Tamanho de gato: confira 5 perguntas e respostas sobre o assunto!

Postado por PETZ, em 30/06/2019

Curiosidades
Tamanho de gato: confira 5 perguntas e respostas sobre o assunto!

Levar um pet para casa é uma grande responsabilidade que certamente vai mudar sua vida para melhor! E, ao adotar um gatinho, é normal e muito excitante imaginar como ele será quando estiver mais velho, qual será tamanho de gato que ele se encaixa? Ele vai crescer muito? Como ficará quando for adulto?

Para responder estas e outras perguntas, convidamos a médica-veterinária da Petz Dra. Anna Carolina Massenzi. Preparado? Continue lendo para conhecer 5 perguntas e respostas sobre o crescimento de gatos!

1. Que idade o gato para de crescer?

Esta pergunta é um tanto complicada. Isso porque os gatos costumam se desenvolver até aproximadamente um ano de vida. Porém, pela estrutura dos felinos, é possível conhecer o tamanho do gato adulto antes deste período.

“Geralmente, com 6 meses o bichano já atinge o porte que terá com sua idade adulta.”, explica a Dra. Anna Carolina. Após este período, ele continuará seu amadurecimento, mas isso não irá influenciar no tamanho de gato final.

2. É possível identificar o tamanho do gato pela pata?

Um dos métodos mais usados para descobrir o tamanho do cachorro quando for adulto é observar a pata. Mas será que essa técnica também é possível com todas as raças de gatos?

Segundo a Dra. Anna Carolina, no caso dos felinos a história é um pouco mais complicada. “Com exceção de algumas raças, os gatos atingem um tamanho padrão na idade adulta.”, explica a veterinária.

Ou seja, diferentes dos cães, que podem ser desde mini até gigantes, os gatos de raça possuem um tamanho mais ou menos igual. Por isso, a regra da pata acaba não fazendo tanto sentido.

Entretanto, se você desejar imaginar como será seu filho de quatro patas quando for adulto, olhar para a pata pode ser uma boa ideia. “Geralmente, se o gatinho filhote tiver as patas grandes, podemos esperar que serão adultos corpulentos.”.

Mas atenção: assim como os cachorros, esta não é uma técnica certeira. “Nunca se pode ter certeza do tamanho a partir da pata.”, completa a especialista.

3. Há outra forma de saber o tamanho de gato?

Estimar o tamanho de um pet, principalmente aqueles sem raça definida, pode ser um grande desafio. A dica mais certeira é observar o tamanho dos pais. Os filhotes de gato dificilmente crescerão mais que seus genitores.

Porém, caso isso não seja uma opção válida, há uma outra dica que os veterinários recomendam. Basta acompanhar o desenvolvimento do tamanho de gato. “Os gatos de raças pequenas geralmente atingem 50% de seu tamanho até os 4 meses de idade.

Para os gatos gigantes, esse tempo aumenta para os 7 meses.”, explica a Dra. Anna Carolina. Ou seja: basta observar bem o seu gatinho. Ele provavelmente terá o dobro do tamanho que tem aos 4 meses!

4. Quando um gato é considerado adulto?

Quem tem um gato em casa sabe que estes divertidos pets continuam com um comportamento infantil mesmo depois de grande, não é mesmo? Pois saiba que isso não é só uma impressão!

Depois de seu amigo peludo ter atingido seu tamanho máximo, aos 6 meses de idade, ele ainda vai continuar amadurecendo. Na verdade, o gato é considerado adulto a partir de um ano de idade.

Isso significa que seu corpo não estará mais em desenvolvimento. Porém, não se engane! Os bichanos adoram brincadeiras e provavelmente ele ainda vai se divertir com seus brinquedos por muito tempo!

5. Raças de gatos conhecidas por seus tamanhos

A maior das raças dos gatos, assim como informado pela Dra. Anna Carolina, atingem uma altura mais ou menos padrão. Geralmente, o tamanho comum dos gatos é de 25cm, mas isso pode ser diferente a partir de características familiares.

No entanto, algumas raças se destacam por serem ou muito grandes ou muito pequenas! Os maine coons são gatos conhecidos por sua grandeza e podem atingir até 1m, se contarmos a cauda!

Além disso, estes bichanos chegam a incríveis 8kg, contra 4kg das raças pequenas. Impressionante, não é mesmo? No outro extremo temos os gatos singapura, difíceis de serem encontrados no Brasil. Estes simpáticos bichanos possuem menos de 3kg mesmo após adultos!

Agora que você já sabe como descobrir o tudo sobre gato e como descobrir seu tamanho, é hora de escolher um para levar para casa! A Petz conta com espaços exclusivos para adoção em algumas unidades. Visite a unidade mais próxima!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *