Curiosidades

Horta orgânica: dicas para fazer a sua

Publicado em 18 de abril de 2022

Tempo de leitura: 5min

Com a popularidade do tema ambiental, aumentou o interesse entre as pessoas em cultivar uma horta orgânica. A boa notícia é que é possível plantar temperos, legumes e verduras por conta própria, mesmo em espaços pequenos. Felizmente, plantar vegetais em casa não é mais uma exclusividade de fazendas e chácaras.

hortinha na janela

Basta seguir algumas técnicas específicas para otimizar o espaço e garantir verduras fresquinhas, nutritivas e deliciosas, além de livres de pesticidas e agrotóxicos. Continue lendo e confira todas as dicas para começar uma horta orgânica em casa.

Vantagens da horta orgânica

Quando surge a ideia de iniciar um projeto de horta orgânica, muita gente tem o objetivo de aproveitar os benefícios de consumir alimentos naturais e livres de influências artificiais durante o plantio. 

Confira três das principais vantagens da horta orgânica:

  • gera benefícios para o meio ambiente, já que estimula o cultivo sem agredir a natureza com pesticidas, agrotóxicos e fertilizantes artificiais;
  • é uma forma de adicionar alimentos nutritivos, coloridos e frescos ao prato, melhorando a alimentação e a qualidade de vida no dia a dia;
  • é um ótimo hobby para quem gosta de jardinagem.

Como fazer horta orgânica: passo a passo

Para aprender como fazer horta orgânica, é preciso considerar algumas etapas. Por isso, é importante pesquisar bastante e tirar todas as dúvidas antes de começar. A seguir, você confere o passo a passo. 

Escolha o lugar ideal para a sua horta orgânica

Uma coisa é fato: a horta se encaixa em quase qualquer lar! O único requisito é escolher um local com boas condições para o crescimento dos vegetais. Especialistas indicam que, para ter uma horta orgânica em casa, é necessário que as plantinhas recebam sol direto por, no mínimo, seis horas por dia.

Diferentemente de outras plantas, os vegetais de uma horta necessitam de sol, não de luminosidade. O calor também tem um papel fundamental no desenvolvimento dos alimentos.

Outro ponto importante é a ventilação. Por isso, escolha um lugar em que as plantas recebam vento em abundância. Aproveite para analisar o espaço disponível e prepare-se para o próximo passo.

verduras tirada da horta

Prepare a terra para receber a horta orgânica

Para fazer a plantação de horta da forma correta, é essencial preparar a terra adequadamente. Isso porque o solo é um fator fundamental para fazer as plantas crescerem e se desenvolverem. Sendo assim, a dica é deixar o solo bem aerado e fofo para as raízes absorverem melhor os nutrientes.

Para caprichar na hora de preparar e cuidar do solo, escolha um adubo natural de qualidade. Dois clássicos da cozinha que podem auxiliar na hora da jardinagem são a casca de ovo e a borra de café, ricos em sais minerais. Por falar nisso, outra boa opção é o húmus de minhoca, uma terra que as plantinhas adoram. 

Se você está buscando adubos orgânicos, mas não sabe como os preparar, aqueles já prontos, vendidos em casas especializadas, são ótimas opções. Basta aplicá-los diretamente na terra, de acordo com a orientação do rótulo, e esperar a hora da colheita. 

Escolha as plantas que quer ter na sua horta orgânica

A horta orgânica pode até ser democrática, mas dificilmente você  conseguirá cuidar de um pé de maracujá na varanda do seu quarto, não é mesmo? Por isso, uma vez que já tenha decidido onde as suas plantinhas viverão, é hora de escolher o que plantar na horta.

Tente pensar nas coisas que você consome com frequência. Essa pode ser uma boa chance para, talvez, modificar os seus hábitos alimentares. A seguir, veja algumas dicas de vegetais populares para a horta:

  • hortaliças condimentares: manjericão, alecrim, tomilho, cebolinha, alho e cebola são versáteis e se adaptam bem a diversos ambientes;
  • hortaliças folhosas: alface, rúcula, agrião, couve e chicória são alguns exemplos. Essas verduras não podem faltar em uma alimentação saudável e variada! Por sorte, são de fácil trato e podem ser plantadas em horta no vaso. Opte por recipientes médios e grandes;
  • hortaliças tuberosas: batata, batata-doce, beterraba e cenoura, por exemplo, são legumes deliciosos, que crescem bem tanto em vasos quanto diretamente na terra;
  • hortaliças de frutos: abobrinha, pepino, chuchu e tomate. Essas plantas devem ser cultivadas diretamente na terra porque não se adaptam bem ao plantio em vasos.

Cuide diariamente da sua horta orgânica

Agora que o solo já está pronto, é só plantar e esperar os vegetais crescerem. Porém, o trabalho não se encerra com o plantio, afinal o cuidado diário com a plantação também é importante!

Uma das partes mais delicadas desse processo é o controle de pragas e insetos. Por isso, é necessário conhecer alguns métodos para manter esses visitantes desagradáveis bem longe da sua horta. 

Alguns inseticidas caseiros, como alho e pimenta, são bons aliados na hora de controlar as pragas. Porém, se você estiver enfrentando um problema maior e queira comprar um inseticida rapidamente, em lojas especializadas, é possível encontrar diversas opções orgânicas, prontas para serem utilizadas.

mulher cuidando de horta interna

Tudo pronto para aproveitar a sua hortinha e os benefícios dela? Para deixá-la sempre bem bonita e cheia de frutos, acesse a loja on-line da Petz e confira a nossa variedade de materiais para jardinagem!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog