4 dicas para ter uma horta orgânica perfeita

Postado por PETZ, em Atualizado em Sep 9, 2021

Curiosidades
4 dicas para ter uma horta orgânica perfeita
Tempo de leitura: 6 minutos

Não vá pensando que ter vegetais em casa é uma exclusividade de fazendas e chácaras. Com algumas técnicas rápidas, é possível ter uma horta orgânica até em espaços pequenos!

hortinha na janela

Assim, além de ter alimentos de alta qualidade nutricional no seu prato, você deixa seu jardim ainda mais belo. Se interessou? Continue lendo e aprenda quatro dicas de como montar uma horta orgânica sustentável!

1. Escolha o local ideal para sua horta orgânica

A horta não tem preconceitos e se encaixa em qualquer lar! No entanto, precisamos escolher um local com boas condições para o crescimento dos vegetais. Especialistas indicam que, para ter um projeto de horta orgânica em casa, é necessário que as plantinhas recebam sol direto por, no mínimo, seis horas por dia.

Isso porque, diferentemente de outras plantas, os vegetais de uma horta necessitam de sol, e não de luminosidade. O calor também terá um papel fundamental no desenvolvimento de seus próximos alimentos.

Outro ponto importante é a ventilação. Por isso, escolha um local em que as plantas recebam sol e vento em abundância. Aproveite para analisar o espaço disponível e se prepare para o próximo passo.

2. Pense nas plantas que deseja

A horta orgânica pode até ser democrática, mas você dificilmente conseguirá cuidar de um pé de maracujá na varanda do seu quarto, não é mesmo? Por isso, uma vez que já tenha decidido onde suas plantinhas vão viver, é hora de escolher o que plantar na horta.

Além disso, é preciso levar em consideração o espaço. Tente pensar nas coisas que você consome com frequência. Essa pode ser uma boa chance para, talvez, modificar seus hábitos alimentares. A seguir, veja algumas dicas de vegetais populares para a horta orgânica.

Hortaliças condimentares 

Temperos como manjericão, alecrim, tomilho e cebolinha são muito versáteis e se dão bem em diversos espaços! Se você tem uma cozinha iluminada e bem ventilada, eles são uma ótima pedida.

O alho e a cebola, preferidos da culinária brasileira, também podem ser boas opções para aqueles que desejam saber como fazer horta orgânica em espaços pequenos!

Hortaliças folhosas 

Alface, rúcula, agrião, couve, chicória… Hortaliça folhosa é aquele tipo de alimento que não pode faltar em uma boa salada! Por sorte, esses tipos também são de fácil trato e se dão bem em vasos médios e grandes.

Se você for plantar no quintal da sua casa, melhor ainda. Não vai faltar salada em sua mesa! Além disso, você terá uma alimentação mais saudável e estará longe de agrotóxicos.

Hortaliças tuberosas

Batata, batata-doce, cenoura, beterraba… Esses são aqueles legumes que se adaptam bem a uma horta orgânica suspensa, no jardim, etc. Para as casas sem jardim, a boa notícia é que os tubérculos podem ser plantados em vasos grandes e amplos. Eles também crescem muito bem diretamente na terra.

Hortaliças de frutos

Abobrinha, pepino, chuchu, tomate e outras delícias. Legumes deliciosos que vão enriquecer sua dieta. Precisam de um espaço maior e não se adaptam a vasos, devendo ser plantados diretamente na terra, apenas. Agora, depois de decidir seus vegetais, é hora de preparar o lar de suas plantas com carinho!

verduras tirada da horta

3. Principais cuidados com a horta orgânica

Ter uma horta orgânica pode ser o sonho de muitos. Afinal, quem não gosta de uma deliciosa salada feita com legumes frescos, colhidos na hora? Além de ser uma fonte de alimentos saudáveis, cuidar de uma horta é um ótimo hobby.

Não é segredo que o solo é uma parte muito importante na jardinagem, certo? Bom, com a horta não é diferente. Um solo fofo e rico em nutrientes deixará seus vegetais saudáveis e saborosos!

Para caprichar na hora de preparar e cuidar do solo, uma das principais dicas é utilizar adubos originados de itens naturais, como cascas e restos de vegetais. Você verá como as hortaliças e legumes crescerão mais saudáveis.

Dois clássicos da cozinha que podem auxiliar na hora da jardinagem são a casca de ovo e a borra de café. Para utilizá-los na jardinagem, é só seguir uma preparação simples:

  • casca de ovo: lave bem as cascas para retirar os restos de ovo e deixe secar na sombra. Quando estiverem bem secas, bata tudo no liquidificador até fazer uma farinha. É um adubo rico em cálcio, potássio e magnésio;
  • borra de café: diferentemente da casca de ovo, a borra de café mofa rapidamente, e o ideal é utilizá-la de imediato. Assim que esfriar, retire uma pequena quantidade e aplique diretamente na terra. Utilize uma colher pequena para os vasos. Se aplicar no jardim, utilize a proporção de uma parte de borra para cada 20 partes de terra.

Por falar nisso, outra boa opção é o húmus de minhoca, uma terra cheia de nutrientes que as plantinhas adoram. Se está buscando adubos orgânicos, mas não sabe como prepará-los, saiba que os adubos já prontos vendidos em casa especializadas são uma ótima opção.

Para usar esses adubos, basta aplicá-los diretamente na terra, de acordo com a orientação do rótulo, e esperar a hora da colheita. Agora que você já aprendeu como plantar uma horta orgânica, confira os próximos passos!

4. Controle diário é essencial para sua horta orgânica

Agora que o solo já está pronto, é só plantar e esperar as plantas crescerem, correto? Bom, essa tarefa não se encerra ao plantar. Isso porque o cuidado diário com sua plantação também é importante!

Uma das partes mais delicadas desse processo é o controle de pragas e insetos. Por isso, é necessário conhecer alguns métodos para manter esses visitantes desagradáveis bem longe de sua horta. Alguns inseticidas caseiros são bons aliados na hora de controlar as pragas:

  • alho: quem diria que o alho, além de um ótimo tempero, ainda ajudaria a manter os insetos longe? Para isso, bata 10 dentes de alho em meio litro de água. Deixe essa mistura descansar 24h e depois dilua em mais 3 litros de água. O cheiro forte vai afastar insetos como pulgões e cochonilhas. Basta pulverizar diretamente nas folhas;
  • pimenta: outro inseticida que parte diretamente da feira para seu jardim. Bata de 8 a 10 pimentas em meio litro de água. Deixe a mistura descansar por 12h. Enfim, filtre o líquido e dilua o restante em mais 250 ml de água e pronto! Pulverize diretamente nas folhas, de preferência durante à noite.

Portanto, se você enfrentar um problema de pragas, em lojas especializadas é possível encontrar diversas opções de inseticidas orgânicos, prontos para serem utilizados.

Esperamos que você tenha gostado das opções rápidas e práticas para ter sua horta em apartamento ou em qualquer outro ambiente, além das dicas de cuidados essenciais que vão deixá-la sempre saudável e sem agrotóxicos. Bom, tudo pronto para começar a aproveitar sua hortinha e seus benefícios?

mulher cuidando de horta interna

Para te ajudar a deixar sua horta sempre bem bonita e cheia de frutos, procure a Petz mais próxima e confira a nossa variedade de materiais para jardinagem! Temos produtos essenciais para os iniciantes. Venha conferir!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *