Horta vertical: aprenda como montar a sua em casa

Postado por PETZ, em Atualizado em Apr 26, 2021

Dicas
Horta vertical: aprenda como montar a sua em casa
Tempo de leitura: 5 minutos

Já que as cidades se verticalizaram, nada mais justo do que o espaço verde dentro delas seguir o mesmo caminho. Enquanto antigamente ter uma hortinha parecia restrito àqueles que moravam em casas com jardim, hoje em dia, a chamada horta vertical mudou esse conceito.

horta vertical

A horta vertical permite que mais gente tenha acesso a ervas e a outros vegetais sempre fresquinhos, cheirosos e livres de agrotóxicos. Para isso, no entanto, é preciso colocar a mão na massa! Vamos conferir dicas de como montar hoje mesmo sua hortinha em casa!

Escolha do local

Sem dúvida, uma das principais vantagens das hortas verticais é a otimização de espaço. Afinal, com elas, você pode ter um número considerável de hortaliças, sem ocupar algumas superfícies, como bancada da cozinha ou mesmo o parapeito da janela. 

Apesar disso, é importante ficar atento aos cuidados necessários para manter a área verde saudável. Isso porque, em geral, as hortaliças precisam de, no mínimo, quatro horas diárias de sol.

Separe o melhor cantinho

Em apartamentos ensolarados, é possível montar a sua hortinha na sala, na cozinha ou na lavanderia. Se esse não for o caso, prefira colocá-la sempre próxima às janelas ou na varanda. 

Vale lembrar, também, que para um bom suporte de horta vertical é importante ficar atento ao vento. Isso porque muitas hortaliças podem ter suas folhas queimadas ou ressecadas em decorrência dele. 

Materiais para a horta

Independentemente das hortaliças que você deseja cultivar, ter o material para a horta vertical adequado faz diferença. Escolha as peças para trabalhar a terra, fazer podas e, principalmente, drenar a água. É isso que vai garantir a saúde e a longevidade da sua horta. Por isso, veja o que você vai precisar:

Vaso 

Criatividade é palavra-chave quando o assunto é horta nesse formato. Não à toa, é possível encontrar inspirações de hortinhas com vasos que vão desde garrafas pet até vasinhos autoirrigáveis. Seja qual for o recipiente escolhido, verifique se ele tem furinhos no fundo, garantindo a drenagem da água e mantendo as raízes fortes. 

Pá de plantar 

É com ela que você vai mexer a terra, fazer a mistura de adubo e substrato, e plantar as mudas. Na hora de escolher, é importante levar em conta o tamanho do vaso e escolher uma ferramenta proporcional. 

Tesoura de poda

Fazer podas regulares é fundamental para abrir espaço para folhas novas, garantindo plantas mais saudáveis. No caso da horta, o bom é que o resultado da poda pode ir direto para as suas refeições.

Ancinho 

Esta ferramenta com uma espécie de garra — ou dentes — na base, serve tanto para pentear e nivelar o solo após o plantio da semente quanto para remover sujeiras, folhas secas e resíduos da poda. 

Regador 

Essencial para a manutenção das plantas, o regador não poderia ficar de fora dessa lista! Para as hortas, os melhores modelos são aqueles de jato fino, que permitem uma rega mais uniforme e que não compacta a terra.

hortaliças

Preparo do solo

Depois de decidir o local e ter em mãos todos os materiais, é hora de preparar o solo! Idealmente, o substrato para as hortaliças deve ser rico em nutrientes e matéria orgânica

Para quem não tem muita experiência em jardinagem, a boa notícia é que, hoje em dia, existem boas opções de substratos prontos para uso em hortinhas.

 Seja como for, lembre-se que, com o tempo e com a ajuda da irrigação, as plantas absorvem os nutrientes do solo, tornando-o mais pobre. Por isso, se quiser ter uma horta sempre bonita e saudável, é importante realizar a adubação do solo pelo menos uma vez por mês. 

Nesse sentido, é possível utilizar adubos químicos ou orgânicos. Lembrando que também existem adubos próprios para as hortaliças que podem ser opções muito viáveis.

Melhores opções de hortaliças

Impossível falar de qualquer horta, vertical ou horizontal, sem mencionar a escolha das hortaliças, que podem ser eleitas conforme o seu gosto pessoal.

Vale ressaltar que quanto mais você colhe folhas da sua horta, mais bonita ela fica. Portanto, dê sempre preferência para as ervas que você mais usa. A seguir, confira algumas opções e os cuidados com algumas das principais espécies:

  • Hortelã: um clássico dos chás, deve ser plantada preferencialmente no outono ou na primavera, quando as temperaturas são mais amenas. Por conta de suas raízes que crescem muito, o ideal é mantê-la sozinha no vaso e com o solo sempre úmido; 
  • Salsinha: muito presente na comida do dia a dia, pode ser plantada em qualquer época do ano. Seu solo deve ficar úmido, mas nunca encharcado. Na hora de colher, é preciso remover as folhas por inteiro; 
  • Cebolinha: outro clássico da culinária, a cebolinha também é muito resistente. Para que fique saudável, o melhor é manter seu solo sempre úmido, mas ela suporta curtos períodos de seca, assim como variações na temperatura. Ao colher, uma dica é retirar as folhas inteiras pela base; 
  • Alecrim: diferentemente das outras hortaliças listadas até agora, o alecrim prefere solos mais sequinhos e arenosos. Por isso, procure controlar a rega e assegurar que o vaso tenha boa drenagem. Quando for usar, tome cuidado para não retirar mais da metade dos ramos de uma vez; 
  • Manjericão: par perfeito para receitas com tomate, também não gosta de solo muito úmido, devendo ser regado somente quando a parte superior do solo estiver seca. Além disso, é preciso tomar cuidado especial com a poda, lembrando de sempre cortar as flores para evitar que a planta perca seu aroma e vigor.

horta vertical de garrafa pet

Como dito antes, para todas as hortaliças, é fundamental fazer a adubação do solo ao menos uma vez por mês. Confira na Petz todas as opções de adubo pronto que deixarão sua horta vertical ainda mais bonita e saborosa. Acompanhe também o blog para ler nossas dicas!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *