Plantas

Como plantar maracujá em apartamento: descubra todas as dicas

A planta maracujazeiro, além de nos conceder uma fruta deliciosa, também é usada para finalidades medicinais. Por isso, aprender como plantar maracujá em apartamento será muito útil no dia a dia, além de ter sua própria fruta sem nenhum agrotóxico.

Existem muitas variedades de maracujás, mas o amarelo é o tipo mais comum e encontrado com maior facilidade pelos brasileiros. Essa fruta acaba sendo mais consumida que os outros tipos, tornando-se a mais utilizada para fazer sucos e doces. 

O que é preciso para plantar maracujá?

O primeiro passo de como plantar maracujá em apartamento é obter as sementes. Para isso, basta tirá-las da fruta e lavar. Muito simples, não é mesmo? A principal dica de como plantar semente de maracujá é não regar em excesso, pois o maracujazeiro não gosta de muita umidade.

Outro modo de plantar maracujá é colher um galho de qualquer maracujazeiro que tenha gomos, ao invés de usar sementes. Assim, basta plantar em um vaso e esperar. Diferentemente das sementes, que demoram por volta de 20 dias para crescer, as raízes do galho apareceram em torno de 14 dias. 

Além disso, há opção de como plantar muda de maracujá. Com essa escolha de plantio, o maracujazeiro irá crescer muito mais rápido comparado às outras duas possibilidades. Dessa forma, é preciso colocar a planta em um vaso que só tenha ela, para não ocorrer disputa por água e nutrientes. 

Dicas para o maracujazeiro crescer forte e saudável

Assim como as demais plantas é necessário manter sua terra bem adubada para que o maracujazeiro receba todos os nutrientes que ele precisa. Com isso, ela crescerá e dará bons frutos.

A planta do maracujá não gosta de umidade, por isso, se você for semeá-la em vaso ou qualquer outro recipiente, confira se há furos na parte inferior. Lembre-se de regá-la somente quando necessário.

Outra dica de como plantar maracujá em apartamento é escolher um local na sua casa que receba luz solar na maior parte do dia. O maracujazeiro gosta de clima quente, por isso, quando a estação do inverno chegar, fique sempre de olho na plantinha. Assim, não a deixa muito exposta aos ventos fortes e ao frio.

A última dica de como plantar maracujá em apartamento é sempre ficar atento às pragas e doenças que a plantinha pode ter. O maracujazeiro é mais propenso a contrair pulgões. Eles são insetos pequenos e que se alimentam da seiva da planta, prejudicando o crescimento dela. 

Benefícios do maracujá

Quem nunca ouviu a expressão “tomar um chá ou suco de maracujá para acalmar”? Isso acontece devido a uma substância conhecida como flor do maracujá ou passiflora. Esse elemento funciona como um calmante natural, pois ela age no sistema nervoso central.

Além disso, o maracujazeiro é rico em vitaminas, como a  C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e outros benefícios. Isso também acontece com a vitamina A, famosa por ajudar na saúde dos olhos. 

O maracujá também é uma fruta rica em fibras, ajudando no processo de digestão. Além do mais, ele contém magnésio, ferro, fósforo, cobre e cálcio, que são essenciais para o fortalecimento da estrutura óssea.

A casca da fruta contém em abundância a fibra pectina, que auxilia na redução da taxa de colesterol. Ela também ajuda o alimento a se mover pelo trato digestivo. Com isso, podemos perceber que aprender como plantar maracujá em vaso traz muitos benefícios.

Conheça os diferente tipos de maracujá

O maracujá-amarelo é o mais popular e conhecido pelos brasileiros. Quando falamos da fruta, ele é o primeiro que pensamos, não é mesmo? Ele é um pouco mais azedinho, mas é muito utilizado para fazer bolos, sorvetes, sucos e diversas outras coisas. Para aprender como plantar maracujá, basta seguir as dicas acima.

Outro tipo é o maracujá-doce, essa fruta é mais semeada em outros países da América do Sul. Ele possui um sabor mais adocicado que os demais e com o formato do mamão papaia. 

Quando ouvimos falar em maracujá-roxo, logo temos a impressão de que a casca dele é dessa cor, mas a fruta possui o mesmo tom que os demais tipos. Porém, a diferença é que ele é menos ácido e seu formato é menor que os outros tipos.

Portanto, além de o maracujazeiro dar frutas deliciosas, ele também é muito fácil e prático de cultivar. Gostou de aprender um pouco mais sobre como plantar maracujá em apartamento? Então, venha conferir outros conteúdos como esse no blog da Petz.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Cachorro com olho inchado: conheça os riscos e a importância da atenção veterinária

A saúde ocular dos cães é muito importante para o bem-estar animal. Um cachorro com…

15 horas ago

Instinto felino: gato sabe quando a dona está grávida?

Os amantes dos felinos juram de pés juntos que eles têm um sexto sentido muito…

17 horas ago

Amor sem fronteiras: animais homossexuais existem?

A homossexualidade é observada em muitas espécies além do homem, e há uma variedade de…

2 dias ago

Remédio humano para otite canina: cuidados e recomendações

A inflamação no ouvido dos cães é sempre incômoda e dolorosa. Diante desse sofrimento, o…

2 dias ago

Antibiótico humano para cachorro faz bem ou mal?

Uma verdadeira revolução da medicina, os antibióticos surgiram para combater microrganismos capazes de fazer grandes…

2 dias ago

Doença do gato nos olhos: desmistificando a toxoplasmose ocular

A doença de gato nos olhos é o nome popular para a toxoplasmose ocular, uma…

3 dias ago