Dicas

Conheça 10 plantas para jardim vertical

Publicado em 23 de novembro de 2021

Tempo de leitura: 6min

Conhecer as plantas para jardim vertical é o primeiro passo para o sucesso do seu projeto! Afinal, nem todas as espécies se adaptam a esse modelo. Por sorte, esse é um problema fácil de resolver. 

produtos para jardim

Com algumas informações sobre jardinagem, você poderá escolher as verdinhas mais adequadas para seu tipo de ambiente! Se você está procurando plantas para criar um jardim vertical, continue lendo. Separamos um guia com dez plantas indicadas para essa modalidade! 

Plantas para jardim vertical resistentes ao sol

Um belo jardim vertical se adapta a qualquer lugar! Por isso, muitas vezes, os jardineiros escolhem construir suas paredes verdes em áreas externas. Se esse for o seu caso, é importante escolher plantas resistentes ao sol para jardim vertical

1. Jiboia

Bela e resistente, a jiboia é uma das plantas perfeitas para jardineiros iniciantes montarem um jardim vertical! Possui folhas grandes, em diferentes tons de verde, o que traz dinamismo para a decoração. 

Essa planta se destaca por sua resistência, sendo uma espécie que se desenvolve bem tanto sob sol direto quanto em espaços sombreados. Quanto aos cuidados, o ideal é que receba água duas ou três vezes por semana. 

Porém, sobrevive sem problemas por alguns períodos de seca. Graças a essas características, ela é indicada para locais públicos, onde a manutenção do jardim não pode ser feita com tanta frequência.  

2. Trapoeraba roxa

A trapoeraba roxa é outra espécie campeã no quesito resistência! Com suas folhas delicadas e de um forte tom de roxo, essa plantinha dá um charme especial à decoração! 

Bela e fácil de cuidar, é muito utilizada em jardins, praças e parques públicos. É uma das plantas para jardim vertical muito usadas, tanto em ambientes internos quanto externos. 

A rega também não costuma ser um problema. Recebendo água duas ou três vezes por semana, a trapoeraba roxa se desenvolve muito bem! Perfeita também para jardineiros iniciantes! 

3. Barba-de-serpente

A barba-de-serpente é uma das queridinhas quando o assunto é jardim vertical resistente ao sol! Suas folhas são estreitas, longas e com diferentes tons de verde. Como atingem até 45 cm, possuem um aspecto pendente delicado! 

Ela se adapta a temperaturas altas ou baixas, sob sol direto ou meia-sombra! Robusta e cheia de charme, essa espécie é muito utilizada em jardins públicos. Sua rega deve ocorrer a cada dois ou três dias, ou sempre que o solo estiver seco. 

jardim vertical

4. Bromélias

As bromélias, na verdade, representam um grande grupo de plantas com diferentes características. Entretanto, todas compartilham alguns traços em comum, como as belas folhas coloridas, muito valorizada no paisagismo! Algumas espécies de bromélias se adaptam muito bem aos jardins verticais externos. 

Originárias de áreas tropicais, as bromélias gostam de ambientes úmidos. Por isso, as regas devem ser diárias, sempre tomando cuidado para não encharcar o solo. Algumas ideias para jardim vertical é ter plantas que gostam de sol direto, como neoregelia, bromélia-prateada e abacaxi-ornamental. 

5. Costela-de-Adão

A costela-de-Adão é perfeita para quem busca um painel de plantas original, diferente e cheio de personalidade! Com suas folhas longas e volumosas, essa espécie atrai todos os olhares. 

Por isso, é comum utilizá-la como um detalhe, espalhada em diferentes pontos da parede verde. É muito resistente e se adapta tanto a espaços ensolarados quanto em locais com meia-sombra. 

Plantas para jardim vertical para deixar na sombra 

E não são só os espaços externos que podem receber uma bela parede verde! Sabendo escolher as plantas para jardim vertical interno, você pode instalar sua nova peça de decoração em qualquer espaço! 

6. Peperômia

Se você busca uma espécie charmosa e resistente, a peperômia é a planta ideal! Suas folhas possuem diferentes tons de verde-claro e combinam perfeitamente com o ambiente interno! 

Além disso, a peperômia demanda poucos cuidados, sendo muito indicada para jardineiros iniciantes. Precisa de água a cada três dias, mas aguenta sem grandes problemas por períodos de seca. 

7. Samambaia

A samambaia é um verdadeiro clássico dos jardins verticais! Com suas folhas longas e volumosas, traz um toque de exotismo para o ambiente. É indicada para quem deseja uma parede verde vistosa e com personalidade! 

Natural de ambientes tropicais, a samambaia precisa de um ambiente úmido. Por isso, deve ser regada diariamente, especialmente nas estações mais quentes. É importante utilizar um borrifador para deixar suas folhas sempre úmidas. Dessa forma, um jardim vertical com samambaia irá se desenvolver de forma saudável.

8. Dinheiro-em-penca

Com suas folhas pequeninas e delicadas, o dinheiro-em-penca é pura fofura em forma de planta! Também chamada de tostão, essa é uma espécie pendente muito comum na decoração. 

Essa planta se adapta a ambientes internos e prefere locais com iluminação indireta. Além de emprestar seu charme para a decoração, possui a fama de atrair fortuna para seu dono!

9. Rhipsalis

A rhipsalis é uma espécie muito apreciada pelos decoradores e se destaca por sua aparência diferente. Possui diversos galhos finos e compridos que caem delicadamente. Em um jardim vertical, cria um efeito impressionante, formando uma bela cascata verde! 

Parente dos cactos, a rhipsalis é uma das plantas resistentes que precisa de poucos cuidados. Ela se adapta perfeitamente bem a ambientes sombreados e precisa ser regada a cada dois ou três dias, dependendo da estação. 

10. Véu-de-noiva

Os galhos angulosos e as folhas estreitas do véu-de-noiva adicionam charme a qualquer ambiente. Porém, o grande destaque dessa plantinha vai para suas flores! Quando recebe os cuidados corretos, essa planta recebe pequenas flores brancas que se assemelham a pérolas em um jardim! 

Com aspecto pendente, essa espécie se adapta perfeitamente a um belo jardim vertical. Prefere ambientes internos e luz indireta. Para se desenvolver bem, a planta precisa ser regada com frequência, sempre que seu solo estiver seco. 

jardim vertical na parede de casa

Agora que você já conhece dez plantas para jardim vertical, já pode construir o seu! Para isso, não deixe de visitar a área de jardinagem da Petz. Lá você encontra diversas espécies de plantas, além de vasos, ferramentas, acessórios e tudo que um jardineiro precisa! Venha nos visitar! 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog