Plantas

Como cuidar de salsa: veja dicas úteis

Ter uma horta em casa traz vários benefícios, como praticidade, economia e a saúde que os alimentos orgânicos proporcionam. Se você se interessa pelo assunto, uma boa sugestão é começar o plantio pelos temperos. Por isso, preparamos um artigo para ajudar a entender como cuidar de salsa.

A salsa, ou salsinha, é originária do Mediterrâneo e está presente em todo o mundo como hortaliça e condimento. Além de ressaltar o sabor da comida, é utilizada como erva medicinal, graças às suas propriedades nutricionais.

Rica em vitaminas, antioxidantes e ácido fólico, a planta ajuda a combater problemas renais, diabetes, infecções, doenças imunológicas, entre outras. Com tantos benefícios, dá vontade de começar a cultivá-la agora mesmo, não é? Então, fique conosco e veja dicas ensinando como cuidar de salsa!

Como plantar a salsa?

Vamos começar explicando como plantar a salsa. O procedimento pode ser feito por meio de sementes, mudas ou torrões de terra. A seguir, detalhamos as três formas.

Como plantar semente de salsa?

O plantio utilizando semente de salsa é simples, porém um pouco demorado. Normalmente, a germinação acontece entre duas e seis semanas, por isso, tenha paciência.

Uma dica para acelerar o processo é deixar as sementes de molho em água por 24 horas antes da semeadura. Após esse período, é só espalhá-las na superfície, cobrindo-as levemente. Feito isso, umedeça a terra e aguarde as plantas brotarem.

Como plantar muda de salsa?

O cultivo também pode ser feito a partir da muda de salsa. Para adquiri-la, basta recorrer a feiras, mercados ou lojas agrícolas. Na hora do plantio, prefira solos drenados, em locais frescos e com algum teor de matéria orgânica.

As mudas podem ser adicionadas a vasos e canteiros, contribuindo para a beleza tanto da casa quanto do jardim. No último caso, lembre-se de manter uma distância de 10 a 15 cm entre os pés para que possam crescer.

Como transplantar a salsa utilizando torrões de terra?

Outra forma de ter a salsa em sua horta é transplantá-la pronta para uso, em torrões de terra. Para isso, envolva os pés em um pano úmido e transporte-os até o local do plantio.

Tente simular as condições do ambiente de origem, incluindo temperatura e luminosidade, para que a planta se adapte. Cave a terra o suficiente para abrigar o torrão inteiro e, após plantá-lo, conserve a região umedecida.

Como cuidar de salsa?

Após compreender como semear a salsa, é hora de aprender como deixar a planta sempre saudável. Ela tolera vários tipos de solos e climas, exigindo poucos cuidados.

Assim, é fácil entender como cultivar a salsa no vaso ou no canteiro. Ambos os locais necessitam de adubações, regas, podas e temperaturas semelhantes. Vamos conhecer os principais cuidados?

Solo

A primeira dica para saber como cuidar de salsa é prestar atenção ao solo. Essa hortaliça versátil consegue se desenvolver em terras pouco férteis. No entanto, necessita de uma quantidade mínima de nutrientes para sobreviver.

Por isso, é indicado fazer adubações com substratos orgânicos, como húmus de minhoca. Também é possível utilizar fertilizantes prontos, encontrados em lojas especializadas. A maioria conta com fórmula rica em potássio e azoto, por isso, pode ser aplicada em outras espécies de temperos.

 

Clima

A salsinha prefere temperaturas amenas, entre 10ºC e 22ºC. Pode ficar exposta ao sol, preferencialmente no período da manhã. Em regiões muito quentes, é indicado cultivá-la em locais frescos, sem a incidência de luz solar nas horas mais quentes do dia.

Irrigação

As regas devem ser frequentes e moderadas, evitando encharcar a terra. Isso porque o excesso de água pode causar a proliferação de fungos, o que prejudica a planta. Uma boa dica para saber a hora de molhar a salsa é verificar o estado do solo. Se estiver seco, adicione água suficiente para mantê-lo úmido.

Poda

Nossa última dica ensinando como cuidar de salsa diz respeito às podas. Para os pés ficarem sempre saudáveis, é importante cortar as hastes após a floração, prolongando a produção de folhas. Além disso, é possível retirar as folhas secas uma vez por mês, o que aumentará a resistência da planta.

Se você pretende utilizar a salsa na alimentação, o ideal é não deixar a planta florescer. Após esse período, as folhas tendem a perder o aroma e o sabor. Dessa forma, uma sugestão interessante é cortar as hastes antes que as flores brotem.

Como colher a salsa?

Com a sua horta forte e sadia, chegou a hora de aprender como colher a salsa. O procedimento pode começar 60 dias após o plantio, quando o pé estiver com aproximadamente 15 cm de altura.

O melhor horário para fazer a colheita é no período da manhã, já que nesse horário os óleos essenciais da salsa estão concentrados nas folhas. Comece cortando os talos externos, sem remover mais do que um terço da planta. Apenas tenha o cuidado de não retirar os brotos, na parte central, pois isso pode matar a salsa.

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas explicando como cuidar de salsa. Agora, é só colocá-las em prática e ter condimentos sempre fresquinhos o ano inteiro!

Para ajudar você a deixar a horta ainda mais saudável, trouxemos a melhor seleção de produtos para jardinagem e acessórios para plantas. Acesse o site da Petz e confira!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Receita de bolo para cachorro: duas receitas para a comemoração desse dia especial

Que os cachorros são os melhores amigos do homem todo mundo já sabe, mas agora…

18 horas ago

Cera preta no ouvido do cachorro, o que pode ser?

Assim como qualquer animal, os cães também têm um pouco de cera de ouvido. Porém,…

2 dias ago

Por que seu cão come tanto e o que fazer para diminuir o problema

Por Alexandre Rossi - Dr Pet Cachorro gordo e guloso. O que para muita gente…

2 dias ago

Manual do gato sociável

Por Alexandre Rossi - Dr Pet Eles podem parecer durões, distantes e com instinto de…

2 dias ago

Mundo felino: gato pode tomar chá?

Os gatos são animais cheios de personalidade e muitas vezes podem nos surpreender com seus…

3 dias ago

Entendendo a lisencefalia: o que os tutores precisam saber

A lisencefalia, ou lissencefalia, é uma doença neurológica que pode afetar os cães e, mais…

4 dias ago