Plantas

Aprenda como fazer muda de violeta e tenha uma coleção!

Publicado em 06 de abril de 2024

Tempo de leitura: 5min

Que tal aprender como fazer muda de violeta? Essa flor colorida e delicada está presente na memória afetiva de muita gente, pois é comum em muitos lares e até mesmo em locais comerciais. É interessante saber como cultivá-la para montar uma coleção dessa verdinha!

violeta

Além de ser uma atividade muito prazerosa, multiplicar flores garante que o ambiente tenha sempre uma decoração charmosa, principalmente com uma planta ornamental que não ocupa muito espaço. Então, vamos ver como fazer muda de violeta e como cuidar delas.

Características e espécies de violetas

A planta violeta tem folhas verdes escuras pequenas, cobertas por penugens que dão a sensação de veludo. As flores têm cores variadas, como branco, lilás, roxo, amarelo, rosa e azul, e algumas são até bicolores. Os tipos dessa plantinha apresentam algumas diferenças, venha conhecer!

A violeta-africana é bastante popular. Apresenta flores maiores e é perfeita para decorar casas, apartamentos, escritórios ou jardins. Outra bastante comum no Brasil é a violeta-silvestre. A flor é pequena, mas ela também se destaca em ambientes internos.

As espécies menos frequentes são a violeta de cheiro e a de gelo. A primeira, como o próprio nome já diz, exala um perfume delicado, e a segunda tem um aspecto cristalizado, como se as folhas estivessem congeladas.

Você sabia que essa plantinha representa amor, carinho e amizade? Então, se a intenção é aprender como fazer muda de violeta para dar de presente, saiba que essa plantinha não requer muito cuidado e cabe em qualquer lugar, pois pode atingir no máximo 20 cm.

como plantar hibisco2

Como fazer muda de violeta

Existem algumas técnicas de como tirar muda de violeta. Todas são simples e funcionam muito bem — aliás, uma característica dessa planta é a facilidade de crescimento.

Para multiplicar a verdinha, é necessário ter uma planta-mãe saudável, vasinhos para acolher as mudas, uma pá (mas você também pode usar as mãos) e substrato ou terra para violeta (que pode ser misturado a húmus de minhoca). O importante é que a planta possa crescer em um solo rico em nutrientes. Veja como é fácil.

Muda de violeta a partir de estaquia

Para fazer muda de violeta pela estaquia, prefira escolher partes da planta-mãe que não tenham flores. Retire uma ou mais folhas saudáveis bem próximo à base e as insira no novo vasinho, completando com o substrato preparado anteriormente.

Abra um pequeno buraco no solo do substrato e enterre parte do caule da folha retirada da planta-mãe, regue um pouco e pronto! Sua mudinha está pronta! Deixe o vasinho longe da luz direta do sol e mantenha a terra úmida, mas sem encharcar. Em algumas semanas, a planta começa a brotar e, então, deve ser transplantada.

Muda de violeta na água

Se você tem pressa e quer aprender como plantar violeta de forma rápida, fazer muda na água é uma excelente opção. Para fazer isso, utilize um recipiente pequeno de vidro ou plástico transparente com boca relativamente larga.

Preencha o recipiente com água e cubra a boca dele com um filme plástico. Corte duas ou três folhinhas da planta-mãe. Faça pequenos furos no plástico e as encaixe ali, de modo que fiquem em contato com o líquido. Mantenha o vaso em local iluminado, mas sem incidência direta do sol.

Em algumas semanas, é possível ver o crescimento das raízes e folhas e, então, a muda de violeta deve ser transplantada para um vaso definitivo com substrato e boa drenagem.

Cuidados com a violeta

Os cuidados com a violeta são simples. Como, na natureza, ela gosta de áreas úmidas e cresce em florestas protegidas do sol, temos que proporcionar um ambiente parecido com isso quando a cultivamos em casa.

Então, é necessário manter o solo úmido com regas constantes. A melhor maneira de verificar a necessidade de rega é colocando o dedo na terra. Se ela estiver quase seca, é hora de receber água. Porém, evite molhar as folhas!

A penugem das folhas é um mecanismo da planta para evitar que a água fique acumulada sobre elas. Se a planta estiver empoeirada, utilize um pano macio ou pincel e retire o pó delicadamente.

Como dito anteriormente, a violeta não gosta de sol direto, mas um solzinho pela manhã não faz mal. O cuidado é não deixar o vaso com a planta sob o sol quando a temperatura estiver muito elevada.

Como decorar o ambiente com a violeta?

Agora que você já sabe como fazer muda de violeta, basta esperar ela crescer e deixá-la em um local definitivo para decorar o ambiente. Por ser pequena, ela pode ser colocada em diferentes cômodos e servir como decoração em qualquer ambiente!

As violetas são muito usadas no beiral de janelas, principalmente na cozinha, mas também podem estar sobre os móveis da sala e no escritório. Para dar um charme a mais, que tal colocar uma planta dessas no banheiro? Aproveite para usar a criatividade.

Pessoa plantando zamioculca.

Viu como fazer muda de violeta é fácil? Você pode ter uma coleção dessa planta linda em casa! No site da Petz, você encontra tudo para começar a multiplicar sua verdinha agora mesmo! Acesse já!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog