Porque os gatos dormem tanto? 6 perguntas e respostas sobre os bichanos!

Postado por PETZ, em Atualizado em May 6, 2019

Curiosidades
Porque os gatos dormem tanto? 6 perguntas e respostas sobre os bichanos!
Tempo de leitura: 3 minutos

Você já se perguntou porque os gatos dormem tanto? Acontece que, assim como os humanos, os gatos também gostam de ter uma rotina organizada. Depois de um momento de brincadeira, os bichanos adoram buscar uma cadeira macia, um sofá quentinho ou o colo do tutor para tirar um bom cochilo!

E por mais que eles fiquem muito fofos dormindo, quase todo tutor já se pegou levantando perguntas, como: Será que meu felino está triste ou doente? Porque meu gato filhote dorme muito? Não se preocupe! Venha conosco descobrir essas e outras curiosidades sobre os bichanos!

Meu gato dorme muito?

Mas, afinal os gatos dormem quantas horas por dia? Estudos mostram que felinos dormem de 15 a 20 horas diariamente! Isto é: em geral, gatos passam aproximadamente, dois terços do dia de olhos fechados!

Então sim, seu gato dorme bastante, mas isso é perfeitamente normal! Esse comportamento é padrão para todas as raças, inclusive persas, siameses e bichanos sem raça definida.

Por que gato dorme tanto?

Essa é uma pergunta difícil, que até especialistas não sabem ao certo como responder. A verdade é que os gatos domésticos ainda guardam muitas características selvagens. Para um bichano, qualquer perigo pode aparecer a todo momento!

É por isso que gatos adoram brincar de caçar, ou se escondem atrás da porta para atacar. Isso acontece porque eles estão treinando para uma ameaça real! Alguns estudos mostram que é por isso, também, que esses pets dormem tanto.

Apesar de passarem muitas horas de olhos fechados, na verdade, os bichanos estão bem atentos, e podem reagir a qualquer sinal de perigo. Como passam menos tempo em sono profundo, precisam de sonecas maiores para se recuperar.

Gatos dormem a noite toda?

Gatos, assim como outros felinos, são predadores. Por isso, aquele pet fofinho e dengoso possui hábitos noturnos, entrando em ação quando a maioria dos outros animais está dormindo e, assim, fica mais fácil encontrar uma presa.

Por mais que, hoje, seu amigo peludo receba ração todos os dias, sem precisar caçar sua comida, ele ainda traz essa memória. Assim, gatos não dormem a noite toda. Na verdade, esse é o período em que muitos bichanos estão mais ativos.

Então, da próxima vez que seu pet lhe acordar no meio da noite, não se preocupe. Ele não está com insônia, está apenas respeitando seus instintos naturais.

Por que gatos dormem com os tutores?

Não ache que você mimou seu filho de quatro patas se ele adorar dormir em sua cama. Esse, na verdade, é um comportamento muito comum entre os gatinhos. Alguns até preferem dormir nos pés, já outros são mais abusados e, então vem a pergunta: porque os gatos dormem em cima dos tutores?

Na verdade, essa é uma forma dos gatos buscarem segurança e conforto. Na lógica do bichano, ele pode ser atacado durante a noite por um predador, e nada mais seguro do que buscar conforto na pessoa que ele mais confia no mundo.

Além de ser um sinal de confiança, isso também indica muito carinho por parte do pet. E quem vai reclamar de ter uma fofura dessas dormindo por perto, não é mesmo?

Gatos mais velhos dormem mais?

Os pets, assim como seus tutores, passam por diferentes fases durante seu amadurecimento. Geralmente, os gatos filhotes dormem muito mais que um adulto! Durante a juventude, eles são mais ativos e enérgicos e, na velhice, voltam a ficar mais dorminhocos.

Mas não é só a idade que influencia no sono dos bichanos. Em dias mais frios e chuvosos, os gatos tendem a dormir mais. Pets castrados e que ficam dentro de casa também são mais sonolentos.

Meu gato está dormindo mais que o normal. O que pode ser?

Se você perceber que seu gato está dormindo mais que o normal, fique atento. Se o pet brincar muito ou tiver muitas atividades, geralmente tende a ficar mais dorminhoco. Durante o inverno e em dias chuvosos, eles também gostam de cochilar.

Mas se seu pet teve uma mudança brusca de comportamento e não reage mais às brincadeiras e estímulos, ele pode estar com algum problema de saúde.

Muitas doenças causam apatia nos bichanos. Outro sinal claro de que o gato não está bem é quando ele apresenta pelos sujos e sem brilho. Gatos são muito higiênicos, e se o pet mostrar preguiça até para se limpar, busque um especialista para o diagnóstico e tratamento correto.

Agora que você já porque os gatos dormem tanto, aproveite para conhecer mais sobre os felinos e encontre produtos ideais para eles aqui na Petz. Confira!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *