos únicos da espécie, e um deles é o de esconder dejetos! Já parou para pensar por que os gatos enterram as fezes?

como limpar a caixa de areia do gato 3

Esse é um comportamento curioso dos bichanos, que preferem usar areia ou terra como banheiro para poder enterrar o cocô. Há quem defenda que os gatos enterram as fezes por motivos de higiene, já que são bem cuidadosos quando o assunto é limpeza, mas será o único motivo? Venha descobrir!

Por que os gatos enterram as fezes?

Embora os hábitos de higiene estejam relacionados a muitas coisas que os felinos fazem, essa não é a principal razão por que os gatos enterram as fezes. Apesar de se lamberem muito e gostarem de se manter limpinhos, esconder o cocô é algo mais intuitivo.

Embora os bichanos, muitas vezes, pareçam animais completamente habituados à vida doméstica, eles ainda carregam heranças genéticas selvagens. Por isso, mesmo que já convivam há tanto tempo com as pessoas, eles ainda apresentam comportamentos da época em que viviam na natureza.

Na natureza, o gato precisa se proteger!

Isso mesmo! O gato enterra fezes para se proteger! No mundo selvagem, o felino geralmente faz um buraco para defecar e esconder seus dejetos. Assim, outros animais de outras espécies e até mesmo outros bichanos não conseguem farejá-lo e rastreá-lo, ou, ao menos, têm mais dificuldade para isso.

Em outras palavras, o motivo por que os gatos enterram as fezes é não deixar odores que sirvam como pistas, aos predadores ou concorrentes, de que eles passaram pela região.

Pelas fezes, outros animais também podem identificar as condições de saúde do bichano. Sendo assim, como método de proteção e sobrevivência, o instinto dos gatos é enterrar as fezes e passar despercebidos. Essa é uma característica primitiva que os felinos domesticados ainda mantêm.

como limpar a caixa de areia do gato

Todos os felinos enterram as fezes?

Sabia que nem todos os felinos enterram as fezes? Embora os selvagens, como tigre e onça, compartilhem muitos hábitos com gatos domésticos, eles não costumam enterrar as fezes.

Grandes predadores como eles costumam deixar os excrementos expostos para demarcar território e afastar qualquer outro animal interessado em viver nas suas demarcações. Portanto, esconder o cocô é um hábito bem particular dos nossos bichanos domesticados.

Meu gato não enterra fezes, isso é normal?

Agora que você já sabe por que os gatos enterram as fezes, pode estranhar se o seu bigodudo não faz isso, afinal, é um comportamento normal e esperado! Por esse ser um instinto muito preservado na espécie, é importante ficar atento.

Geralmente, os gatos que não enterram as fezes podem estar passando por algum momento de incômodo. É possível que eles estejam se sentindo ameaçados e ansiosos pela convivência com outros animais, por exemplo, e sintam que precisam competir por território ou comida.

Se você notar que o bichano não segue o instinto de enterrar os dejetos, a causa pode ser alguma falha sua no manejo do animal (como disponibilidade de caixa de areia, por exemplo), um problema de saúde do pet ou até mesmo uma característica própria dele. Isso pode não ser uma questão grave, mas é importante investigar.

Além disso, se você encontrar as fezes do gato fora da caixa com frequência, é muito importante conversar com o médico-veterinário para avaliar questões comportamentais e de saúde e analisar o ambiente em que o bichano vive. O profissional vai identificar o motivo desse comportamento e se há algum problema.

Como estimular o gato a enterrar as fezes

Como vimos, o instinto de proteção é a razão por que os gatos enterram as fezes, e manter esse comportamento é muito saudável para o pet. Para que o bichano consiga expressar esse hábito naturalmente ou para estimular os que não escondem os dejetos, podemos fazer alguns ajustes no dia a dia. Confira!

Disponibilizar mais caixas de areia pela casa

Se o seu gato não está enterrando as fezes, é possível que ele não esteja gostando do cômodo onde a caixa de areia está. Dê opções para que ele use o banheiro em locais distintos e observe se ele tem preferência por algum local da casa.

Também é importante que cada bichano da casa tenha uma caixa e meia de areia à disposição. Por exemplo, em uma família com dois gatos, deve-se ter pelo menos três caixas espalhadas pelos cômodos.

Trocar a areia e a caixa

Todo tutor de felinos sabe que eles são um pouco sistemáticos. Talvez o motivo de você encontrar fezes de gato pela casa seja o tipo de areia usada ou o modelo da caixa. Se o bichano não gostar de algum desses aspectos, pode defecar fora do local adequado ou, até mesmo, não evacuar. Nesse caso, é preciso testar outros produtos e marcas.

Diminuir o estresse

Na natureza, os gatos escondem os dejetos para evitar que predadores os rastreiem pelo cheiro. Porém, se seu bichano está deixando as fezes descobertas, pode ser um sinal de que ele quer competir com algum outro felino ou marcar território.

Se seu gato for filho único e não conviver com outros frequentemente, a presença de visitas constantes ou a necessidade de se adaptar a um novo ambiente pode ser a causa do problema. Nessas situações, é necessário enriquecer o ambiente com brinquedos e atividades que melhorem o bem-estar do pet.

como ensinar o gato a usar caixa de areia

Se gostou de saber por que os gatos enterram as fezes e tem curiosidade para entender ainda mais sobre o comportamento desses animais, não deixe de acessar o blog da Petz para mais conteúdos como este!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog