Conheça os principais cuidados com os dentes de hamster

Postado por PETZ, em Atualizado em Jul 8, 2020

Dicas
Conheça os principais cuidados com os dentes de hamster
Tempo de leitura: 3 minutos

Os dentes de hamster são muito importantes para a saúde física e mental desses pets, pois hamsters utilizam as estruturas dentárias para brincar, aliviar o estresse, se defender e, principalmente, se alimentar. Por isso, é importante cuidar deles para que estejam sempre saudáveis.

hamster brincando

Assim como acontece com coelhos (lagomorfos) e outros roedores, alguns dentes de hamster têm a particularidade de crescer continuamente. Tal característica promove a renovação dentária, garantindo que o dentuço possa fazer o que mais gosta: roer! 

Mas é bom ficar atento: inadequados cuidados com hamster, assim como características genéticas, podem levar o amigo roedor a ter problemas sérios de saúde. Vamos conferir alguns problemas comuns relacionados a dentes de hamster e o que fazer para lidar com eles?

1. Crescimento exagerado dos dentes

Como se sabe, os dentes do hamster não param de crescer ao longo de toda a vida do pet. Isso significa que é preciso desgastá-los para que não cresçam demasiadamente, causando feridas na cavidade bucal ou até perfurações. Além disso, podem atrapalhar a apreensão e a deglutição dos alimentos.

Para desgastar o dente do hamster com regularidade, o segredo é garantir que o pet tenha sempre o que roer. Nesse sentido, vale apostar em brinquedos, tocas e outros acessórios de madeira. Feno de capim também pode ser oferecido diariamente.

2. Má oclusão dentária

Um aspecto relevante a respeito da dentição dos hamsters é que não são todos os dentes que possuem crescimento acelerado. Na verdade, apenas os incisivos têm a tendência de crescer de maneira descontrolada. 

A má oclusão ocorre quando não há um encaixe adequado dos dentes incisivos. Esse “desencaixe” pode ser tanto genético como resultado de um crescimento inapropriado e desigual. 

Por exemplo, quando um dos dentes quebra e o outro avança por cima dele. Se isso acontecer, procure um veterinário para que ele possa aparar os dentes de maneira adequada. 

hamster em pé

3. Quebra dos dentes

Os dentes de hamster são muito resistentes. Prova disso é que eles adoram roer objetos de madeira, como tocas e brinquedos. O problema é que, quando esses acessórios não estão disponíveis, os hamsters podem acabar roendo objetos ainda mais resistentes.Tratando-se de hamsters idosos, isso pode levar à quebra dos dentes. 

Nesse caso, leve o animal ao veterinário para aparar os dentes e receber orientações de como cuidar de hamster. Além disso, a fim de garantir dentes mais fortes, uma dica é reforçar o cálcio na dieta do seu amigo. Alimentos extrusados específicos para a espécie já vêm com quantidades recomendadas desse mineral. 

No entanto, dependendo da orientação veterinária, você também pode reforçar a oferta de alfafa, um tipo de feno que, além de desgastar os dentes, também é rico no nutriente.

4. Cáries

As cáries não deveriam ser um problema recorrente em roedores. Contudo, com o aumento da oferta de guloseimas a esses pets, é cada vez maior o número de casos de hamsters com infiltração.

Entre os sintomas de cárie em hamsters estão: dificuldade para comer, salivação excessiva e inchaço na região da face. Em caso de suspeita, procure um veterinário especialista em animais silvestres.

A boa notícia é que evitar a cárie em hamsters é fácil: basta oferecer uma dieta balanceada por meio de alimentos extrusados e feno. Graças à sua textura, esses alimentos já promovem a limpeza e o desgaste natural dos dentes. 

hamster mordendo

Depois de conferir como funciona o crescimento dos dentes de hamster, confira o blog da Petz para outros assuntos de bem-estar e saúde animal!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *