Categories: Plantas

Aprenda como fazer muda de violeta e tenha uma coleção!

Que tal aprender como fazer muda de violeta? Essa flor colorida e delicada está presente na memória afetiva de muita gente, pois é comum em muitos lares e até mesmo em locais comerciais. É interessante saber como cultivá-la para montar uma coleção dessa verdinha!

Além de ser uma atividade muito prazerosa, multiplicar flores garante que o ambiente tenha sempre uma decoração charmosa, principalmente com uma planta ornamental que não ocupa muito espaço. Então, vamos ver como fazer muda de violeta e como cuidar delas.

Características e espécies de violetas

A planta violeta tem folhas verdes escuras pequenas, cobertas por penugens que dão a sensação de veludo. As flores têm cores variadas, como branco, lilás, roxo, amarelo, rosa e azul, e algumas são até bicolores. Os tipos dessa plantinha apresentam algumas diferenças, venha conhecer!

A violeta-africana é bastante popular. Apresenta flores maiores e é perfeita para decorar casas, apartamentos, escritórios ou jardins. Outra bastante comum no Brasil é a violeta-silvestre. A flor é pequena, mas ela também se destaca em ambientes internos.

As espécies menos frequentes são a violeta de cheiro e a de gelo. A primeira, como o próprio nome já diz, exala um perfume delicado, e a segunda tem um aspecto cristalizado, como se as folhas estivessem congeladas.

Você sabia que essa plantinha representa amor, carinho e amizade? Então, se a intenção é aprender como fazer muda de violeta para dar de presente, saiba que essa plantinha não requer muito cuidado e cabe em qualquer lugar, pois pode atingir no máximo 20 cm.

Como fazer muda de violeta

Existem algumas técnicas de como tirar muda de violeta. Todas são simples e funcionam muito bem — aliás, uma característica dessa planta é a facilidade de crescimento.

Para multiplicar a verdinha, é necessário ter uma planta-mãe saudável, vasinhos para acolher as mudas, uma pá (mas você também pode usar as mãos) e substrato ou terra para violeta (que pode ser misturado a húmus de minhoca). O importante é que a planta possa crescer em um solo rico em nutrientes. Veja como é fácil.

Muda de violeta a partir de estaquia

Para fazer muda de violeta pela estaquia, prefira escolher partes da planta-mãe que não tenham flores. Retire uma ou mais folhas saudáveis bem próximo à base e as insira no novo vasinho, completando com o substrato preparado anteriormente.

Abra um pequeno buraco no solo do substrato e enterre parte do caule da folha retirada da planta-mãe, regue um pouco e pronto! Sua mudinha está pronta! Deixe o vasinho longe da luz direta do sol e mantenha a terra úmida, mas sem encharcar. Em algumas semanas, a planta começa a brotar e, então, deve ser transplantada.

Muda de violeta na água

Se você tem pressa e quer aprender como plantar violeta de forma rápida, fazer muda na água é uma excelente opção. Para fazer isso, utilize um recipiente pequeno de vidro ou plástico transparente com boca relativamente larga.

Preencha o recipiente com água e cubra a boca dele com um filme plástico. Corte duas ou três folhinhas da planta-mãe. Faça pequenos furos no plástico e as encaixe ali, de modo que fiquem em contato com o líquido. Mantenha o vaso em local iluminado, mas sem incidência direta do sol.

Em algumas semanas, é possível ver o crescimento das raízes e folhas e, então, a muda de violeta deve ser transplantada para um vaso definitivo com substrato e boa drenagem.

Cuidados com a violeta

Os cuidados com a violeta são simples. Como, na natureza, ela gosta de áreas úmidas e cresce em florestas protegidas do sol, temos que proporcionar um ambiente parecido com isso quando a cultivamos em casa.

Então, é necessário manter o solo úmido com regas constantes. A melhor maneira de verificar a necessidade de rega é colocando o dedo na terra. Se ela estiver quase seca, é hora de receber água. Porém, evite molhar as folhas!

A penugem das folhas é um mecanismo da planta para evitar que a água fique acumulada sobre elas. Se a planta estiver empoeirada, utilize um pano macio ou pincel e retire o pó delicadamente.

Como dito anteriormente, a violeta não gosta de sol direto, mas um solzinho pela manhã não faz mal. O cuidado é não deixar o vaso com a planta sob o sol quando a temperatura estiver muito elevada.

Como decorar o ambiente com a violeta?

Agora que você já sabe como fazer muda de violeta, basta esperar ela crescer e deixá-la em um local definitivo para decorar o ambiente. Por ser pequena, ela pode ser colocada em diferentes cômodos e servir como decoração em qualquer ambiente!

As violetas são muito usadas no beiral de janelas, principalmente na cozinha, mas também podem estar sobre os móveis da sala e no escritório. Para dar um charme a mais, que tal colocar uma planta dessas no banheiro? Aproveite para usar a criatividade.

Viu como fazer muda de violeta é fácil? Você pode ter uma coleção dessa planta linda em casa! No site da Petz, você encontra tudo para começar a multiplicar sua verdinha agora mesmo! Acesse já!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Receita de bolo para cachorro: duas receitas para a comemoração desse dia especial

Que os cachorros são os melhores amigos do homem todo mundo já sabe, mas agora…

9 horas ago

Cera preta no ouvido do cachorro, o que pode ser?

Assim como qualquer animal, os cães também têm um pouco de cera de ouvido. Porém,…

1 dia ago

Por que seu cão come tanto e o que fazer para diminuir o problema

Por Alexandre Rossi - Dr Pet Cachorro gordo e guloso. O que para muita gente…

1 dia ago

Manual do gato sociável

Por Alexandre Rossi - Dr Pet Eles podem parecer durões, distantes e com instinto de…

1 dia ago

Mundo felino: gato pode tomar chá?

Os gatos são animais cheios de personalidade e muitas vezes podem nos surpreender com seus…

2 dias ago

Entendendo a lisencefalia: o que os tutores precisam saber

A lisencefalia, ou lissencefalia, é uma doença neurológica que pode afetar os cães e, mais…

3 dias ago