Plantas

Como tratar fungo branco nas plantas e o que fazer para preveni-lo

Publicado em 03 de abril de 2024

Tempo de leitura: 5min

Estava cuidando do jardim e notou um pó branco nas folhagens? Quem cultiva plantas em casa, seja em pequenos vasos, seja em grandes jardins, já deve ter passado por alguma situação em que as plantinhas ficaram doentes. Aprender como tratar fungo branco nas plantas ajuda muito nessa situação!

como tratar fungo branco nas plantas

Existem vários tipos de fungos em plantas. Eles podem pertencer a diferentes espécies e ter várias cores. Quando aparecem certas manchas, saliências ou protuberâncias estranhas em folhas, caule, raízes ou até mesmo na terra, pode ser um sinal que fungos estão contaminando o cultivo. Aprenda mais no texto a seguir!

Conheça o oídio, o fungo branco das plantas

O fungo branco nas plantas é chamado de oídio. Ele afeta as folhas e os caules das plantas, mas, em casos mais graves, pode atingir as flores e os frutos. Esse fungo tem o aspecto de um pó branco, como farinha.

Por isso, em algumas plantas naturalmente manchadas de branco, como a sálvia, a identificação pode ser mais difícil. Por ser um pó branco, esse fungo pode ser confundido com sujeira ou poeira e ser removido com um pano seco. Porém, em pouco tempo, ele volta a crescer e a prejudicar as plantinhas.

O oídio é mais comum em algumas verdinhas, como abóboras, pepinos, maçãs, orquídeas, rosas, ervas aromáticas e temperos, mas pode atingir qualquer planta. Assim, independentemente do tipo de verdinha que você tenha em casa, é preciso estar sempre de olho.

Quando o fungo aparece?

Ainda que existam diferentes tipos de fungos nas plantas, a maioria tem algo em comum: gostar do excesso de umidade. Portanto, todas as situações em que a terra e a plantinha ficarem bastante molhadas ou úmidas na maior parte do tempo serão ideais para o crescimento de fungos. Algumas condições para isso são:

  • excesso de irrigação;
  • má drenagem (a terra fica constantemente úmida, principalmente embaixo);
  • estações chuvosas;
  • baixa luminosidade;
  • má qualidade do solo;
  • má ventilação.

Mas o oídio gosta mesmo é de tempo seco e deficiência de enxofre! Então, o que fazer na planta com fungo branco? Mantê-la bem nutrida é essencial para deixá-la longe de doenças. A maior parte das pragas de plantas ocorre por falta de algum macro ou micronutriente.

Por isso, realize adubações de forma rotineira com produtos bem equilibrados, como o Bokashi ou húmus de minhoca a cada três meses, e o NPK 10:10:10 a cada um ou dois meses. Assim, a planta se mantém saudável e pronta para combater esses intrusos!

Como tratar o fungo branco das plantas?

A prevenção é sempre o melhor caminho para evitar o surgimento de pragas na vegetação. No entanto, se notar um pozinho claro no cultivo, é melhor saber como tratar fungo branco nas plantas quanto antes para que ele não se espalhe.

Aprenda como acabar com fungos nas plantas! Especialistas recomendam que sejam aplicados fungicidas próprios para plantas e específicos para o fungo branco, encontrados nas lojas de jardinagem e floricultura. O modo e a frequência de aplicação devem ser seguidos de acordo com o fabricante.

como tratar fungo branco nas plantas3 1

Receitas caseiras para tratar o oídio

Também é possível aprender como tratar fungo branco nas plantas com preparos caseiros. Embora esse método seja mais econômico e acessível, pode não ser tão eficiente quanto os produtos comerciais. Confira alguns:

  • Mistura 1: misture duas partes de água para uma de vinagre ou leite de magnésia;
  • Mistura 2: misture 1 litro de água a 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
  • Mistura 3: misture 1 litro de água com 20 gramas de cavalinha seca ou 40 gramas dela fresca. Ferva a água e depois desligue o fogo. Coloque a cavalinha e espere esfriar.

Independente de qual mistura escolher, borrife as folhas (frente e verso) nos horários mais frescos do dia, pela manhã ou de tardezinha. Faça a aplicação a cada 3 dias. Em torno de 2 semanas a planta estará curada.

É possível prevenir o aparecimento do fungo branco?

E como evitar fungos nas plantas? Para não ter o problema de lidar com o aparecimento do fungo, é possível fazer a prevenção. Primeiro, escolha um local arejado e com boa ventilação para plantar a verdinha. Também selecione um vaso com boa drenagem.

Conheça a sua planta! Pesquise sobre suas necessidades quanto à irrigação (para não regar muito ou pouco) e exposição ao sol. Cultive-a em uma terra boa e, sempre que necessário, utilize adubo e fertilizantes para não ter que lembrar como tratar fungo branco nas plantas.

Os fungicidas comerciais ou caseiros podem ser esporadicamente borrifados como modo de prevenção ao surgimento do fungo. Isso pode ser feito quinzenal ou mensalmente. Fique atento à umidade do ar, afinal, em épocas mais chuvosas, talvez seja necessário pulverizar mais vezes.

Retire folhas e galhos secos para que a planta não perca nutrientes importantes tentando revivê-los. Faça a limpeza geral da planta todas as semanas. Assim, sua plantinha estará forte para combater qualquer praga!

plantas penduradas em suporte

Hoje, você aprendeu diversas maneiras de como tratar fungo branco nas plantas e também como é possível evitá-lo. Com essas dicas e com uma visita nas lojas da Petz, suas plantas ficarão sempre lindas. Confira!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog