Plantas

Aprenda como fazer jardim vertical no seu apartamento

Publicado em 03 de novembro de 2021

Tempo de leitura: 4min

Vamos combinar: um cantinho verde dá aquele toque especial na casa, não é mesmo? E se você mora em um apartamento, por exemplo, e acredita que não pode ter várias flores e plantas dando ainda mais vida para o seu lar, não se preocupe! Hoje, você vai aprender como fazer jardim vertical!

jardim vertical em apartamento

Já separe o lugar especial e prepare as ferramentas. Nós, do blog da Petz, preparamos um conteúdo completo para você aprender como fazer o seu próprio jardim vertical com praticidade. É só continuar a leitura e pegar as nossas dicas!

Razões para ter um jardim vertical na sua casa

O jardim vertical é uma forma criativa de você ter um cantinho verde com espécies variadas na sua casa. Essa ideia serve tanto para casas pequenininhas, como apartamentos, quanto para lares maiores, dando um toque especial em áreas externas, como piscina e corredores. 

Além de ser uma forma diferente de cultivar as plantinhas, é algo que pode ser feito de maneira simples, afinal, há várias formas para quem não tem muito jeito com as plantas ou não tem muito tempo de cuidá-las, como com um jardim vertical artificial. Quer conhecer outras opções? Então confira a seguir:

Jardim vertical com paletes

Sabia que tem como fazer um jardim vertical com paletes? Essa é uma forma prática de acomodar todas as suas plantinhas em uma parede da sua sacada sem precisar buscar vários materiais para a estrutura do jardim.  

jardim com paletes

É muito simples fazer o jardim vertical dessa forma: basta colocar o palete encostado na parede, de forma que não caia com rajadas de vento e afins. Uma dica é fixá-lo com parafusos. 

Para fixar as plantinhas, você pode inserir suportes também de madeira, ou então ganchinhos de metal, para que o vaso com a planta se mantenha seguro.  Além de seguro, essa é uma forma de como fazer jardim vertical barato e rápido. Você mesmo pode fazê-lo! 

Jardim vertical com suporte de ferro

Para quem está buscando aprender como fazer um jardim vertical externo, uma opção é utilizar suportes de ferro para acomodar as plantinhas. Eles são muito mais resistentes às ações do tempo, além de serem ótimas escolhas para aquelas espécies maiores e mais pesadas. 

Essa também é uma opção para quem quer um design diferenciado no jardim suspenso. As treliças são muito utilizadas também por quem quer fazer uma horta no cantinho verde da casa, que pode ser fixada na parede da varanda. 

Como montar um jardim vertical?

Agora que você sabe como fazer jardim vertical, é preciso pensar nas espécies escolhidas para compor o seu cantinho verde. Considerando que cada planta tem suas “preferências”, como reunir várias espécies em um só lugar e dar o que cada uma precisa? 

Independentemente de você ter escolhido fazer um jardim vertical de ferro ou madeira, é preciso pensar, primeiro, em espécies que não tenham vasinhos pesados ou que não sejam tão grandes e acabem demandando cuidados especiais. Assim, você mantém o seu suporte com o peso ideal e sem riscos de cair, por exemplo. 

Algumas dicas de plantas para jardim vertical que você pode escolher para o seu cantinho especial são:

  • Espada de São Jorge;
  • Rosa de pedra;
  • Cacto;
  • Begônia;
  • Samambaia;
  • Pau d’água;
  • Orquídeas;
  • Bromélias;
  • Jiboia;
  • Hera.

Uma dica que vai te ajudar em como fazer jardim vertical é misturar diferentes cores e texturas. Com esse mix, você deixa a sua parede ainda mais cheia de vida e com muita personalidade. Acredite: suas visitas vão amar o cantinho verde da sua casa! 

Cuidados com o seu jardim vertical

Além de saber como fazer jardim vertical, é importante você saber a forma correta de cuidar de suas plantinhas e manter a sua parede sempre muito verde e cheia de vida — e bem longe das pragas e doenças. 

É importante você escolher plantas que tenham cuidados semelhantes, como necessidade de exposição ao sol, frequência de regas e afins. Assim, será mais fácil cuidar do jardim e evitar que uma planta acabe sendo “prejudicada” pelas demais. 

Também não deixe de cuidar da nutrição das suas amiguinhas: sempre que necessário, providencie substratos e vitaminas para que elas se mantenham saudáveis e verdinhas. Além disso, atente-se ao local em que elas ficarão expostas para que não sofram com sol ou chuvas intensas. 

jardim vertical
Gostou das dicas de como fazer jardim vertical? Então, não deixe de conferir as outras publicações do blog da Petz! Aqui, você encontra mais conteúdos como este, que deixarão sua casa ainda mais bonita e aconchegante, e suas plantinhas sempre belas e com muita vida. 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog