Como plantar arruda: confira dicas importantes!

Postado por PETZ, em Atualizado em Dec 2, 2021

Dicas
Como plantar arruda: confira dicas importantes!
Tempo de leitura: 3 minutos

A arruda é cercada de crenças e historicamente conhecida pelas diversas propriedades medicinais. Se você está em busca dessas folhas aromáticas, que tal descobrir como plantar arruda em casa e tê-la sempre em mãos?

pá em vaso

Famosa pelos efeitos energéticos e purificadores, a planta já foi utilizada inúmeras vezes em rituais religiosos para diversas finalidades. No entanto, o uso deve ser moderado devido a algumas contraindicações.

Pensando nisso, preparamos este artigo com informações sobre como plantar arruda. Também explicamos a origem, os benefícios e os cuidados que devem ser tomados para o consumo dessa espécie. Confira a seguir.

A origem da arruda

Antes de saber como plantar arruda, que tal conhecer sobre a origem dela? Não é novidade para ninguém que as plantas medicinais sempre foram usadas para a realização de medicamentos, destinados ao tratamento de problemas de saúde, desde a pré-história.

A arruda surgiu no sul da Europa. O nome da planta vem do grego rute, derivado de ruesthai, que significa “salvador”, fazendo referência ao poder curativo. Ela faz parte da família das rutáceas, plantas angiospérmicas, ou seja, com flores.

Como plantar arruda

A arruda deve ser plantada de forma cautelosa. Para fazer o plantio de maneira eficaz, atente-se a alguns fatores importantes. Existem três formas diferentes de como plantar arruda: por semente, estaquia e divisão. Confira cada uma delas a seguir.

Plantio por semente

Para saber como fazer muda de arruda utilizando a semente, separe um recipiente grande o suficiente para comportar a planta e as raízes. Como esse vegetal pode crescer até um metro de altura, um vaso de tamanho médio é suficiente.

Com um solo de calcário bem drenado, espalhe a semente de arruda em covas de até 0,5 cm de profundidade. Como essa planta não é tão exigente, é possível realizar o plantio em terras menos férteis e locais mais ácidos, mesmo que ela se desenvolva melhor em solos alcalinos.

Fazer com que a arruda receba luz solar direta durante seis horas pode ajudar a planta a crescer de forma mais saudável. Assim, será possível notar sinais de germinação após dez dias do plantio.

pessoa segurando planta

Plantio por estaquia

Além do cultivo por meio da semente, saiba que outra maneira eficaz de como plantar arruda é pela estaquia, ou seja, utilizando os galhos da planta. Corte um galho de até 10 cm de um pé de arruda adulto e saudável. Plante-o da mesma maneira explicada anteriormente e regue-o bastante.

Dessa forma, em alguns dias, será possível notar o surgimento de novas raízes no solo e o nascimento da nova planta de arruda, que estará pronta para ser cuidada de maneira adequada.

Plantio por divisão

Com algumas similaridades em relação ao plantio por estaquia, o processo de divisão diferencia-se na maneira como os componentes são transferidos para o solo. Nesse processo, o cultivador deve cortar um ramo que possui raízes próprias, utilizando uma planta adulta e saudável.

Logo após, é só realizar o plantio da mesma forma dos outros dois métodos de como cultivar arruda. Seguindo esses passos, ela estará pronta para a colheita.

Como fazer a colheita da arruda

Agora que você já sabe os tipos de plantio da arruda, é necessário estar atento à colheita adequada da planta. A folha pode causar manchas quando entra em contato com a pele humana, que é exposta ao sol, por isso tome cuidado na hora de cuidar dela.

Ao realizar a colheita das folhas da planta, utilize tesouras adequadas. Além disso, é importante manter as plantas longe do alcance de crianças e animais de estimação.

Benefícios da arruda

A arruda pode ser utilizada em diversos tipos de tratamento, como o de sarna humana, piolho e alguns problemas circulatórios, assim como para fins analgésicos e calmantes.

Porém, a planta medicinal só deve ser utilizada com base em recomendações médicas, pois o profissional saberá indicar as porções consumidas e alertar sobre as possíveis contraindicações.

plantinhas em vasos

Agora que você já sabe como plantar arruda e tem as principais informações sobre essa planta poderosíssima, está na hora de começar o cultivo. Além disso, que tal aproveitar e conhecer outros conteúdos exclusivos da Petz

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *