Plantas

Como cuidar de orquídeas? Confira algumas dicas!

Publicado em 28 de dezembro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Decorar espaços com flores ajuda a trazer elegância aos ambientes. Algumas delas possuem certa beleza particular, como é o caso das orquídeas. No entanto, caso você tenha acabado de adquiri-las ou ganhá-las, é necessário saber como cuidar de orquídeas para mantê-las saudáveis.

O bem-estar de uma orquídea depende da combinação de uma série de fatores, como temperatura, umidade e iluminação. Em alguns casos, mesmo seguindo as orientações indicadas, a flor pode apresentar problemas no desenvolvimento. Isso porque essa é uma planta delicada, que precisa de cuidados bem específicos.

orquidea

Portanto, preparamos este conteúdo exclusivo para falar um pouco mais a respeito de como cuidar de orquídeas no vaso, além de apresentar as características e as curiosidades importantes sobre as flores. Dê uma olhadinha no texto abaixo e fique preparado para lidar com essas lindas plantas.

Origem da orquídea

Antes de saber como cuidar de orquídeas, é importante compreender a origem dessas flores e conferir as características que as tornam muito desejadas. Isso porque não é por acaso que elas são escolhas favoritas de presentes e composições de jardim.

Segundo especialistas e historiadores, acredita-se que o primeiro indicativo do surgimento das orquídeas ocorreu por volta de 15 a 20 milhões de anos atrás, na Era Cenozoica. No entanto, cientistas alegam que elas se originaram de uma única espécie, muito tempo antes disso.

Além disso, a família delas é uma das maiores do reino das plantas, com variações que chegam a mais de 25 mil espécies. Algumas se destacam, como é o caso da orquídea-borboleta e da orquídea-véu-de-noiva. Agora que você conheceu mais sobre essas plantas, confira como cuidar de orquídeas abaixo.

Cuidados necessários com a flor

Assim como todas as plantas e flores, a saúde da orquídea depende de cuidados para ela permanecer florida o maior tempo possível e florescer com a regularidade ideal. Escolher um bom local para o vaso e regar adequadamente pode ajudar no processo. Confira algumas dicas de como plantar orquídea.

como cuidar de orquideas topo

Incidência solar e iluminação

Você já se perguntou se a orquídea gosta de sol? Típica de florestas tropicais, ela se adapta melhor a locais iluminados. Contudo, a luz deve ser indireta. Deixe a planta próxima a uma janela com incidência solar pela manhã (antes das 10h) ou pelo fim da tarde (após às 16h).

Vaso ideal

Apostar em vaso que comporte a flor de maneira adequada é essencial ao cuidar de orquídeas. As opções mais comuns são de plástico, barro ou fibra. Todas podem ser utilizadas, desde que as regas sejam feitas conforme a capacidade de drenagem de cada um (por exemplo, o plástico retém mais água).

Frequência das regas

É importante saber que o clima é um fator que pode influenciar os cuidados com orquídeas. Essas plantas devem ser regadas sempre que o substrato estiver seco (nunca quando estiver úmido). Faça a irrigação com precaução para evitar o encharcamento e o apodrecimento das raízes.

Ao plantar orquídea, é recomendado que a rega seja realizada preferencialmente no período da manhã. Isso evita o acúmulo de água nas raízes durante à noite, favorecendo o apodrecimento da flor.

A importância do substrato

Para garantir a fixação da planta, é importante que o substrato, a base em que ela se desenvolve, seja bem aerado, facilitando o processo de crescimento das raízes da flor e contribuindo para a drenagem adequada da água.

Os substratos podem ser encontrados de diversas formas. No caso da orquídea, as opções mais recomendadas são: fibra de coco, casca de pinus, pedras e lascas de madeiras nobres. Vale ressaltar que a alternativa escolhida pode interferir na quantidade de regas necessárias para o cuidado da flor.

Principais problemas com as orquídeas

Como citado anteriormente, mesmo com a adoção dos cuidados necessários, as orquídeas podem apresentar problemas no desenvolvimento. Um deles é a deficiência nutricional. Portanto, é importante repor o vaso com o uso de adubos ricos em nitrogênio, fósforo e potássio.

Muito comum em outras plantas, a falta de umidade também pode favorecer o ataque de pragas às orquídeas. Borrifar água nas flores pode evitar o problema. Se for possível, utilize inseticidas específicos para a espécie ao realizar os cuidados.

Florescimento das orquídeas

Ao contrário do que muitos pensam, as orquídeas não permanecem floridas o tempo todo. A depender da espécie, a floração pode ocorrer várias vezes ao ano, como no caso da Phalaenopsis, cuja florada dura 60 dias, em média.

como cuidar de orquideas meio

Agora que você já sabe como cuidar de orquídeas e conhece os principais fatores para ajudar a desenvolver essas plantas de forma saudável, é hora de colocar os ensinamentos em prática. Aproveite para conferir outros conteúdos exclusivos do nosso blog.

Também podemos te ajudar com mais uma coisinha: os materiais! Acesse o site da Petz, confira o nosso catálogo on-line e encontre tudo o que você precisa após aprender como cuidar de orquídeas, desde o substrato até o adubo. Aproveite.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog