É verdade que hamster sente frio? Como aquecer o pet no inverno?

Postado por PETZ, em Atualizado em Jul 8, 2020

Curiosidades
É verdade que hamster sente frio? Como aquecer o pet no inverno?
Tempo de leitura: 3 minutos

Com exceção da Região Sul, onde a temperatura em alguns municípios pode ficar abaixo de zero, o Brasil não é um país conhecido por invernos muito rigorosos. Mesmo assim, há dias em que a temperatura cai e nos obriga a reforçar o cobertor e o agasalho, levantando a dúvida de quem tem um roedor em casa: será que hamster sente frio?

hamster na mão de tutor

Algumas espécies de hamster sentem mais frio que outras

Antes de responder se hamster sente frio, é preciso ter em mente que esses roedores não são todos iguais. Aqui, no Brasil, as principais espécies comercializadas são: hamster sírio e anão russo, cada uma com origem no país que lhe dá nome ou em regiões próximas.

Se você é chegado em geografia, deve ter reparado que nenhum dos dois lugares possui um clima tropical. No entanto, enquanto a temperatura média anual na Rússia, no nordeste da China e nos desertos da Mongólia – locais de origem do hamster anão russo – costuma ficar perto ou abaixo de 0°C, a temperatura média na Síria gira em torno dos 20°C. 

Em outras palavras, enquanto o hamster anão russo tira de letra aqueles dias mais friozinhos, o hamster sírio pode, sim, sentir frio quando o termômetro marca menos de 15°C. Em alguns casos, o frio é tanto que ele pode até mesmo hibernar!

Como saber se meu hamster está com frio?

De maneira geral, se você tem um hamster sírio em casa, e a temperatura despencou para menos de 15°C, é bom ficar esperto, pois hamster sente frio. Entre os sinais de que o pet apresenta desconforto térmico em relação à queda brusca da temperatura, podemos citar:

  • Tremedeira;
  • Respiração lenta;
  • Letargia,
  • Orelhas, patinhas e focinho gelados.

A explicação para o comportamento mais “retraído” do hamster no inverno é que, em épocas de muito frio e alimentação escassa, ele poupa energia, reduzindo muito a taxa metabólica. Dessa maneira, conseguem garantir sua sobrevivência gastando o mínimo de energia possível. 

É por essa razão que, além de aquecer o hamster nos dias frios, também é importante garantir a ele uma alimentação balanceada ao longo do ano todo. Assim, o pet não só se adapta melhor ao tempo, mas também consegue melhorar a temperatura corporal.

hamster em cima de tecido

O que fazer para esquentar o hamster?

Em dúvida de como aquecer hamster no frio? Não espere o pet apresentar desconforto para garantir seu bem-estar em dias gelados. Ao perceber que a temperatura está caindo, adote quanto antes algumas medidas que ajudam a manter o amigo roedor mais seguro e aquecido:

  • Mantenha a gaiola em um local mais quente e longe do vento. Em qualquer época do ano, correntes de ar contribuem para o surgimento de pneumonias;
  • Utilize papel higiênico seco e limpo para forrar as tocas;
  • Reforce a serragem da gaiola, lembrando de mantê-la sempre seca, para evitar contaminações,
  • Ofereça ao pet uma alimentação completa e balanceada, com alimentos extrusados próprios para a espécie, e certifique-se de que seu amigo está comendo direitinho.

A respeito da temperatura ambiente, lembre-se de que, embora não tenha grande tolerância ao frio, o hamster sírio também não gosta de temperaturas muito elevadas. Se possível, procure manter a gaiola em locais com temperatura entre 18°C e 24°C. Assim, você tem melhores resultados em como cuidar de hamster no frio.

Posso utilizar roupinhas para aquecer o hamster?

O uso de roupa de frio para hamster não é recomendado. Além de restringir os movimentos do pet, o que causa grande incômodo, ainda existe o risco de ele acabar roendo o modelito. 

Nesse sentido, é importante destacar que materiais como algodão e fibras sintéticas podem acabar obstruindo o sistema gastrointestinal do seu amigo. Sem contar o risco de ele ingerir pequenos penduricalhos que, muitas vezes, fazem parte das roupinhas.

Para finalizar, ao perceber que o pet está imóvel, não se desespere pensando que ele veio a óbito. Pode ser que ele esteja hibernando. Confira aqui uma matéria sobre o assunto e descubra o que fazer para reanimar o hamster em caso de hibernação. 

dois hamsters aquecidos

Agora que sabe se hamster sente frio, confira o blog da Petz e tenha acesso a outros conteúdos do universo pet!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *