Gatos

Saiba tudo sobre a insuficiência renal em gatos!

Publicado em 02 de outubro de 2023

Tempo de leitura: 5min

O tutor de um bichano deve saber como cuidar do pet em diversas situações de sua vida. Por isso, hoje vamos falar sobre a insuficiência renal em gatos, uma das doenças mais comuns na espécie!

Por que os gatos se lambem

Os rins são órgãos multifuncionais. Eles auxiliam no controle de substâncias, como potássio, sódio e magnésio. Também ajudam nas questões hormonais, no equilíbrio ácido-básico do organismo e no ajuste da pressão arterial. Assim, são órgãos muito importantes!

O que é a insuficiência renal em gatos e por que ela ocorre?

Não são só os gatos que podem ser acometidos por essa doença. No entanto, devido à combinação de alguns fatores, eles são bastante suscetíveis ao problema, que é caracterizado pela perda das unidades funcionais dos rins, conhecidas como néfrons.

De acordo com o Dra. Aline Soares, médica-veterinária da Petz, um dos principais motivos para o problema renal em gatos tem origem fisiológica. “Gatos têm aproximadamente 200 mil néfrons. Já os cães apresentam mais de 400 mil”, conta o especialista.

Segundo o Dra. Soares, a insuficiência renal em gatos acontece porque, na natureza, os felinos se alimentam de pequenas caças, comidas que são naturalmente úmidas. Em casa, a administração de rações secas, aliada a uma baixa ingestão hídrica, sobrecarrega os rins. Alguns sintomas da insuficiência renal em gatos são apetite seletivo, aumento da ingestão hídrica e do volume urinário, e urina mais clara que o normal.

Sintomas da insuficiência renal em gatos

Conforme a doença avança e as unidades funcionais dos rins ficam mais comprometidas, os sintomas de problemas nos rins em gatos se tornam mais graves, podendo causar: anorexia, anemia, hipertensão, perda de peso progressivo, desidratação e alterações gastrointestinais, como vômitos e diarreia.

Diagnóstico da doença

Apenas a presença dos sintomas mencionados não é suficiente para obter um diagnóstico de gato com problema nos rins. A Dra. Aline Soares explica que, além da análise do histórico do paciente e da realização de exames clínicos, são necessários alguns exames laboratoriais e de imagem.

“Hoje, já se utiliza o SDMA (dimetilarginina simétrica) como ferramenta para um diagnóstico mais precoce e preciso em relação à creatinina”, explica o especialista. Segundo ele, esse exame é capaz de identificar casos a partir da perda de 25% da função renal nos gatos.

Dicas para ajudar na prevenção e no tratamento da doença

Os gatos são exigentes e não comem ou bebem qualquer coisa. Entender as necessidades da espécie é a chave para mantê-la bem hidratada e alimentada, prevenindo muitas doenças e auxiliando no tratamento da insuficiência renal em gatos.

Por que os gatos se lambem 2

Comida fresca é melhor!

De nada adianta encher o pote de comida do bichano pela manhã, pois o motivo é o olfato dele. A comida colocada uma vez ao dia perde o cheiro (e também a crocância). Sendo assim, o pet prefere a ração recém-saída do pacote. Deixe-a longe da água, para os odores não se misturarem.

Além disso, em contato com o ar, a ração passa por um processo de oxidação e perde alguns nutrientes importantes, como vitaminas e gorduras. Isso também altera o sabor e o odor da comida.

Alimentação

Os gatos têm comportamento petiscador, fazem em média cerca de 20 refeições ao dia. Portanto, a não ser que haja alguma comorbidade que contra-indique a alimentação ad libitum (à vontade), o ideal é deixar a ração seca sempre disponível e ter horários apenas para a ração úmida.

Os gatos preferem a água em movimento

Os bichanos são espertos e usam muito seus instintos. Dessa forma, eles preferem a água corrente ao pote onde a água fica parada. Assim, o ideal é ter uma daquelas fontes que mantêm a água em movimento, sempre limpa e fresca.

Gatos são bebedores de água por oportunidade

Uma forma de fazer o bichano se hidratar é manter diversas fontes pelo caminho dele, o que aumenta a chance dele parar para beber água. Eles só se desviam do caminho para beber água quando estão com muita sede.

Água extra

Você já entendeu a importância da água na prevenção da insuficiência renal em gatos. Para garantir a ingestão desse líquido, uma boa dica é fornecer as rações úmidas misturadas com água.

Banheiro não é lugar de comer

Não é comum conhecer alguém que come enquanto está no banheiro, então por que o bichano deveria fazer isso? Manter a comida e a água longe da caixa de areia é algo que deve ser respeitado!

Promovendo a paz entre os bichanos

Animais estressados são mais predispostos a adoecer. Sendo assim, promova a paz em sua casa. Coloque os comedouros e bebedouros longe uns dos outros, assim como evite esses potes compartilhados. Se cada um tiver o seu, a chance de brigas é menor.

Isso também vale para a caixa de areia. Existe até uma fórmula para determinar o número delas: n+1, sendo n o número de gatos na casa. Então, se você tem 3 gatos, precisa de quatro caixas de areia à disposição dos bichanos!

memoria dos gatos 3

Não esqueça que prevenir é sempre o melhor remédio para a insuficiência renal em gatos e outras doenças. Nunca deixe de levar o bichinho ao veterinário. Um check-up ao menos uma vez por ano é essencial. Procure uma clínica das lojas da Petz mais próxima de você e agende já uma consulta!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

2 comentários em "Saiba tudo sobre a insuficiência renal em gatos!"

  1. Boa tarde, gostaria de saber sobre tratamento com ozônio, para sarna negra em cães.
    Qual melhor tratamento
    Via e quantidade de ozônio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog