Como criar um hamster: 6 passos para um roedor em casa!

Postado por PETZ, em Atualizado em Feb 6, 2020

Bem-Estar
Como criar um hamster: 6 passos para um roedor em casa!
Tempo de leitura: 6 minutos

Hamsters são excelentes pets por diversas razões. Com um jeitinho fofo, muito charme e um tamanho pequeno, esses adoráveis roedores se encaixam em qualquer família, levando muita alegria e diversão! Se você pensa em ter um novo amigo em casa, o primeiro passo é aprender como criar um hamster.

hamster-feliz

Como esses bichinhos possuem alguns cuidados próprios, até mesmo tutores experientes podem se surpreender com o seu primeiro roedor. Neste guia, com apenas 6 passos, separamos tudo o que você precisa saber sobre cuidados com o hamster. Confira! 

1. Escolha uma boa gaiola

O primeiro passo para ser um mestre ao criar hamster é escolher uma boa gaiola. Afinal, este será o lar do seu novo amigo. Diferentemente de outros pets, os pequenos roedores raramente ficam soltos pela casa. 

Assim, é importante preparar um espaço em que ele se sinta confortável. Hoje, em lojas especializadas como a Petz, encontramos vários tipos de gaiola para hamster disponíveis, cada um com suas vantagens. Os principais são:

  • Gaiola de arame: em sua maioria, é composta de uma base de plástico e uma superfície de arame. Apesar de possuir uma boa ventilação, é mais difícil de higienizar;
  • Gaiola de plástico: seu ponto positivo é que pode ser personalizada. Normalmente, é possível ajustar o tamanho com túneis e anexos, tornando o espaço ainda mais agradável para o roedor. Entretanto, a ventilação é prejudicada,
  • Aquário: feito de vidro, costuma ser esteticamente mais bonito. Seu ponto negativo é a locomoção, já que costuma ser muito pesado e desajeitado.

O estilo de gaiola escolhido vai depender do perfil do tutor. Independentemente de sua preferência, o importante é criar um ambiente confortável para o hamster!

2. Coloque a casinha em um lugar agradável

Outro ponto importante sobre como criar um hamster é a localização da casinha de hamster, ou a gaiola. Nossos amigos roedores não conseguem mudar o lar de lugar quando se sentem desconfortáveis por algum motivo, não é mesmo?

Por isso, é necessário escolher um local agradável dentro de casa, no qual o pet e o restante da família ficarão confortáveis. Alguns pontos que você precisa levar em consideração quanto a isso são: 

  • Escolha um local protegido, verificando se a casa do seu novo amigo está longe de raios diretos do sol, vento e chuva;
  • Lembre-se de que hamsters são espécies ativas, especialmente durante a noite. Por isso, uma gaiola no quarto pode não ser uma boa ideia,
  • Evite locais muito altos, pois seu pet pode fugir e sofrer uma queda, ou a gaiola pode cair por um esbarrão desastrado.

Após escolher um local agradável e confortável, é hora de preparar a gaiola! 

hamster-casinha

3. Prepare um espaço confortável

Para que seu amigo roedor fique feliz, é fundamental preparar um espaço confortável para ele. Após escolher o viveiro para hamster, é hora de deixar o novo lar do seu pet perfeito! Assim, alguns itens serão necessários:

  • O substrato higiênico fica na base da gaiola. Além de servir como absorvente para as necessidades do pet, ainda é um espaço fofinho para ele dormir e brincar. Pode ser feito de diferentes materiais, e os mais comuns são serragem e granulados;
  • O comedouro e o bebedouro são importantes para que seu bichinho fique nutrido e saudável. Busque uma opção exclusiva para roedores, esse tipo é  preparado com materiais que não apresentam riscos ao pet;
  • Você provavelmente já viu a clássica imagem de um hamster correndo em sua roda de exercícios. Esses pets são muito ativos e adoram se exercitar,
  • Outros brinquedos são bem-vindos. Busque pontes, bolas e espaços nos quais eles possam entrar. Os roedores adoram jogos e brincadeiras.

Lembre-se de que seu roedor passará boa parte do seu tempo dentro da gaiola. Ter um lar confortável não só o deixará mais feliz, como também mais saudável!

4. Cuide da alimentação

Após preparar a casa perfeita para seu amigo roedor e realizar a mudança, é hora das preocupações do dia a dia. Entre elas, uma pergunta frequente sobre como criar um hamster é em relação à alimentação. Hoje, encontramos algumas opções exclusivas para eles. As principais são: 

  • Ração: a melhor opção para alimentação. Esse produto é elaborado por especialistas e contém tudo o que seu amigo precisa. Dê preferência por rações do tipo premium, que são produzidas com itens nobres e completos; 
  • Feno: também é um item essencial para hamsters. Se trata de um preparado de vegetais secos. Por suas características, é quase inteiramente de fibra, e é ótimo para manter o sistema digestivo do bichinho saudável, 
  • Alfafa: um ótimo alimento para roedores. Também é um vegetal seco, mas é uma erva rica em nutrientes! Deve ser oferecida como petisco, pois seu excesso pode causar problemas de saúde.

Lembrando que os dentes desses pets, assim como os de outros roedores, nunca param de crescer. Assim, eles precisam exercitar bem a mandíbula e o melhor jeito de fazer isso é comendo! Por isso, é importante oferecer uma boa alimentação para o peludinho. 

5. Estimule os exercícios

Se você já conviveu com um hamster sabe que eles são muito ativos! Por isso, estimular os exercícios é muito importante. A clássica roda de hamsters ajuda, mas não deve ser a única opção. Outro item muito indicado é a bola de exercícios, feita de plástico transparente. Ótima para seu amigo praticar as caminhadas e correr pela casa.

Com ela, o pet pode visitar outros ambientes de forma mais independente. E não se esqueça de que outros brinquedos também são bem-vindos!

Além de distraírem e desestressarem o pet, os exercícios ajudam seu sistema imunológico e melhoram a qualidade de vida. 

6. Se preocupe com a higiene

Hamsters são animais muito higiênicos. Assim como os felinos, eles mesmos cuidam de sua própria limpeza, com linguadas e cafunés. No entanto, isso não significa que você não precisa se preocupar com a higiene do seu pet. Para isso, é importante seguir alguns passos:

  • Limpe a gaiola regularmente, pois os hamsters passam quase o dia todo no abrigo. Diariamente, é necessário verificar como está o substrato higiênico, limpar as necessidades e trocar itens se for preciso;
  • Faça faxinas quinzenais na gaiola. Limpe a base, as paredes e troque todo o substrato. Aproveite para higienizar também o comedouro, o bebedouro e os brinquedos,
  • Os roedores podem até não tomar banho com água, mas adoram banho de areia. Em lojas como a Petz, você pode encontrar pó para banho a seco de roedores, ele ajuda seu amigo a se manter limpo e saudável.

Com estes 6 passos você não terá problemas na hora de aprender como cuidar do hamster! Com atenção, carinho e muito amor, seu amigo ficará contente e saudável, alegrando seu lar! 

Lembrando que, assim como outros pets, hamsters precisam de visitas regulares ao veterinário. Busque um especialista em pets silvestres para cuidar de seu roedor. 

Para buscar produtos para hamsters, conte com a Petz! No site, você encontra tudo o que precisa, além de uma equipe especializada que ficará feliz em ajudar. Caso prefira, você também pode procurar a unidade mais próxima. Venha nos fazer uma visita!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *