Bem-Estar

Qual a melhor ração para gatos castrados?

Publicado em 01 de junho de 2021

Tempo de leitura: 5min

Depois de operados, os gatinhos merecem atenção especial. E um passo importante é escolher uma alimentação que seja equilibrada e que contenha  todos os nutrientes que os bichanos precisam. Assim, é necessário saber qual a melhor ração para gatos castrados

 

Apesar de simples, a cirurgia de castração irá refletir em alguns comportamentos dos pets, por isso, precisamos nos adequar. Sendo assim, conversamos com uma veterinária que explicou direitinho como escolher a melhor ração para gatos castrados. Quer saber mais? Então não deixe de ler este texto até o fim! 

Ração para gato castrado: qual o diferencial desse alimento? 

Hoje, encontramos uma grande variedade de rações no mercado, cada uma com suas particularidades. Será que estas variações realmente são assim tão diferentes? A Dra. Louise Veiga da Silva Siqueira, médica-veterinária da Petz, explica o porquê de tantas opções disponíveis. 

gato comendo

De acordo com a doutora, os especialistas estão sempre desenvolvendo novos produtos com o objetivo de atender às mais diversas necessidades dos peludos. “No caso da ração para gatos castrados, há um menor índice calórico”, comenta a veterinária. 

Como os bichanos ficam mais tranquilos após a operação, seu gasto energético é menor. Com isso, é necessário ingerir menos calorias. Além disso, para entender qual a melhor ração para gatos castrados, devemos ficar de olho nos nutrientes e vitaminas. Confira mais informações a seguir. 

Como escolher a melhor ração para gatos castrados?

Como vimos, uma boa ração para gato castrado é essencial para a saúde dos bichanos. Esse produto contém calorias calculadas de acordo com o novo estilo de vida do peludo. Porém, há outras informações às quais você deve se atentar na hora de adquirir o alimento do seu filho de quatro patas. Entre elas: 

1. Calorias

Como vimos, o gasto calórico dos gatos castrados é bem menor. Por isso, escolha uma opção de alimento com um valor energético adequado. Na maioria das vezes, as rações de gato castrado já são adequadas para o pós-cirúrgico. Porém, esse é um fator importante que você pode verificar no verso da embalagem! 

2. Proteínas

Os gatos são carnívoros. Por isso, a proteína é o nutriente mais importante em sua dieta. A Dra. Louise lembra que, de acordo com a legislação brasileira, os nutrientes devem estar listados na embalagem por ordem de quantidade. Assim, as proteínas devem ser as primeiras a aparecer na tabela. 

3. Fibras

As fibras são importantes para um bom fluxo intestinal. No caso dos gatos castrados, é importante escolher uma opção com uma boa porcentagem desse nutriente. Na embalagem, você pode encontrar a porcentagem de fibras e também os  ingredientes vegetais utilizados. 

4. Corantes

Além de não terem valor nutricional, os corantes não são atrativos para os bichanos, já que a visão deles é muito distinta da nossa. O pior de tudo é que alguns corantes causam alergias, trazendo prejuízos para a saúde dos pets. Assim, se está em dúvida de qual a melhor ração para gatos castrados, comece evitando corantes.

5. L-carnitina

De acordo com a Dra. Louise, esse é um composto interessante para os gatos castrados. Ele auxilia em algumas funções do organismo, evitando a obesidade e problemas renais. Em rações premium e superpremium, é comum encontrarmos a l-carnitina como um suplemento. 

As dicas acima vão ajudar a escolher a melhor ração para gatos que se submeteram à castração. Algumas marcas que oferecem alimentos próprios para os bichinhos que passaram por esse tipo de procedimento são: Golden, Premier, Special Cat, Royal Canin, entre outras. 

Lembre-se, porém, que o cardápio do peludo deve ser estabelecido junto a um veterinário. Um especialista de confiança certamente saberá responder qual a melhor ração para gatos castrados. 

dois gatos comendo

Ração úmida: é uma boa ideia para gatos castrados?

Quem tem um bichano em casa sabe que a ração úmida costuma estar entre os alimentos favoritos do peludo. Muitos tutores oferecem esse produto apenas como um petisco ou em ocasiões especiais. Entretanto, a ração úmida também possui todos os nutrientes que os pets precisam e pode ser a base da alimentação deles. 

Sua composição pode até mesmo ajudar os felinos, já que muitos deles não gostam de beber água com frequência. Tenha a certeza apenas de escolher uma ração úmida para gatos castrados, já que devemos respeitar as necessidades dos peludos após esse processo. 

Outros cuidados com pets castrados

Depois da cirurgia, não é só na alimentação que devemos ter cuidado. Conforme explica a Dra. Louise, os hábitos dos bichanos castrados são um pouco diferentes. Graças às mudanças hormonais, os pets ficam mais tranquilos e sedentários, e isso pode levar a problemas como obesidade, hipertensão arterial e estresse.

Assim, é importante reforçar as atividades do peludo. Estimule brincadeiras, dedicando pelo menos alguns minutos do seu dia a interagir com o bichinho. Acessórios divertidos, como caixas, prateleiras, tocas e outros brinquedos também ajudam bastante.

gato deitado olhando para frente

Agora você já sabe qual a melhor ração para gatos castrados. Lembrando que, na Petz, você encontra uma variedade bem grande de alimentos para o bichano. Então não deixe de encontrar a opção que mais combina com o perfil do seu peludo por aqui! 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog