Plantas

Aprenda como plantar pimenta-biquinho

Para quem gosta de pimentas, algumas são irresistíveis. De leve sabor apimentado e formato fofo, a pimenta biquinho é muito saborosa. Para tê-la sempre em seus pratos, aprenda como plantar pimenta biquinho!

Com esse tempero sempre por perto, você poderá testar receitas com ele in natura ou em diversos pratos. Além disso, cultivar pimentas em casa as deixa mais charmosas e coloridas. Por isso, não perca este artigo!

Plantando pimenta biquinho

A pimenta biquinho pode ser plantada por meio de sementes ou de uma muda de pimenta biquinho. Ela pode ser cultivada em vasos, jardineiras ou diretamente no chão, nos jardins ou pomares. Você pode colocar as sementes diretamente no vaso definitivo ou em vasinhos de germinação, que podem ser substituídos por copos descartáveis.

Primeiro, prepare uma terra fértil e rica em adubo e húmus de minhoca e coloque-a nesses recipientes. Faça buracos de aproximadamente 5 a 8 cm e jogue três sementes em cada buraco. Depois, cubra os espaços. Mantenha a terra sempre úmida e use um borrifador para fazer a rega sempre que verificar que a terra está seca. Quando plantar pimenta biquinho? O período é longo: de agosto a fevereiro.

Alguns cuidados com a rega e o tamanho do vaso

Se você quer saber como plantar pimenta biquinho, é importante descobrir que não pode exagerar na rega para que a raiz não apodreça. O excesso de água também pode facilitar a proliferação de fungos de pragas.

O tamanho do vaso definitivo também é muito importante para o cultivo de pimenta biquinho. Quanto mais substrato estiver disponível para a verdinha, mais ela crescerá. Afinal, é uma planta que gosta de espaço!

Adubação, iluminação e germinação

É importante adubar a terra um mês antes de plantar pimenta biquinho e deixá-la curtindo. Isso vai garantir pimentas bem desenvolvidas e crocantes. Quanto à iluminação, as pimentas são originárias de países tropicais, por isso, preferem calor e sol pleno.

Deixe-as receber luz natural direta de três a quatro horas por dia. Quanto à germinação, nos locais mais quentes, ela ocorre em até duas semanas. Nos climas mais frios, pode demorar até 30 dias.

Cuidados com as mudas após a germinação

Quando o plantio é realizado com sementes, todas elas podem germinar, e uma acaba atrapalhando o crescimento da outra. Sendo assim, o melhor a fazer é escolher a muda mais forte e retirar as demais.

Depois disso, é hora de transplantar as pequenas mudas para o local definitivo. Faça uma cova que seja profunda o suficiente para receber toda a terra que envolve a mudinha.

Retire-a com cuidado do recipiente e coloque no novo lugar com bastante cuidado para não desmanchar o torrão e expor as raízes da pimenta biquinho. Agora, cubra com terra e pressione levemente para deixar o torrão bem acomodado.

Uma dica importante de como cuidar da pimenta biquinho é passar a observar a qualidade das folhas que estão crescendo. Elas informam quais nutrientes estão em excesso ou em falta.

Colheita da pimenta biquinho

Depois de saber como plantar pimenta biquinho, é ideal ter atenção à forma e ao tempo de colheita. Normalmente, ela se inicia 120 dias depois da semeadura e deve ser feita logo após o amadurecimento das pimentas. Use luvas e proteja nariz, boca e olhos durante o processo.

O ideal é fazer a colheita nas horas menos quentes do dia, pois o sol aumenta a desidratação do fruto, deixando a pimenta murcha e sem brilho. Evite também coletar as pimentas molhadas pelo orvalho da manhã, pois elas podem apodrecer durante o armazenamento.

Após a colheita, é necessário fazer uma nova adubação da pimenta biquinho. Você pode usar húmus de minhoca, esterco animal curtido, chorume, adubo NPK ou cinzas com farinha de ossos.

Formas de consumo da pimenta biquinho e como conservar

Além de aprender como plantar pimenta biquinho, aproveite suas diferenciadas formas de consumo. Essa espécie varia entre sabores doces e ardidos, e pode ser consumida como aperitivo, em drinks, pratos salgados, em conserva e até mesmo em uma receita doce. Incrível, não é?!

Porém, assim como outros alimentos naturais e frescos, ela também pode estragar rápido. Para aumentar sua durabilidade, é ideal conservá-la em 200 ml de vinagre branco e uma colher de sopa de sal e açúcar. Primeiro, coloque as pimentas sem talos para ferver por três minutos.

Depois da fervura, é hora do choque térmico. Escorra as pimentas e coloque-as em um recipiente com água gelada. Em uma panela, separe os ingredientes da conserva e deixe ferver até o açúcar dissolver. Depois, coloque as pimentas em um recipiente de vidro claro devidamente esterilizado.

Por fim, é só completar o recipiente com o líquido da conserva já frio e fechar o vidro de cabeça para baixo por aproximadamente 15 minutos. Isso pode ser conservado na geladeira por até um ano sem abrir. No entanto, ao abrir, deve ser consumido em até três meses.

Gostou de nossas dicas de como plantar pimenta biquinho? Então, que tal colocar tudo em prática? Venha para uma das lojas da Petz e confira nosso setor de jardinagem! Você vai encontrar tudo o que precisa para ter pimentas saborosas!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Receita de bolo para cachorro: duas receitas para a comemoração desse dia especial

Que os cachorros são os melhores amigos do homem todo mundo já sabe, mas agora…

18 horas ago

Cera preta no ouvido do cachorro, o que pode ser?

Assim como qualquer animal, os cães também têm um pouco de cera de ouvido. Porém,…

2 dias ago

Por que seu cão come tanto e o que fazer para diminuir o problema

Por Alexandre Rossi - Dr Pet Cachorro gordo e guloso. O que para muita gente…

2 dias ago

Manual do gato sociável

Por Alexandre Rossi - Dr Pet Eles podem parecer durões, distantes e com instinto de…

2 dias ago

Mundo felino: gato pode tomar chá?

Os gatos são animais cheios de personalidade e muitas vezes podem nos surpreender com seus…

3 dias ago

Entendendo a lisencefalia: o que os tutores precisam saber

A lisencefalia, ou lissencefalia, é uma doença neurológica que pode afetar os cães e, mais…

4 dias ago